Setembro Amarelo: a importância de cuidar de quem se ama!

Setembro Amarelo: a importância de cuidar de quem se ama!

Você conhece a história por trás da campanha do Setembro Amarelo?

Tudo começou em 1994 quando o Jovem Mike, que por sofrer com depressão, infelizmente cometeu suicídio. Mike que tinha na época um Ford Mustang Amarelo e adorava a cor, foi homenageado por seus colegas, pais e toda a comunidade em que vivia. 

Para homenageá-lo, as pessoas apareciam em seu funeral com roupas, flores e fitinhas nos cabelos e nas roupas de cor amarela.

Como uma forma de apoio à população, os pais imprimiram cartões e puseram fitinhas amarelas com mensagens de apoio e carinho. Ao longo das semanas eles receberam várias ligações com depoimentos de pessoas que foram impactadas positivamente pelas mensagens dos cartões.

Foi com esse mesmo desejo dos pais do Mike de cuidar e prevenir, que no Brasil desde 2015 existe um mês voltado a prevenção ao suicídio.

Segundo a OMS, o suicídio vitima cerca de 14 mil pessoas por ano no Brasil. Nós entendemos que apesar de ser um assunto delicado precisamos conversar.

Nem sempre estamos bem, e isso é normal! 

Às vezes tudo o que precisamos é parar um pouquinho, respirar, e depois recomeçar.

Encante-se com a sua beleza a cada dia, busque fazer aquilo que te faz bem, ouse, cante, dance, faça amigos, e nunca deixe de se aceitar. O autocuidado é sempre o primeiro passo para manter a autoestima lá em cima, e ame, ame bastante!

Esteja sempre atento ao redor, tente entender os sinais das pessoas que estão à sua volta, escute, acolha, procure ajuda e fique atento aos sinais que segundo o Ministério da Saúde são:

  • Mudanças na rotina do sono (insônia ou alteração de horários para dormir e acordar);
  • Isolamento da família e do contato social de forma repentina;
  • Comentários como “eu prefiro morrer do que passar por isso”;
  • Uso de roupas de mangas longas, mesmo quando está calor, comportamento que pode indicar marcas de automutilação nos braços ou antebraços;
  • Diminuição do rendimento escolar.

Abordar o tema requer empatia, compreensão e compromisso em oferecer apoio, saiba que sempre terá alguém disposto a nos ouvir. Não hesite em pedir ajuda! 

Bora criar um mundo onde cada um sinta esperança, apoio e amor ao seu redor.

Seja amor, espalhe amor, viva o amor!

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *