Principalmente as donas dos fios lisos sofrem muito com o cabelo oleoso, né? Aquela sensação de acabar de sair do banho e já ter sinais de que a oleosidade está chegando não é legal.
Devido à correria do dia a dia, sabemos que nem todo mundo consegue lavar as madeixas diariamente e fica tentando arranjar meios de lidar e esconder a oleosidade. Já passou por isso?
Sem pânico! A boa notícia é que tem solução e você está mais próxima dela do que imagina. Chega de frustração, baixa autoestima ou incômodo com o excesso de óleo no cabelo.
Você sairá da conversa de hoje repaginada e pronta para mandar esse sofrimento para bem longe. Prepara-se ?
Cabelo oleoso de cada dia, por que você insiste em me acompanhar?
Há vários motivos que podem causar oleosidade: estresse, dormir com fronha de algodão (e não de cetim), lavar demais (causando o efeito rebote), uso de produtos não apropriados e concentração de resíduos na raiz são alguns deles. Além disso, as donas dos cabelos lisos sofrem ainda mais porque o sebo produzido não encontra barreiras ou ondulações para chegar às pontas de maneira mais rápida.
O fato é que precisamos de dicas práticas para amenizar este incômodo no nosso dia a dia, otimizar o nosso tempo e, claro, ter uma autoestima que não se abale por isso. Pensando nisso, separamos 6 soluções práticas e fáceis que vão te ajudar e dar um basta na oleosidade que tanto te incomoda.
Truques práticos em suas mãos!
Tudo o que você precisa não são de produtos super tecnológicos – mas sim de soluções ao seu alcance.
1 – Lavagem express
Esta é para quem tem franjinha e sabe bem que ela é a primeiríssima a ficar oleosa. Dê uma lavadinha rápida, na pia do banheiro mesmo, só nela. Já dará um toque bem diferente no seu cabelo.
2 – Deixe os fios sem pentear
Quanto mais você pentear, mais facilmente a oleosidade descerá para as pontas. Então, ao invés de SE ajudar, estará ajudando a oleosidade. Pode isso não, né? rsrs
Dê apenas uma mexidinha com as próprias mãos para arrumar os fios.
3 – Que tal o babyliss?
Aproveitando que você está evitando pentear por causa do sebo, um babyliss nas pontas pode ser uma ótima opção. Além de disfarçar a oleosidade, ainda modela e te deixa com um visual diferente.
4 – Deu tempo de fazer nada? Recorra a quem te salva!
Sabe aqueles dias super corridos que você não teve tempo nem para lavar a sua franjinha (ou de respirar mesmo)?
Pois então…
Recorra ao velho e autêntico coque de cabelo. Além de disfarçar o cabelo oleoso, ainda te deixa com um visual sofisticado.
5 – Ou então que tal apostar em acessórios?
Faixas, presilhas e tiaras são a cara do calor e trazem um ar de contemporaneidade e jovialidade para o visual. Ou seja: deixam a sua beleza ainda mais autêntica, única e poderosa (além de dar adeus à oleosidade).
6 – Invista em penteados charmosos
Prender o cabelo costuma ser uma boa saída porque é uma maneira fácil e certeira de esconder o cabelo oleoso. Mas, para não prender sempre igual e conseguir dar uma inovada, confira algumas maneiras bem apaixonantes e marcantes:
Trança boxeadora; trança embutida na franja, wet hair (efeito molhado) são algumas opções.
E no seu dia a dia?
Para facilitar ainda mais a sua rotina, agora você terá truques para colocar em prática nos dias de lavagem. Tudo para reduzir aquele efeito de “lavou e já está oleoso de novo” ?
- Lave os fios em dias alternados. Quanto mais você lavar, mais sebo ele vai produzir;
- Utilize um shampoo antirresíduos 1x por semana;
- Água quente é a maior amiga da oleosidade. Portanto, fuja dela;
- Inclusive, cuidado com o jato quente na hora de escovar;
- Retire muito bem qualquer resíduo de produto. Mesmo se for mínimo, ele potencializa o aspecto seboso;
- Não se esqueça das pontas. Para não sofrer de raiz muito oleosa e pontas ressecadas, não deixe de hidratá-las, com muuuuuito carinho, com uma máscara de tratamento potente;
- Tenha sempre uma água termal na pia do seu banheiro. Com algumas borrifadas no couro cabeludo, o excesso da oleosidade se esconde.
Por mais que ter um cabelo oleoso te incomode, saiba que oleosidade é sinônimo de saúde. Uma raiz que não produz sebo, deixa de levar vitaminas, nutrientes e minerais para a estrutura de toda sua fibra capilar (e isso não é nem um pouco bom). Além de formar as famosas pontas ressecadas e duplas…
Por isso, com esses truques e dicas, você conseguirá reduzir todo aquele excesso que te incomoda. Ansiosa?
Saiba mais sobre como tratar do seu cabelo liso:
Situações que só quem tem cabelo liso vai entender
O guia de cuidados do seu cabelo liso
Como manter o cabelo liso por mais tempo
Com carinho, Clorofitum.