Skincare para iniciantes: inicie sua rotina de cuidados com a pele!

Na tradução para o português, skincare nada mais é do que cuidados com a pele. Entretanto, se olharmos mais minuciosamente, enxergaremos um significado mais profundo.

Assim como nos alimentamos diariamente (por um motivo vital), a nossa pele também precisa receber nutrição (para permanecer viva também).

Então, na verdade, ao falarmos sobre os cuidados, falamos sobre o tipo de alimento e a frequência de bons tratamentos que oferecemos à nossa cútis. Tudo para que ela se mantenha viçosa, maleável, rejuvenescida e saudável.

Ainda não tem uma rotina de cuidados com a pele ou quer dar uma aprimorada nas técnicas? Acompanhe este artigo com a gente!

 

Por que o skincare deve fazer parte das nossas rotinas?

A pele não é só quem regula a temperatura corporal, protege tecidos, ossos, cartilagens e demais órgãos, como também é o nosso cartão de visita.

E, como toda porta de entrada, queremos que ela seja convidativa, certo?

Já que a pele cobre todo o nosso corpo, é ela quem sofre grande exposição dos agentes externos, como sol, poluição, altos e baixos da temperatura, poeira, entre outros.

Ela também se comporta e se mostra de acordo com os alimentos e a quantidade de água que ingerimos, os tipos de produtos que utilizamos e até pelo estilo de vida que levamos (cigarros e insônia, por exemplo, impactam na saúde da nossa cútis).

É por essas razões que, diariamente, ela precisa ser limpa, hidratada e ter suas células renovadas.

E quer saber de uma coisa? O início desse compromisso íntimo e extremamente importante com a sua pele só depende de você (ela já está pronta! 😊).

 

Ei! Será que você conhece as características da sua pele?

Se você lava o rosto todos os dias e passa um protetor solar pela manhã, já está uns passos adiantada. Mas é preciso ir além: identificar o seu tipo de pele, o estágio da vida em que se encontra, o estilo de vida que leva e as marcas de expressão que tem.

Só assim, conhecendo de fato a sua região cutânea, será possível encontrar seus produtos queridinhos.

Como já conversamos anteriormente, há 4 principais tipos de pele:

Seca – Com carência de sebo e água, é conhecida por ter uma aparência que descama, não tem brilho, apresenta poucos poros visíveis e é “rachadinha”.

Oleosa – É conhecida por ter aquela aparência extremamente brilhosa, com excesso de óleo, ser pegajosa ao toque, com poros dilatados e visíveis.

Mista – Tem características tanto da pele seca quanto da oleosa. A famosa região T do rosto (testa, nariz e queixo) é bem mais oleosa do que as bochechas e há regiões com mais poros abertos que outros.

Normal – Tem uma aparência saudável, um equilíbrio incrível entre os níveis de óleo, água e ressecamento.

Saiba mais sobre o seu tipo de pele e os cuidados específicos.

 

Vamos às dicas para uma boa rotina de cuidados?

Em uma rotina de skincare ideal, limpamos, tonificamos, esfoliamos, protegemos e hidratamos. Também não costumamos dizer que é mais uma obrigatoriedade do nosso cotidiano, mas sim um momento de autocuidado e manutenção da própria saúde e bem-estar.

Durante o dia

Passo 1: Acordou? Bora lavar o rosto com um gel de limpeza facial para retirar as impurezas, combater bactérias, acúmulo de resíduos e higienizar.

Passo 2: Agora é preciso recuperar o PH da pele, devolver a hidratação que ela merece, controlar a oleosidade e trazer uma calma e leveza à região. Para isto, utilize uma água termal

Passo 3: Complementando a hidratação, utilize um creme hidratante no rosto e corpo para a manutenção da maciez, luminosidade e rejuvenescimento.

Passo 4: Por fim (e não menos importante), protetor solar para proteção contra os raios ultravioleta que estão presentes até mesmo em dias chuvosos.

Durante a noite

Passo 1: Quase na hora de dormir? Bora lavar o rosto com um gel de limpeza facial para retirar as impurezas, combater bactérias, acúmulo de resíduos e higienizar. Se estiver com maquiagem, utilize um demaquilante também.

Passo 2: Mais uma vez, vamos recuperar o PH da pele, devolver a hidratação que ela merece, controlar a oleosidade e trazer uma calma e leveza à região. Para isto, utilize uma água termal

Passo 3: Complementando a hidratação, utilize um creme hidratante no rosto e corpo para a manutenção da maciez, luminosidade e rejuvenescimento.

Observação: não tenha dó de utilizar cremes hidratantes na região do rosto e corpo: quem não quer sentir aquela sensação de pele de bebê? Apesar de já termos passado um pouquinho da idade, ainda é possível! rsrs

É durante a noite também que aplicaremos produtos que contêm ácidos, como a vitamina C (que repõe nutrientes e combate o envelhecimento precoce). Eles não podem ser expostos ao sol.

Dica de ouro

Aos 25 anos, o nosso corpo começa a reduzir a quantidade de colágeno produzido. Além de ser um processo natural de qualquer corpo que envelhece, pode ser intensificado com hábitos que deterioram o organismo, como estresse, cigarro e má alimentação.

A reposição desta proteína estruturante do corpo, conhecida como colágeno, não é só importante para fatores estéticos (visto que nos rejuvenesce), como também é fundamental para a elasticidade e rigidez da pele, para as fibras que constituem o nosso corpo e para a força e vitalidade de nossas unhas e cabelos.

Então não deixe para depois e já comece a repor as suas taxas de colágeno, ok?

 

Agora está explicado! Não é por menos que, durante a quarentena, a quantidade de pessoas aparecendo de cara limpíssima aumentou significativamente.

Além de retardar o envelhecimento da área cutânea, as técnicas de skincare permitem um tempinho em que você se dedica a cuidar do seu lar (que chamamos de corpo).

Quer conhecer os nossos produtos de cuidados com a pele? É só dar uma olhadinha em nosso site: o Bombom da Beleza, Benzin e Fonte da Juventude não te abandonam!

Em caso de dúvidas, também não deixe de ter o seu dermatologista como uma fonte indispensável de informação segura, ok?

Com carinho,
Clorofitum.

You May Also Like

Crescimento Capilar: descubra o segredo!

Cronograma capilar e o teste de porosidade

Bronzeado Perfeito

Morena iluminada: fique pode dentro desta tendência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *