Saiba tudo sobre condicionadores e seus efeitos no cabelo

Responsáveis por garantir aquele aspecto sedoso e brilhoso após cada lavagem, os condicionadores se fazem presentes na rotina de cuidados com os cabelos.

Entretanto, este produtinho tão essencial e boa pinta ainda reanima uma série de dúvidas acerca do seu real poder de transformação. Quem nunca ouviu que quem tem fios oleosos deve dispensar o produto? E que somente as cacheadas e crespas devem utilizar para auxiliar em uma hidratação mais completa das mechas?

Na verdade, todos os cabelos precisam dos condicionadores. Chegou a hora de sabermos tudo sobre eles! Para isto, é só continuar a leitura com a gente 🙂

 

Condicionadores: o que são e para que servem?

Comecemos com uma curiosidade: os condicionadores foram uma invenção da indústria química durante a Segunda Guerra Mundial. Em seu poder de ação, os médicos da época encontraram uma maneira de aliviar as queimaduras dos combatentes.

Foi somente mais para frente que perceberam que o produto também tinha impacto positivo na saúde dos cabelos. E com o desenvolvimento da indústria e do aumento da demanda por cosméticos, os produtos passaram a ser produzidos em larga escala e direcionados para tipos diversos de cabelo – reconhecendo as particularidades e necessidades de cada um.

Nos cabelos, eles são aplicados para fazer o caminho inverso dos shampoos: fecham as escamas da fibra capilar que foram abertas para que os fios fossem devidamente limpos e livres do excesso de resíduos. Ao final da ação, os condicionadores retomam a oleosidade natural, maciez e brilho das mechas.

Ah! Os benefícios de fechar as escamas não terminam por aí: ainda podemos citar a formação da camada protetora que envolve os fios contra agentes externos (como os raios solares) e as menores chances de cabelos quebradiços devido à maleabilidade promovida.

 

Como devem ser aplicados no cabelo?

A primeira pergunta que deve ser feita é: estamos falando sobre dias de lavagem simples (só com shampoo e condicionador) ou dia de tratamento?

Se a resposta for a primeira opção, regrinha básica: primeiro, shampoo; depois, condicionador. Isto se torna regra justamente porque o condicionador finaliza o que foi feito até então.

Agora vamos pensar sobre a segunda opção. Em dias de tratamento, os condicionadores precisam fechar as cutículas para que os nutrientes provenientes das máscaras possam penetrar na fibra capilar. Certo? 

E sabe qual é o melhor disso tudo? As máscaras desenvolvidas pela Clorofitum Cosméticos também condicionam os nossos fios. Então, ao utilizá-las, você estará fazendo 2 ações em 1 😊 

Saiba mais sobre o Choque Molecular da linha Keraceutic, que irá tratar e condicionar o seu cabelo.

É assim que você dará aquela selada de respeito que as suas mechas merecem!

 

Vamos ao passo a passo para uma aplicação correta:

  1. Aplique-o depois do shampoo. Ah! Retire o excesso de água antes, tá?
  2. Separe o cabelo por mechas e passe o produto apenas pelo comprimento dos fios (sem encostar no couro cabeludo, ok?);
  3. Aproveite o momento para desembaraçar o cabelo com os dedos e se certificar de que cada mechinha foi devidamente protegida pelo produto;
  4. Deixe-o agir pelo tempo recomendado pelo fabricante para condicionar e/ou tratar (a depender do seu objetivo no dia). Lembre-se de que esta informação está na embalagem!
  5. Com água fria, retire o produto por completo;
  6. Seja feliz com o seu cabelo sedoso!

 

Como os condicionadores transformam os nossos fios?

Os condicionadores atuam como produtos complementares à toda rotina de cuidados que você já tem com o seu cabelo. Por possuírem funções únicas, os demais produtos, que promovem somente limpeza e tratamento, não conseguem substituí-los.

Olhem só suas principais funções:

  • Ao fechar as cutículas, evitam que os fios percam nutrientes e vitaminas;
  • Evitam pontas duplas e fios ressecados;
  • Ao promoverem maleabilidade, o cabelo fica menos propenso à quebra;
  • Auxiliam na proteção contra fatores externos (como sol, secador e poluição);
  • Devolvem os nutrientes e oleosidade natural retiradas durante a limpeza (necessária!) com o shampoo;
  • Trazem equilíbrio ao cabelo que tem pontas secas e raiz oleosa.

 

Ainda não foi convencida? Confira o que mais os condicionadores podem fazer!

Para além de cuidar muito bem dos nossos cabelos, sabia que os condicionadores têm outras funções surpreendentes? Confira:

  • Limpam roupas de seda;
  • Trazem o polimento desejável a produtos feitos de aço (como torneiras e pias);
  • Mandam embora a ferrugem de ferramentas;
  • Removem anéis mais facilmente dos dedos;
  • Lubrificam zíperes.

Conseguiram imaginar o motivo pelo qual estamos apresentando estas curiosidades extras para vocês? É justamente para que possamos refletir que, mesmo nas funções em que a sua ação não seja diretamente no cabelo, também acabam por proporcionar maciez, polimento, brilho e flexibilidade.

Por fim, é importante ressaltar que todos os tipos de cabelo precisam do poder de ação dos condicionadores para que tenham suas cutículas fechadas e fios selados (essencial para a manutenção da saúde capilar).

Agora só falta encontrar o produto que foi feito para o seu tipo de cabelo. Vamos descobrir juntas? Entre em contato com a gente 😊 

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Tons de loiro: como escolher o tom que mais combina com você

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *