Guia do autocuidado: 9 rituais simples para fazer em casa

Olhar para si com cuidado e afeto costuma ser um desafio. Principalmente quando a rotina aperta e as tarefas diárias tentam nos engolir, se torna ainda mais difícil despendermos um tempo só para o nosso autocuidado.

Acontece que chega uma hora em que o corpo fala e cobra todas as vezes que não o priorizamos e cuidamos dele com carinho.

Cuidar da gente pode ser um desafio neste cenário, mas a verdade é que só atingiremos o bem-estar físico e emocional se escolhermos adotar boas práticas e bons hábitos.

Sim. Autocuidado é uma escolha que pode começar na sua casa mesmo. Conheça 9 rituais pra já dar start à mudança.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitum.oficial)

Autocuidado na prática

Neste guia, separamos alguns rituais bem legais, íntimos e importantes para que possa cuidar melhor de você. Eles cuidam com carinho da sua saúde e mente.

Pode ser que nem todas se encaixem bem à sua realidade e gostos. Mas com certeza encontrará aqueles que dão match.

Ritual 1

Faça do seu banho um momento especial todos os dias. Sintonize na sua playlist favorita, coloque uma vela aromatizadora, uma luz ambiente e só deixe a água cair.

Ritual 2

Pelo menos 1x por semana será a vez de eliminar as impurezas da pele e do cabelo. Para a pele, aquele seu esfoliante preferido vai massagear, retirar o que ela não precisa absorver e ainda vai hidratar. Para o cabelo, aquele shampoo detox para limpar de maneira profunda sem retirar nutrientes importantes, será show. Aposte no Help-Pró Crescimento.

Ritual 3

Um ritual de autocuidado que também pode te deixar muito relaxada e entregue ao momento é amarrar vários ramos de ervas cheirosas (como hortelã e alecrim) dentro do box do chuveiro. Com a ajuda do vapor, aquele cheirinho vai subindo e te fazendo ficar em outra dimensão. 

Ritual 4

Ainda aproveitando o clima gostosinho que está no banheiro, aproveita para ficar mais um tempo com você. Sente-se e pegue um creme hidratante potente. Comece hidratando e massageando seu corpo da cabeça aos pés. Não, o momento de hidratar a pele não pode passar desapercebido. É hora de nutrir a pele e ainda relaxar. Aposte em um hidrante corporal com o gostinho de Minas Gerais.

Ritual 5

Se quiser ter dias mais tranquilos, os primeiros minutos não podem ser turbulentos. O ritual de acordar alguns minutinhos mais cedo do que o habitual é simplesmente sensacional. Tomar um cafezinho tranquila, escutando uma música ou lendo algumas páginas de um bom livro, faz diferença.

Ritual 6

Sabe aquele hobby que sempre esteve aí dentro de você? Então! Chegou a hora de torná-lo um hábito. Prometa a si mesma que vai tirar um tempinho da sua semana para o seu hobby: ou para se planejar ou para iniciá-lo. Chega de deixar para depois o que engrandece nossa sanidade mental!

via GIPHY

Ritual 7

Tem um ritual de autocuidado muuuito importante, mas muito negligenciado: respeito ao sono. Para ter uma noite de sono de respeito e realmente de descanso, é mais do que necessário que você vá desacelerando um tempo antes de dormir de fato. Vá diminuindo as luzes da casa, o contato com a tela do celular, conversas com pessoas que te deixam ansiosa e alimentos pesados. Neste momento, coloque tudo aquilo que te acalma: seja uma passagem nos pés, lavagem no rosto, músicas, velas…

Ritual 8

O momento de hidratar o cabelo não é só o momento de hidratar o cabelo. É o momento de massagear o couro cabeludo e se entregar àquele momento também, mulher. 10 minutinhos de massagem com a ponta dos dedos já tornam seu dia muito mais leve.

Ritual 9

É preciso entender que você não precisa de muito. Só precisa organizar o ambiente e o tempo para poder se priorizar mais. 10 minutos só para você é autocuidado. 3 horas também. Neste momento o tempo não importa porque vamos aumentando depois. O que você precisa mesmo é entender que o momento precisa ser pra você e com você.

via GIPHY

“Mas como eu faço morando com outras pessoas? É tão difícil não ter ninguém chamando por mim…”.

Se você se faz esta pergunta, aqui vai a resposta: faça as pessoas entenderem e conhecerem o seu ritual. Quando mais você fizer, mais elas vão te respeitar. Uma fechadinha na porta do banheiro para que ninguém entre, já resolve muitos problemas.

Aceite ter um momento digno com você e com a sua saúde. Após este guia, você percebeu que autocuidado não se resume à hidratar a pele, né? Vai muito além disso e só depende de você.

Aceita vir com a gente no movimento #AutocuidadoÉUmAtodeAmor?

Garanta os produtos queridinhos e vamos lá. Clique aqui para acessar a nossa loja.

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *