Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Se você lava o cabelo pela manhã e antes do final da tarde já tem a sensação de que ele está sujo, saiba que não está sozinha. Fios pesados demais, pele cheia de óleo, não poder encostar nas madeixas e sensação de que elas estão todas grudadas são só algumas das queixas mais faladas por quem tem cabelo oleoso.

Apesar de que é verdade que a oleosidade requer cuidados especiais e bem pensados para que não se torne um grande incômodo na sua vida, ainda há muitos mitos sobre suas reais características e soluções.

Na hora de driblar esse incômodo e ter um cabelo mais sequinho, precisamos nos blindar com informações certas e com produtos que não só amenizem a oleosidade, mas que também mantêm a saúde e vitalidade de cada fio.

Vamos lá conferir 9 mitos e verdades para ficar suuuuper por dentro das necessidades reais do seu cabelo? ?

Oleosidade, para que lado ir? – Imagem: Tua Saúde
Desvendando tudo sobre o cabelo oleoso em 3, 2, 1…

Tudo o que precisamos ter em mãos é a informação e os produtos certos para o seu tipo de cabelo.

Prepare o papel e a caneta, ou o print.

1 – Quanto mais você lavar, menos oleoso ele vai ficar

Mito! Nosso corpo é uma máquina perfeita que sempre tenta repor o que ele sente que está faltando. Quanto mais óleo for retirado do couro cabeludo, mais óleo a pele vai produzir.

É o chamado efeito rebote. O ideal é lavar o cabelo um dia sim, um dia não com um shampoo que elimine os excessos ao mesmo tempo que nutre e hidrata.

Instagram: @Clorofitumcosmeticos
2 – Para cabelo oleoso, o ideal é utilizar produtos detox diariamente

Mito! Para os fios oleosos, o recomendado é utilizar produtos detox somente uma vez por semana. Como ele faz uma higienização completa e profunda, não podemos ficar retirando nossos nutrientes e vitaminas em profundidade com constância.

Então, utilizando somente uma vez por semana, e repondo com hidratação e nutrição, ele exerce sua função primordial: retirar excessos e manter a saúde.

3 – Água quente é um pesadelo para a oleosidade

Verdade! Além de prejudicar os fios, a água quente também causa o efeito rebote.

Sabe por quê?

Quanto mais quente for a água do seu banho, mais ressecado o seu cabelo vai ficar. Assim o corpo vai entender que precisa produzir mais óleo para manter os fios saudáveis.

Então, bora girar o registro do chuveiro para o lado oposto, viu?

4 – Cabelos oleosos sofrem com a caspa

Verdade! O fungo que dá origem à caspa se alimenta do sebo do couro cabeludo e pode estar diretamente associado ao excesso de óleo. Para evitar que ele se dissemine, também é preciso priorizarshampoos anticaspas. 

5 – Secador com jato quente reduz a produção de óleo

Mito! Pelo contrário: além de fazer com que o cabelo produza mais óleo, pode ajudar na disseminação da caspa.

Isso porque a quentura do jato causa ressecamento – o que aumenta a produção de sebo nas glândulas presentes no couro cabeludo.

Percebe como tudo está interligado?

6 – Cabelo oleoso também precisa de hidratação

Verdade! Oleosidade não é indicativo de que seu cabelo está saudável e carregado de boas vitaminas e nutrientes. Antes de utilizar uma máscara de tratamento pensada para fios oleosos, utilize um shampoo antirresíduos para limpar bem a raiz e abrir as camadas da fibra capilar para receber o tratamento.

7 – Dificilmente a pele é afetada pela oleosidade

Mito! Dependendo da quantidade de oleosidade que suas glândulas capilares produzem, é super possível que sua pele também fique bem oleosa em muitos momentos.

Para ajudar a controlar o óleo na pele sem deixá-la sem nutrientes e vitaminas importantes, remova os excessos com uma água termal pela manhã e antes de dormir.

Ela vai manter o glow e reforçar a maciez da sua pele, mas diminuirá a oleosidade.

Tudo o que queremos, né?

8 – O condicionar é indispensável mesmo para os fios oleosos

Verdade! O condicionador é uma das etapas mais importantes da lavagem: ele blinda e protege cada partezinha do seu cabelo (e ainda o torna mais macio e hidratado). Ele só tornará seus fios mais oleosos e pesados se você utilizá-lo do jeito incorreto.

O condicionador deve ser utilizado após o shampoo, somente do comprimento às pontas (sem encostar na raiz). Deixe-o agindo por cerca de 5 minutos e retire muito bem o excesso com água morna pra fria.

9 – Pode pentear a raiz à vontade

Mito! Quem tem cabelo oleoso precisa tomar bastante cuidado até na hora de pentear os fios para não distribuir o sebo para todo o cabelo de um jeito mais rápido.

Na hora de pentear, posicione o pente uns 3 dedos para baixo da raiz, ok?

 

Viu só? Como tudo na vida, ter cabelo oleoso tem suas vantagens (você dificilmente sofrerá com o ressecamento e pontas duplas) e suas desvantagens (é preciso estar sempre atenta). Mas nada que não possa ser resolvido, né?

Por aqui, sempre gostamos de falar que, quando o assunto é beleza, sempre damos um jeitinho para que você se sinta bem!

Corre na nossa loja virtual e já garanta seus produtinhos para dar fim ao excesso de oleosidade.

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Modelador de cachos e os cuidados necessários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *