Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Já ouviu a expressão “Meu cabelo dói”? Essa reclamação é muito mais comum que você imagina. Na verdade, trata-se de uma sensibilidade no couro cabeludo, que pode ocorrer por um motivo simples: a tração em penteados muito apertados, onde reduzir a tração ou eliminá-la já resolve. Mas também pode indicar uma condição mais grave que fragilizou ou está fragilizando o couro cabeludo.

Possíveis causas que fazem o “cabelo doer”:

Procedimentos químicos

A maior parte dos procedimentos químicos, quando são tomados os devidos cuidados necessários, indicados pelo fabricante, são seguros. Mas quando ocorre contato do produto químico com o couro cabeludo, pode levar a um quadro de irritação e descamação que o levam á sensibilidade.

Color Line: Coloração permanente

Oleosidade excessiva

Já teve ou ouviu falar em espinhas na cabeça? Elas são mais comuns nos cabelos oleosos, é quando algum folículo capilar está entupido, a causa pode ser acúmulo de sebo, de produtos capilares não removidos com a lavagem ou células mortas que ficaram presas. Este quadro inflamatório causa sensibilidade e dor no couro cabeludo.

Ressecamento excessivo

O ressecamento excessivo também pode desencadear o quadro de sensibilidade e dor, já que ele pode desencadear um processo de descamação que deixará o couro cabeludo fragilizado.

Caspa

A ocorrência da caspa geralmente está associada a um quadro de coceira, irritabilidade e escamação do couro cabeludo que causa sensibilidade. Além disso, a caspa torna o ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Como tratar o couro cabeludo sensível

O Couro cabeludo que sofreu irritabilidade devido a procedimentos químicos ou que é naturalmente ressecado deve ser higienizado com um shampoo suave e hidratante, que irá limpar de forma delicada e amenizará o quadro de ressecamento.

A Linha CTI Pré e Pós-química traz um shampoo com estas características sendo o seu uso, nestes casos, indicado.

Linha CTI

Para couros cabeludos sensíveis, com casos recorrentes de inflamação ou com excesso de oleosidade, o shampoo Help Pró-crescimento é um poderoso aliado. Ele pode ser considerado um shampoo terapêutico, trazendo dentre seus ativos a Raiz Forte, um composto de 7 Ervas  poderosas (Arnica, Alecrim, Camomila, Castanha da Índia, Confrei, Jaborandi e Quina) e Menta Piperita, que juntos descongestionam e acalmam o couro cabeludo, além de fixar proteínas, estimular a produção de novas células e proteger os tecidos.

Shampoo Help Pró-crescimento

Para tratamento da caspa e dos sintomas associados, que levam a sensibilidade, o Shampoo Socorro Anticaspa traz em sua composição o Piritionato de zinco que apresenta ação citotóxica (tóxico para célula fúngica) contra o fungo Malassezia, associado à presença da caspa. A ação do Piritionado de zinco, aliado ao carvão vegetal e a clorofila também previnem a descamação, controlam a oleosidade e eliminam a coceira.

Shampoo Socorro Anticaspa

No caso de persistência do desconforto, procure um dermatologista que será capaz de identificar e tratar particularidades que estejam levando o couro cabeludo ao quadro de sensibilidade.

Gostou do conteúdo? Então já compartilha e ajude outras pessoas.

Continue no nosso Blog e saiba mais sobre saúde capilar.

Leia: CASPA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *