Cuidados com a pele no inverno: dicas e recomendações

Para as amantes do inverno, a notícia de que temos mais um mês inteirinho de temperaturas baixas deixa o coração até mais feliz. Já para quem gosta do calor, já está com altas expectativas para o início da estação florida.

Mas como o inverno ainda estará presente por mais um tempo, não devemos nos esquecer dos cuidados com a pele. Afinal, a queda de temperatura, a baixa umidade relativa do ar e o declínio nas taxas de incidência do sol também provocam mudanças em nosso corpo.

Calma! Não se preocupe! A aliança entre hábitos certos e produtos específicos para o seu tipo de pele é o que fará a diferença e deixará a sua pele lisa, macia e cheirosa.

Vamos descobrir esses cuidados juntas? 🙂

 

Antes de tudo: por que devemos hidratar ainda mais a pele no inverno?

As principais características que marcam o inverno – tempo seco e baixas temperaturas – também são as principais causas que podem provocar o ressecamento da pele. Isto acontece porque o tempo seco nunca vem sozinho: acompanha banhos mais quentes, menos transpiração cutânea e menos água circulando em nosso corpo.

O resultado disto? Envelhecimento precoce da camada superficial da pele, desnaturação das proteínas estruturantes que promovem maior rigidez, perda de certa quantidade da oleosidade natural e aumento de irritações e descamações.

Como tudo tem o seu lado bom, aí vai: se recebida a devida atenção, a nossa pele tem grandes chances de escapar das feridas, fissuras, aparência quebradiça e do ressecamento.

Agora vamos às dicas para que a sua pele se mantenha maravilinda?

Utilize um creme hidratante que seja para a sua pele

Normalmente, os cremes são divididos levando em consideração os diferentes tipos de pele: normal, oleosa, seca ou mista. Entretanto, para ser eficaz de fato, deve te mostrar por que veio ao mundo: para proporcionar a hidratação profunda que a sua pele merece!

O creme hidratante auxilia a camada externa a retomar o seu aspecto não ressecado, hidratado e saudável.

Ah! Também é super recomendado não se esquecer dos lábios (que sofrem muito no inverno com a sua pele fininha). Hidratantes labiais são uma maneira de proteção e devem ser passados várias vezes ao dia, ok?

Lembre-se das extremidades

Os pontos extremos do nosso corpo, como pés, mãos, joelhos e calcanhares, ficam ainda mais vulneráveis aos efeitos negativos do frio, porque são regiões que por si só já produzem uma quantidade menor de óleo e acumulam mais células mortas.

Por isso, vamos combinar de dar uma atenção maior a elas?

Jamais se esqueça do protetor solar

É certo que os raios ultravioletas nos atingem em proporções maiores no verão, quando a incidência do sol é alta. A radiação do tipo UVA é a que mais atinge o Planeta Terra, devido à dificuldade de absorção pela camada de ozônio. Portanto, não importa em qual estação do ano nos encontramos, ela sempre se faz presente.

Para que os raios não sejam prejudiciais e nos forneçam vitamina D em doses homeopáticas, protetores solares são importantíssimos para manter a nossa pele mais que protegida.

Acordou? Já passa o protetor (principalmente o facial) e pode ir viver a sua rotina com mais tranquilidade 😊 

Banhos muito quentes são perigosos

Sabemos que temperaturas baixas combinam com banhos quentinhos.

É tentador, né?

Mas até neste momento devemos nos ater às consequências posteriores de nossas ações. Prefira a água mais morna para não ter a camada protetora superficial da sua pele sofrendo ainda mais com os danos da época mais fria do ano.

Além disso, opte por sabonetes neutros e esponjas menos ásperas para não acelerar o processo de remoção dessa camada tão importante!

Cuidados com a pele e alimentação estão interligados

Uma alimentação mais saudável e balanceada não só nos ajuda com a manutenção de uma pele maravilhosa, mas também no melhoramento de todas as funções do nosso corpo.

Há alguns alimentos que provocam impactos positivos diretamente no tecido cutâneo. São eles:

  • Frutas e vegetais alaranjados, como abóbora e cenoura, para proteção contra raios ultravioletas;
  • Oleaginosas ricas em vitamina E, como castanhas e nozes, para reparação das consequências negativas do inverno;
  • Alimentos a base de soja, como grãos e leite, para maior absorção de água;
  • Alimentos de origem marinha, como peixes, ricos em selênio, para o combate às possíveis inflamações da pele.
Use água termal

Quando o assunto é cuidados com a pele, a água termal logo aparece como uma das queridinhas. Além de ser um produto rico em minerais, como zinco, cobre e cálcio, auxilia nos cuidados de todos os tipos de pele.

O que ela faz na nossa pele? Hidrata, repõe minerais perdidos por agentes externos, possui ação antioxidante, acalma a pele, suaviza possíveis irritações e protege contra agressões.

O nome da água termal da Clorofitum Cosméticos é Fonte da Juventude. O motivo você já sabe, né?

Em nosso blog, você pode conferir um post só sobre a nossa água termal. Dá uma olhadinha aqui.

E a água mineral?

A ingestão de água mineral não é só essencial para a hidratação do corpo e manutenção das atividades do organismo, como também para diminuir as chances de ressecamento da pele.

Os cuidados com a pele exigem, no mínimo, 2 litros de água por dia.

 

Dica Clorofitum

Sabemos que quando a temperatura está baixa, a ingestão de água é um processo difícil. Mas, olha, você já tentou dividir a quantidade ao longo do dia?

Manhã

Tente tomar 0,5 litro assim que acordar e mais 0,5 litro até o horário do almoço.

Tarde

Após o almoço, dê pelo menos um tempo de 40 minutos para o organismo “respirar” e iniciar a digestão. Após este tempo, tome mais 0,5 litro de água até a metade da tarde (por volta de 16h).

Já chegamos a 1 litro e meio!

Agora, tome mais 0,5 litro até às 18h e terá atingido a marca de 2 litros!

Se sentir vontade, pode tomar mais um pouquinho durante a noite, ok?

Falamos e sempre vamos reforçar: uma pele hidratada é uma pele macia, elástica, gostosa de encostar e saudável. A saúde da camada externa que cobre todo o nosso corpo está sob nossa responsabilidade!

Que tal aproveitar as dicas para dar um boom nos cuidados com a pele? Comece estabelecendo uma relação verdadeira e profunda com o nosso querido Benzin. É só clicar aqui.

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

7 erros fatais na hora de fazer a gestão do seu salão de beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *