Ao criar hábitos saudáveis, acontece um fenômeno maravilhoso: você deixa de ver o tempo escorrendo pelas suas próprias mãos e começa a ter controle sobre ele.
Claro que ao longo da vida temos inúmeros planos, metas, tarefas e sonhos, né? Sonhar e planejar não só faz parte da gente, como nos move. Mas, quando passamos a ser multitarefados e mais sonhadores do que executores, perdemos tempo.
Se você se considera uma pessoa que tem sempre uma rotina muito abarrotada e inúmeros planos que não saem do papel, com certeza esta conversa é para você.
Sentir-se bela também inclui uma vida mais planejada, na qual seus sonhos saem do papel e ganham vida.
Saiba agora por onde começar.
Hábitos saudáveis: criando ações para decisões mais assertivas
Criar novos hábitos nos ajudam nas mais diversas esferas da vida: da pessoal à profissional. Passa por nossos relacionamentos, cotidiano e trabalho.
Além disso, eles também têm impacto no nosso bem-estar e autoestima – já que podem interferir diretamente na nossa produtividade, crença em nós mesmas e na realização das nossas metas e planos.
Ou seja: a não criação de hábitos saudáveis, não só adiam as metas, como também deixam a sua autoestima de lado.
Caaaaalma que a partir da nossa conversa de hoje, você vai conseguir criar hábitos saudáveis importantíssimos para viver melhor.
Os hábitos que vão mudar a sua rotina
Já ouviu dizer que se quisermos um futuro diferente, devemos começar agora?
Pois então.
E se te falarmos que o agora já é AGORA? Topa inserir novos hábitos na sua rotina para se sentir cada vez mais poderosa, com a autoestima lá em cima, saudável e produtiva?
Se a resposta for sim, vamos lá:
1. Adote a regra 80/20
De forma simplificado, a regra diz que “80% dos nossos resultados vêm de 20% dos nossos esforços”. Ou seja: se apenas 20% do que fazemos gera grande parte dos nossos resultados, o restante pode ser muita perda de energia e de tempo, né?
Este é o primeiro de todos os hábitos importantes porque você já vai começar a fazer cortes e retirar ações rotineiras que só tiram a sua energia e não te trazem bons resultados em nenhum âmbito da sua vida.
2. Estabelecer uma rotina
Este é um hábito não só saudável para o seu cérebro, como também para o seu planejamento e bem-estar.
À medida que vamos repetindo hábitos, nosso cérebro já vai assimilando aquilo como algo recorrente. Logo, conseguimos fazer com mais facilidade cada vez mais.
Portanto, à medida que você vai inserindo na sua rotina os cuidados com o cabelo e pele, por exemplo, mais seu cérebro te faz lembrar e te dá recompensas emocionais para isso.
Uma delas é a autoestima <3
3. Não queira mudar tudo de uma só vez
Se você considera que tem vários hábitos prejudiciais e que só te tomam tempo no seu dia a dia, calma.
Concentre-se em fazer mudanças periódicas, sem querer mudar tudo de uma só vez.
Comece pelas áreas que considera mais problemáticas e vai introduzindo e testando novos hábitos.
Exemplo: sei da importância de hidratar a minha pele para manter a saúde lá em cima. Entretanto, como é algo que eu não coloquei como hábito, muitas vezes passo 1 semana toda sem passar um creminho.
Para mudar isso e incluir na sua rotina, pode estabelecer horários específicos e ir testando até encontrar o que for melhor pra você.
Deu check nos cuidados com a pele, agora pode partir para outra área 🙂
E assim por diante.
4. Faça um “pacote de tentações”
Se você quer introduzir um hábito saudável na sua vida que seja desgastante para você, crie recompensas para realizá-lo.
Vamos supor que você passe muito tempo consumindo séries da Netflix e só vai deixando o exercício físico de lado.
Neste caso, seu pacote de tentações pode ser assistir Netflix pelo mesmo tempo que se exercitou ou consumir suas séries enquanto se exercita.
A ideia é fazer a união entre o que é prazeroso com o hábito que você precisa introduzir.
5. Tenha uma agenda para organizar
Hábitos saudáveis são introduzidos em sua rotina à medida que são priorizados, é verdade.
Para isso você vai precisar se organizar:
- Estabeleça prazos;
- Defina metas para cada hábito;
- Bora lá colocar em ação.
6 – Hábitos saudáveis também incluem hobbies
O que te faz realmente bem? O que alegra o seu coração? O que eleva sua autoestima? O que te traz paz?
Sabe aquelas atividades e hobbies que você AMA fazer? Eles fazem parte daqueles 20% que te mantém produtiva e caminhando constantemente. Afinal, te trazem autoestima e muito poder.
Criar e introduzir hábitos saudáveis na sua rotina não é um grande incentivo apenas para o seu cérebro produzir estímulos emocionais, como também te tornam muito mais confiante e fazem com que seu tempo seja melhor aproveitado.
Autoestima, produtividade, saúde, beleza, bem-estar e avanços é tudo o que precisamos para que os dias sejam mais leves, né?
Leia também:
Autoestima baixa? Saiba como a produtividade pode te ajudar
Autoestima para uma vida mais íntegra – como cultivá-la?
Com carinho,
Clorofitum.