Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

O mês é Outubro e a pauta principal é saúde da mulher. Sabemos que este mês nos traz ainda mais consciência acerca do quanto precisamos e podemos fazer pela nossa saúde.

Mas, para nos mantermos bem, precisamos cuidar da gente o ano inteiro. Nosso corpo, mente, alma e espírito precisam estar em constante harmonia não só para que a nossa saúde esteja em alta, mas também para que não nos esqueçamos do que nos move diariamente – como a nossa autoestima, sonhos, desejos e propósitos.

Por isso que, mais do que nunca, precisamos falar: saúde importa muito não só no longo prazo, como também para que você se olhe no espelho e realmente se ame em cada uma das fases da sua vida.

Separamos 11 cuidados imperdíveis para ter uma vida mais realizada e plena. Aguente firme e vamos lá, mulherada.

1 -Cuidar da pele do corpo como cuida do rosto

Claro que o rosto é e deve ser uma preocupação muito frequente da nossa saúde, já que impacta diretamente na nossa autoestima e bem-estar.

Mas, a pele do corpo também envelhece, resseca e pode ter rugas precoces se não for bem tratada. Por isso, não deixa de hidratar muito bem cada cantinho de você depois de sair do banho, viu?

2 – Priorize boas noites de sono

Nosso corpo é regulamentado para funcionar quando descansado. Você pode ter todas as habilidades e motivação do mundo, mas o corpo não responde aos estímulos se estiver cansado.

Além disso, dormir pelo menos 7 horas por noite diminui as chances de cansaço fácil e dificuldade de concentração.

3 – Entenda que o bem-estar e saúde estão ligados à alimentação

Uma boa alimentação é extremamente poderosa para as nossas vidas. Ela é apenas a grande responsável por manter a nossa saúde e diminuir as chances de doenças graves.

Muito cuidado em como você anda alimentando o seu corpo, tá? Ele precisa de mais alimentos in natura e menos processados.

4 – Cuide das suas emoções

Saúde mental importa e muito. Ter sanidade mental influencia diretamente na nossa qualidade de vida, controle de transtornos mentais, como o estresse, e nos ajuda a sermos mais positivos.

Viver a vida com positivamente é um passo muito importante para ter momentos mais prazerosos e relações mais saudáveis.

5 – Tire um tempo para você

A sanidade mental também é reflexo do quanto você se valoriza e curte a própria presença. Tirar um tempo por semana para cuidar do seu corpo, mente e cabelo pode elevar sua autoestima, sua saúde e qualidade de vida.

Estar bem consigo, hidratada e feliz não tem preço, né?

Saiba como fazer um spa na sua própria casa.

6 – Faça check-up

Exames de rotina diagnosticam condições de saúde precocemente e te mostram o caminho que precisa percorrer em cada fase da vida.

Muitas doenças são silenciosas e muitos sinais sobre a nossa saúde não são dados de maneira tão clara.

Para ter certeza que está tudo bem, tenha um acompanhamento médico constante, ok? Lembre-se que é POR você!

7 – Busque ajuda em caso de violência

Violência contra mulher não é só crime, como também afeta negativamente a vida de muitas de nós. Muitas vezes, não sabemos nem como agir ou procurar uma ajuda efetiva.

Para fazer denúncias, faça uma ligação para o número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher. É gratuito e anônimo.

Cuide de você e incentive as mulheres ao se redor a fazerem o mesmo <3

8 – Conheça o seu corpo

Apalpe o seu corpo. Passe a mão em cada parte dele. Dê umas apertadinhas. Analise todos os carocinhos, novas pintas e alterações que acontecerem. Tudo isso são sinais de como anda a sua saúde.

Em caso de estranhamento ou alterações, não deixe de procurar um médico.

9 – Tenha uma rede de apoio

Ter com quem contar em momentos difíceis e com quem comemorar nas fases felizes conta muito.

Essas pessoas te apoiam em decisões importantes e celebram junto com você.

Viver uma vida tendo apoio de pessoas queridas e eliminado as que só nos pesam as costas é um grande incentivo para viver na positividade.

10 – Proteja-se

Os agentes externos da própria natureza, como o sol e poluição, podem entupir os nossos poros e prejudicar a saúde do nosso cabelo.

Sabia dessa?

Por isso, inclua na sua rotina uma água termal, para higienizar diariamente a pele, e um protetor térmico, para blindar os fios.

Esta é uma forma eficaz de identificar mudanças no corpo e saber como tratá-las, quando necessário.

11 – Respeite seus dias ruins

Naqueles dias mais difíceis ou quando a TPM apertar, respeite o seu tempo. Tire um tempo para fazer o que você ama e comer um chocolatinho.

O Outubro Rosa é o mês para reafirmar o quanto a saúde da mulher importa. Seja neste mês ou em qualquer outra época do ano: cuide de você, do seu corpo, da sua pele, do seu cabelo, da sua mente.

Você é a única que pode fazer isso por você. E, claro, conte com a gente!

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Tons de loiro: como escolher o tom que mais combina com você

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

7 erros fatais na hora de fazer a gestão do seu salão de beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *