Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

A queda capilar é algo normal: o fio completa o seu ciclo de vida, desprende e um novo fio nasce no lugar. Mas a queda acentuada é um problema e pode ser um grande golpe na autoestima. É quando surge o medo de ficar careca. A verdade é que muitos são os motivos que podem levar à queda capilar:

  • Doenças endócrinas,
  • Estresse emocional;
  • Deficiência de ferro e vitaminas; 
  • Doenças autoimunes;
  • Predisposição genética etc.

Analisando os possíveis motivos citados, o primeiro passo a ser dado é cuidar bem da saúde, para evitar doenças e deficiências nutricionais, e da mente, para fugir do estresse emocional.

Constatada uma deficiência nutricional, poderá o profissional de saúde indicar uma dieta específica e até mesmo a ingestão de suplementos vitamínicos. 

No caso da alopecia androgenética, a famosa calvície, e diante de outras causas médicas de queda acentuada, o médico poderá indicar ainda o uso de medicamentos para combater a queda e estimular o crescimento capilar, mas é importante lembrar que todo medicamento tem seus efeitos colaterais que devem ser levados em consideração antes da decisão pelo uso. 

Com os constantes avanços tecnológicos na área cosmética, essa também tem se destacado no tratamento da queda capilar acentuada com produtos capazes de agir de fora para dentro, combatendo a queda. É o caso do revolucionário Tônico Pró, da linha Socorro, da Clorofitum.

Tônico Pró crescimento

O Tônico Pró é um cosmético terapêutico que combate a queda capilar e estimula o crescimento. Ele nutre o couro cabeludo, repõe vitaminas, fixa proteínas e ativa a circulação. A vantagem maior do produto é que não existe contraindicação e nem efeito colateral, o que ocorre com os medicamentos. Sua eficácia foi amplamente testada e os resultados podem ser observados a partir do segundo mês de uso contínuo, é o que nos mostra a imagem abaixo:

Quando a genética fala mais alto e nenhum dos tratamentos citados anteriormente são suficientes para afastar a calvice, o transplante capilar é uma possibilidade que pode ser analisada junto ao profissional da área.

Vamos então, entender como funciona o transplante capilar … 

A técnica começou a ser desenvolvida por um médico japonês por volta de 1930 para reconstrução de áreas atingidas por queimaduras nos feridos de guerra e evoluiu muito ao longo do tempo. Hoje duas técnicas de transplante são muito difundidas: a FUT e a FUE.

Na FUT (Transplante de Unidade Folicular) uma faixa de tecido contendo folículos capilares é movida da região doadora para a região receptora, geralmente da lateral da cabeça ou da parte de trás. Nesta técnica implanta vários folículos de uma só vez. A recuperação é mais lenta comparada com a técnica FUE e deixa uma cicatriz linear na região doadora.

Na FUE (Extração de Unidade Folicular) os folículos são extraídos de forma individual e transplantado para a região receptora. O procedimento é bem mais demorado, no entanto, a técnica é bem menos invasiva, não ficando cicatriz visível na região doadora.

Apesar da calvície ser o motivo principal que leva homens e mulheres a decidirem pelo transplante, ele também é indicado para casos de alopecia de tração  (nome que se dá à queda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada, observada em tranças afro), nos casos de cicatrizes no couro cabeludo e queimaduras. 

Pode ser feito também o transplante de barba e transplante de sobrancelha para correção de falhas.

Leia também: Crescimento Capilar: descubra o segredo!

You May Also Like

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

As cores de setembro permanecerão

Setembro Amarelo: a importância de cuidar de quem se ama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *