Soft skills: o novo antídoto do século XXI para a baixa autoestima

Muito se tem falado sobre a importância das habilidades comportamentais, as famosas soft skills, para o ambiente corporativo e para se dar bem na carreira. Mais do que antes, e principalmente após o início da pandemia, ser humano nunca foi tão exigido.
Claro que habilidades técnicas são importantes, mas grande parte do mercado de trabalho reconheceu que nada substitui a capacidade de se colocar no lugar do outro, de respeitar as diferenças, de saber controlar as emoções e de conseguir se adaptar e readaptar continuamente.
As relações humanas foram consideradas. Uma empresa não vai para frente sem o engajamento das pessoas. Para isto, elas precisam estar unidas, em sintonia e, principalmente, abertas a ajudar, colaborar e respeitar.
Mas sabe o que mais nos intriga? Antes de mostrarmos e nos orgulharmos do nosso comportamento em relação ao outro, devemos nos perguntar o quanto estamos sendo gentis e respeitosos conosco. Isto influencia em nossa qualidade de vida e autoestima.
Te convidamos a continuar com a leitura porque o assunto está massa! 😊

Quando somos gentis conosco, vemos refletindo em nossa qualidade de vida e autoestima.

O que você tem feito por você?

Ei, você tem se respeitado e sido gentil com quem você é? Antes de tudo, as soft skills têm que fazer parte das nossas vidas, promover nosso reconhecimento, autoconhecimento e elevar a nossa autoestima.
Só assim conseguiremos fazer o mesmo com os outros.
Elas, que se configuram como habilidades que determinam a forma como agimos e nos relacionamos de acordo com experiências e crenças individuais, nos ajudam a realizar atividades com consciência, determinação e com os limites respeitados.
Ou seja: nos capacitam a fazermos o que deve ser feito, de maneira mais assertiva, e sabendo agir de forma respeitosa e empática em todas as relações interpessoais.
Então, a reflexão que fica é: se não estamos sendo capazes de ser respeitosos com nós mesmos, aceitando nossas limitações e erros, significa que não nutrimos esta habilidade dentro de nós. Como mostraremos isso em nossas relações interpessoais de forma verdadeira e encorajadora?

Ser positivo faz parte do processo de aumentarmos a nossa autoestima – nos encarando com mais respeito e gentileza.

O antídoto do século: 6 habilidades para ser mais gentil com você

Diferente das habilidades técnicas, as soft skills são de difícil mensuração e não são aprendidas em uma aula da faculdade: aprendemos e as armazenamos de acordo com valores, crenças, experiências, criação e capacidade de priorizar a inteligência emocional. Juntas, assim como elas podem transformar os ambientes corporativos que frequentamos, mudam a percepção que temos e a importância que damos a nós mesmos.
Quando passamos a nos olhar com mais gentileza, sem negligenciar nossos sentimentos ou duvidar do que somos capazes, não tem autoestima e “autoafeição” que não se elevem!
Aí vão algumas das habilidades mais requisitadas pelo mercado, mas que devem começar primeiro considerando quem você é:

1. Comunicação eficaz

A comunicação eficaz e efetiva é essencial. Ela desenvolve o relacionamento que temos com nós mesmos. Quando aprendemos a nos ouvir melhor, o autoconhecimento é desenvolvido, promovemos chances maiores de entender nossos limites, de desenvolver inteligência emocional e conexão com nossas vontades e desejos.
Diante à esta comunicação, passamos a cuidar da gente com mais zelo.

2. Ética

A ética determina nossas ações morais. Ou seja: o que é certo ou errado perante ao que consideramos ser boa conduta socialmente.
Para desenvolvê-la e respeitar você, faça a seguinte pergunta: eu estou me autossabotando? Estou sendo legítimo comigo? Estou adotando ações corretas de acordo com os meus desejos, vontades e valores?
Claro que tudo deve ser feito sem a intenção de prejudicar ninguém, e sim valorizando quem você é.

3. Trabalho em equipe

Imagine que essa equipe, que você precisará trabalhar em conjunto e em sintonia diariamente, seja você mesmo.
Para um bom convívio, será necessário reconhecer seus limites e até onde você consegue ir neste momento.
Tenha em mente que não tem problema algum em pedir ajuda, buscar informações em outras fontes ou não se sentir preparado o suficiente para desempenhar alguma atividade agora.
O trabalho em equipe, que pode ser conciliar seus medos, anseios, oportunidades e sentimentos, serve para justamente edificar o que precisa ser feito e ultrapassar barreiras.
Assim será possível ter um maior controle sob a situação.

4. Gestão do tempo

A gestão do tempo é uma habilidade essencial para poder fazer um pouco de tudo. Se organizar direitinho dá tempo de trabalhar, se alimentar bem, cuidar da pele, do cabelo e do corpo, e ainda sobra umas horinhas para dormir bem e maratonar sua série favorita.
Lembre-se de que o tempo é super precioso e ele sempre nos dá a oportunidade de cuidarmos melhor da gente.
Tudo o que ele exige é que seja bem controlado e disposto ao longo dos dias 😊

5. Empatia

Só seremos capazes de nos colocar no lugar do outro quando formos mais flexíveis com a gente. A empatia pode nos libertar de acusações, pensamentos ruins e provocações que fazemos a nós mesmos; apontando sempre os nossos erros e defeitos.
Ela nos permite olhar para a gente com mais calma e afeto; de modo que possamos compreender que só alcançaremos nossos objetivos quando aceitarmos que estamos em constante evolução.
Seja gentil com seu corpo, saúde e trajetória!

6. Inteligência emocional

Por fim, e não menos importante, a habilidade mais requisitada de todas: inteligência emocional.
É ela que nos capacita para alcançarmos o equilíbrio das emoções, reconhecer o que se passa em nossa mente e coração, e nos ensina a ter autocontrole.
Sem ela, nos martirizamos e não entendemos que a saúde mental e a paz de espírito também fazem parte do que chamamos de beleza.

A nossa beleza, autoestima e bem-estar estão dentro da gente. Precisamos exercitá-los diariamente!

Ser generosos conosco também faz parte da estruturação de uma beleza firme e uma autoestima blindada. Afinal, convenhamos que só poderemos nos sentir bem com quem somos quando passarmos a nos amar, respeitar, a nos conhecer e a entender o que nos move.
Os benefícios para a nossa vida pessoal são inúmeros. E descobrimos que quando estamos bem com a gente, lidamos e entendemos muito melhor com as pessoas ao nosso redor.
Nada de querer dar o melhor para o outro antes de ser o melhor para você, ok? Quem somos, a nossa história, os caminhos percorridos e nossas qualidades importam.
Tem dúvidas de que as soft skills são antídotos importantes para a relação que construímos conosco?

Vamos adorar saber se você gostou do artigo! É só deixar uma mensagem aqui embaixo ou nos enviar uma mensagem.

Leia também:

Autoestima para uma vida mais íntegra – Como cultivá-la?

Inteligência emocional e beleza: mais consciência, vida e sanidade

O segredo da longevidade: ensinamentos do Ikigai

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *