Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Donos e donas de franquias e salões de beleza, por exemplo, sempre estão em busca de unir esforços para crescer com o seu negócio, né? Afinal, o empreendedor que não quer faturar cada vez mais e conseguir chegar a mais pessoas que atire todas as pedras que tiver. Acontece que nem todos têm estratégias de vendas na ponta da língua…

Venda é uma etapa do relacionamento humano que não acontece sem estratégia, empatia, comprometimento e transformação. Por isso, se você trata as vendas do seu empreendimento como apenas uma etapa para ganhar dinheiro, é aí onde está a raiz do problema.

Nos dias de hoje, em que as possibilidades de compras e opções no mercado são inúmeras, é preciso, antes de tudo, apresentar um diferencial e uma experiência de compra acima do esperado ao cliente. Desde o primeiro contato, ele precisa sentir que está sendo respeitado, cuidado e ouvido.

Prepara-se para mudar a realidade das vendas do seu negócio com as estratégias que mais estão dando certo atualmente.

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Estratégias de vendas? Oi? Por onde começar?

Se você parou de paraquedas nesta conversa e está completamente perdida ou perdido, acalme o coração. Aqui apresentamos estratégias de vendas muito importantes e eficazes para impulsionar pequenos e médios negócios, como franquias e salões de beleza.

Definir todo o seu processo de vendas é indispensável para se estar um passo a mais da maioria. Isso porque ao definir o caminho que o cliente vai percorrer, nos preocupamos até com as lacunas de toda a experiência fornecida a ele.

Se não nos importamos com quem faz o nosso negócio continuar de pé, que são os clientes, com quem mais nos importaríamos, né?

Papel e caneta na mão, e concentração acumulada aqui, e vamos lá!

Agora sim podemos começar!

Sabendo que as vendas são como o coração do seu negócio, as mudanças em cima delas realmente transformam empreendimentos.

Estratégia 1: defina seu script de vendas

Olhe para a venda como se fosse uma conversa que você está começando a ter com alguém que está interessado. Para que flua, não dá para ser muito diretão, né?

Por isso, há 3 etapas importantes:

  • Saudações – chame o potencial cliente pelo nome, pergunte como ele está de forma genuína e como pode ajudá-lo;
  • Desenrolar – aqui é hora de desenrolar a conversa e apresentar, de maneira personalizada e relevante, o que você pode fazer para atender as expectativas e desejos dele;
  • Despedida – sempre se despeça com uma pergunta do tipo: ‘me fala o melhor dia e horário para você?’ ou ‘qual a melhor maneira de pagamento para você?’

Estratégia 2: faça perguntas quebra gelo

Para que a conversa fique mais fluida e assertiva, faça perguntas para quebrar o gelo na fase do desenrolar. Pergunte sobre aspectos pessoais que tenham a ver com a possível compra.

Exemplo: suponhamos que o potencial cliente esteja interessado em um produto para cabelos cacheados. No desenrolar, pergunte sobre sua rotina de cuidados com os cachos e quais principais desafios enfrenta.

Estratégia 3: tenha um backup de cada cliente

Faça uma planilha com dados e informações cruciais de todos seus clientes ou de pessoas que entraram em contato com você. Anote seu nome e das pessoas próximas a ele, como da família; saiba seus hobbies, medos e desejos; e o porquê ele precisa daquele produto ou serviço.

No próximo contato, poderá ser muito mais assertivo e impressioná-lo com tamanho cuidado e atenção aos detalhes.

Estratégia 4: faça sempre ofertas personalizadas

Não perca o que o seu cliente tem de mais precioso, que é o tempo.

Quando sentimos que estamos desperdiçando a única coisa que não volta na vida, que é o tempo, ficamos extremamente frustrados, né? Claaaaro que você não quer que seu cliente tenha essa percepção.

Por isso, sempre que entrar em contato, faça ofertas de produtos ou serviços que realmente tenham relação com o que ele precisa.

Não ofereça produtos de cabelo liso para quem tem cabelo crespo. Ou vice-versa ?

Estratégia 5: ofereça seus benefícios e não seus produtos ou serviços

Ninguém compra uma lâmpada porque quer uma lâmpada. O principal motivo da compra é porque queremos iluminação.

Assim como ninguém paga por uma escova de cabelo porque quer ficar 1h sentado em uma cadeira. O principal motivo da compra é porque em troca ganhamos autoestima.

Ninguém compra gomas de colágeno porque gosta de gastar dinheiro. Compramos porque queremos nossa pele, cabelo e unhas resistentes e saudáveis por mais tempo.

Então, em cada oferta, venda os benefícios e transformação com a compra. Ou seja: o que seu cliente deseja, como autoestima, poder, beleza, jovialidade, cuidado, etc.

Estratégia 6: aplique gatilhos mentais

Dentre as estratégias de vendas, os gatilhos mentais não podem ficar de fora. Aplicar o senso de urgência, como de escassez e tempo limitado, é ótimo para acelerar o processo de compra.

Quando seu estoque estiver ao final ou sua agenda quase abrindo ou fechando, anuncie. As pessoas precisam saber que estão perdendo a oportunidade ? 

 

Estratégia 7: seja ético e empático

Escute o cliente com atenção e cuidado. Não ganha uma venda quem corre contra o tempo a todo momento, mas quem olha mais nos olhos, chame as pessoas pelo nome e se importa com suas dores mais intimas.

Afinal de contas, nossa intenção ao comprar algo é sanar alguma dor, desejo ou realizar algum sonho, né?

Nunca se esqueça de que vender é uma etapa do relacionamento humano, que exige cuidado, cautela e personalização. O cerne das estratégias de vendas se torna eficaz quando você considera que do outro lado do computador ou do balcão há um ser humano.

Bora lá transformar as vendas do seu negócio? Vamos juntos com você nessa!

Para ficar ainda mais por dentro do mundo do empreendedorismo, leia também:

6 dicas de gestão infalíveis para empreendedores de sucesso

Como conquistar mais clientes e vender mais?

Descubra os segredos por trás das franquias de sucesso

Com carinho,

Clorofitum. 

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