Gravidez, cabelos mais bonitos e reflexões sobre essa fase

Sabe aquele efeito de cabelo crescendo rápido, forte e brilhoso que você busca por meio de cuidados rotineiros? Este é o combo da gravidez!

Isso mesmo! Além da experiência de carregar um serzinho iluminado dentro de suas barrigas, as mamães também vivem a fase (e o privilégio) de cabelos mais bonitos e reluzentes.

É justamente o desequilíbrio hormonal e as alterações emocionais, causadores das cólicas, sensibilidades e náuseas, que garantem vitalidade aos fios.

Vamos bater um papo sobre este assunto? Te contamos tudo neste artigo!

O que acontece com os fios durante a gravidez?

Normalmente, 40 semanas é o período que marca o início e o fim de uma gestação. Este é o tempo que o corpo pede para se adaptar e gerar uma vida, e que a mente aproveita para controlar a ansiedade, escolher um bom nome e deixar tudo prontinho para a chegada do bebê.

Geralmente, quando a mulher engravida, ela se vê diante a alterações hormonais e instabilidades emocionais. E falamos geralmente porque a intensidade das consequências varia de corpo para corpo, certo?

Mas garantimos que as gravidinhas têm outros inúmeros motivos aparentes para uma gestação feliz!

Pensa só: o corpo agora passa a ser morada para mais um ser humano – que também precisa ser bem cuidado e nutrido. Então, para que o corpo possa trabalhar por dois e não esgotar suas funções, precisa de um metabolismo mais acelerado.

Está aí a primeira grande felicidade das grávidas e dos salões de beleza: cabelos crescendo em ritmo acelerado e as mulheres investindo mais em cortes que combinem com o momento lindo e cheio de vida que vivem.

Além disso, com o aumento da circulação sanguínea e com os hormônios da progesterona e do estrogênio atingindo altas incidências sobre o corpo, os fios ficam mais fortes, mais volumosos e mais brilhosos.

Vamos te contar uma curiosidade em off: sabe qual é o segredo do estrogênio? Ele é tão poderoso que, durante todo o período da gravidez, mantém os fios somente na fase anágena (período marcado pelo crescimento).

Está explicado, né? 😊

Cuidados com os fios das (quase) mamães

Às mamães acostumadas a utilizar produtos com muita química, como formol e guanidina, e cheiro forte, recomendamos que deem uma pausa durante todo o período gestacional. Ao se juntarem às alterações hormonais, estas substâncias podem causar prejuízos à saúde do bebê e potencializar alergias na pele da mulher.

Portanto, as colorações, relaxantes e alisamentos devem dar uma pausa. É aí que entram os produtos que fazem a manutenção da cor e diminuem os fios brancos sem fazer o uso de qualquer substância tóxica. Eles são tudo de bom 😊 

O mais importante é que sejam produtos que não entrem em contato direto com o couro cabeludo, para que não atinjam a corrente sanguínea e, consequentemente, venham a interferir no feto ou na amamentação. 

Confira as dicas

Diante às diversas transformações, precisamos manter os cuidados para que, após os hormônios se acalmarem, o choque não seja grande. Dê uma espiadinha nas dicas:

  1. Não é por que ele está maravilhoso e crescendo rápido que você irá abandonar o seu cabelo, né? Ele precisa de você para se manter assim! Portanto, se você é uma leitora assídua aqui do blog da Clorofitum Cosméticos, sabe que um cronograma capilar seguido direitinho faz toda a diferença.
  2. Com os cabelos mais volumosos, a atenção com a higienização dos fios e do couro cabeludo deve ser redobrada. Com as transformações hormonais, escolha o shampoo que mais combine com as características do seu cabelo nessa fase.
  3. Mantenha a hidratação em dia! As máscaras capilares são as grandes aliadas em todo o processo justamente por dispensarem ativos químicos perigosos. Elas penetram na fibra capilar do cabelo e promovem hidratação, reconstrução ou nutrição (depende da necessidade aparente dos fios).
  4. Cuidado com os secadores e chapinhas! Com as oscilações hormonais, é normal que o cabelo apresente períodos mais secos ou mais oleosos. Principalmente nos mais secos, o jato de ar quente pode potencializar o ressecamento e a quebra.
  5. O estilo de vida e a alimentação balanceada das mamães é essencial para trazer um maior equilíbrio e nutrição ao corpo e, consequentemente, à aparência das madeixas.

Tudo bem com o bebê e com a mãe? Então já podemos falar sobre o período pós-parto

Este é o momento em que o corpo vira e fala: “cansei”. Ele trabalhou intensamente e arduamente por 9 meses. Agora, com o bebê saudável e crescendo, ele volta ao ritmo menos acelerado e diminui as taxas hormonais da mulher.

Após o nascimento, o corpo da mãe diminui as taxas de hormônio e novas transformações surgem. O estrogênio, que causa o crescimento acelerado dos fios, cai drasticamente e dá espaço para que o ciclo de vida do cabelo avance para as fases de estabilização e queda.

É neste momento que as mamães costumam se assustar muito! Dos 100 a 120 fios usuais que caiam por dia, algumas mulheres podem perder cerca de 500.

Para acalmar o coração, saiba que essa queda tende a acontecer naturalmente, porque o cabelo cresceu muito durante meses e agora precisa dar espaço aos novos fios que apontam no couro cabeludo. Além disso, o nível de estresse e noites em claro também podem contribuir para a queda.

Mas é tudo temporário!

Para amenizar os impactos, separamos algumas dicas especiais:

  • Tenha calma e jamais deixe o cronograma capilar de lado;
  • A alimentação rica em proteína e em nutrientes que fornecem vitaminas importantes para o corpo é essencial. Carne, leite, ovos e castanhas são alguns dos exemplos;
  • Dê o respiro que o cabelo precisa. Deixe a química de lado por mais um tempo, ok?
  • Não lave os fios diariamente. Isto ajudará na desaceleração da queda;
  • Sempre que for aplicar máscara de tratamento, massageie bastante o couro cabeludo para ativar os nutrientes e o crescimento saudável;
  • Cuide da sua mente. Quais são as atividades que aliviam o seu estresse?

Viu só? Não tem fórmula mágica! A fase da gravidez é linda e cheia de novidades. Não há problema algum em ter dúvidas em como proceder com os cuidados que o corpo precisa, ok?

Não se esqueça que estamos com você! Que tal nos dizer o que achou do artigo nos comentários abaixo ou entrar em contato conosco para descobrirmos juntas os produtos ideais para os seus fios?

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *