Você já se imaginou vivendo acima da expectativa, tendo uma vida significativa, com propósito e saudável? O segredo japonês desvendado ao mundo, Ikigai, aposta na longevidade como um caminho possível e autêntico.
Se todos nós, seres vivos, somos mortais, o que leva uns a alcançarem os 100 anos com disposição e vitalidade, e outros a abandonarem o barco bem antes disso?
Sim! Os fatores externos impactam e podem determinar até onde vamos, mas há inúmeros outros que dependem de nós.
Ter um propósito de vida bem claro é o pontapé inicial.
Vamos desbravar de vez este assunto para vivermos ainda melhor? Acompanhe o artigo!
Ikigai e sua relevância para o mundo
O que te faz levantar todos os dias? O que te motiva a viver as suas 24 horas da melhor forma, fazendo o melhor que pode? É exatamente por meio disto que o Ikigai se estrutura.
Nada como refletir sobre esta questão já nos primeiros dias do ano, né? 😊
Os segredos da longevidade foram descobertos por habitantes de uma província japonesa, localizada ao sul do país, chamada Okinawa.
Essa região, composta por inúmeras ilhas, é conhecida como o local onde tem o maior número de centenários do planeta Terra.
Usufruindo de sua longevidade, eles jogam a aposta ao mundo: encontrar a razão de viver é a chave do cadeado.
Mas não basta só imaginá-la: é preciso praticar e encontrar as atividades que te dão prazer e que você sabe fazer bem.
São elas que formarão o seu propósito de vida!
Como encontrar o meu propósito?
É preciso que você conheça a si mesmo.
Apesar de às vezes ser turbulento, este é um caminho seguro, porque é uma jornada em que vamos desenvolvendo a autoconfiança e o autoconhecimento.
Com o tempo, você vai percebendo desde as pequenas às grandes tarefas que te fazem bem.
Pode começar com o pãozinho torradinho que você come pela manhã, preparado com todo carinho por alguém especial, passando pelo encontro com o seu dom com a música e chegando ao sucesso no voluntariado que exerce.
O mais importante é: devem ser atividades que despertem prazer continuamente e impulsionem melhorias e mais felicidade no futuro.
Ver essa foto no Instagram
Percebeu só? Os motivos que nos engajam e nos levam ao encontro da nossa razão de existir são inúmeros. E é exatamente isto que nos difere, nos torna únicos e vivos!
Passos para encontrar o seu propósito:
1. Comece por algo simples (mas significativo) e vá avançando aos poucos. Faça uma lista com tudo o que pensar;
2. Responda às seguintes perguntas:
- O que eu amo fazer?
- O que eu faço bem feito?
- O que eu posso ser remunerado para fazer?
- Do que o mundo precisa?
3. Reflita muito bem sobre tudo o que foi colocado no papel;
4. Chegue à conclusão! Dica: o seu Ikigai é a junção do que você ama fazer, com o que faz bem e pode ser remunerado, com o que pode ser feito para ajudar alguém no mundo.
No caso da Clorofitum Cosméticos, diríamos que o nosso propósito é promover a autoestima e bem-estar ao mundo, de modo que o ambiente seja mais sustentável e as pessoas, mais confiantes de si.
Até arrepia!!!!!
Segredos da longevidade
Como nem todo mundo pode viver nas chamadas “Zonas Azuis”, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a qualidade de vida atingem níveis altos, resta que cada um faça o seu melhor.
Ter um estilo de vida equilibrado, encontrar pontos de paz, desenvolver paixões e respeitar o corpo é o caminho.
1, 2, 3… Valendo!
Atividade física constante
É o que mantém o nosso corpo em movimento e diretamente conectado com a saúde de nossas funções vitais. Ao nos livrar do sedentarismo, o esporte diminui os riscos à saúde e pode nos proteger de doenças crônicas.
Alimentação nutritiva e balanceada
Para funcionar bem, tudo o que o corpo precisa é de ser bem cuidado. O organismo funciona de acordo com o que recebe. Portanto, quanto mais abastecermos ele com uma nutrição rica, mais ele agradecerá em forma de saúde.
Fazer a diferença socialmente (para alguém ou para um grupo que você considera relevante)
O voluntariado é uma atividade que traz um significado enorme para a vida. Quando nos colocamos nessa troca, de ajudar o outro, encontramos um ponto de paz e fazemos a diferença na trajetória de alguém.
Bebida alcoólica com moderação
Se alguém te perguntar com que frequência você bebe e a resposta for “socialmente”, saiba que está no caminho certo. Uma tacinha de vinho aqui e uma cervejinha ali, sem exageros, está tudo bem.
Desenvolver a fé
A espiritualidade pode nos levar a um patamar de extrema entrega ao que acreditamos e despertar sentimentos essenciais, como o amor, a compaixão e a esperança.
Ter um Ikigai claro
Saiba o que te motiva a acordar todos os dias. Saiba qual é o seu propósito. Saiba como você quer e pode impactar a sua vida. Saiba como pode contribuir para um mundo melhor. A longevidade ama ter clareza sobre essas questões 😊
Manter os relacionamentos saudáveis
Relacionamentos são como uma plantinha: se não regada na medida certa e com frequência, morre. Identifique as relações que te fazem mal e que não são regadas de forma recíproca. Exclua-as e foque naquelas que fazem parte do seu propósito.
Amar o seu corpo
Sabia que o nosso corpo também precisa de mimos? Desde a menor célula do pé até o último fio de cabelo, ele fica à espera dos nossos cuidados constantes. Tudo bem olhar para a pele e cabelo de um jeito diferente todos os dias, mas sempre preserve a intenção de mantê-los com saúde.
Priorizar a saúde mental
Ao descobrir suas paixões, a ideia é que você dedique mais tempo a elas. Fazendo isso, as chances de reduzir o estresse, ter menos pensamentos negativos, ser mais sereno e ter uma inteligência emocional mais aguçada, aumentam significativamente.
Não necessariamente comemoraremos o centenário. Mas com o nosso propósito e paixões, alcançamos a longevidade em uma vida significativa, plena, produtiva e agradável. É, Ikigai… Você é fera!
E aí? Gostou do conteúdo? Deixa a gente saber se você já está pensando no seu propósito por aí. É só deixar um comentário aqui embaixo 😊
Para nos conhecer mais, basta acessar o nosso site.
Com carinho,
Clorofitum.