Hoje vamos falar das mãos!
Abordaremos dois temas a elas relacionados: a importância do ato de higienizá-las e do ressecamento das mãos, um problema clínico recorrente.
Primeiramente abordaremos a importância da higienização das mãos – um hábito básico que tem impacto significativo na qualidade de vida. A importância de sua assepsia foi muito reforçada durante a pandemia do coronavírus, e não pode ser esquecida após o controle do surto.
Sabemos que as mãos são um meio de propagação de muitas doenças, além da Covid-19, como os resfriados, herpes, conjuntivite e diarreia. Ao tocar em algo contaminado e não higienizar as mãos, disseminamos vírus e bactérias no ambiente e diretamente a outras pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair estas doenças.
Sendo assim, podemos afirmar que somos todos responsáveis pela saúde da coletividade, sendo a higienização das mãos um ato de amor.
Mas como higienizar as mãos corretamente?
A pandemia popularizou o uso do álcool em gel 70%, mas não podemos esquecer que a higienização das mãos com a lavagem adequada usando água e sabão antisséptico é uma das principais formas de combater a disseminação de doenças.
O álcool em gel 70° deve ser usado em todos os casos onde não é possível a lavagem correta das mãos, principalmente em ambientes coletivos, como supermercados, bancos, templos.
Em segundo lugar, vamos abordar a saúde das mãos que vai além do ato de assepsia, abordaremos um tema clínico recorrente nos consultórios dermatológicos que é o ressecamento das mãos. Ressecamento que em muitos casos levam a pele a um aspecto vermelho, com descamação e até rachaduras o que gera um enorme desconforto. O clima mais frio e a baixa umidade agravam a ocorrência do ressecamento.
Mas como prevenir o ressecamento?
Algumas dicas simples podem prevenir o ressecamento das mãos, dentre elas:
· Usar luvas nas tarefas domésticas evitando o contato direto das mãos com o detergente e outros produtos de limpeza;
· Saiba que sabonete não é tudo igual, escolha fórmulas suaves e hidratantes que contribuam com a hidratação natural da pele;
· Utilize hidratante nas mãos sempre que possível após a assepsia, principalmente com álcool em gel.
A hidratação é fundamental para preservar a saúde de nossa pele, por isso a Clorofitum Cosméticos traz fórmulas que garantem a assepsia sem abrir mão de agentes hidratantes que previnem o ressecamento.
O álcool em gel 70% da Clorofitum, além da sanitização, contém extrato de clorofila e glicerina vegetal que não ressecam a pele.
Os sabonetes líquidos Clorofitum contém substâncias como o extrato de clorofila e glicerina vegetal que não ressecam a pele, não comprometem as barreiras de proteção e ainda hidratam e perfumam suavemente. Muitos não sabem, mas a baixa qualidade dos sabonetes podem retirar a proteção natural da pele, comprometer as defesas naturais, ressecar e acelerar o envelhecimento.
Assunto relacionado:
Hidratação Cutânea: Pele Uniforme e Longe do envelhecimento precoce