Sabe aquela sensação gostosa de plantar suas hortaliças, temperos, ervas e verdurinhas em casa? Muitos moradores acham que ter uma horta em apartamento é uma missão (quase) impossível.
Mas não é! Tem uns jeitinhos e segredinhos muito importantes que tornam possível de ter uma hortinha em casa, comer sem agrotóxico e colocar temperinhos naturais.
Afinal, uma comida vegana merece umas pitadas de saúde, natureza e, claro, todo cuidado depositado ali no crescimento das mudinhas.
Aperte o play na sua playlist favorita e vem saber por onde começar a se alimentar melhor, economizar dinheiro e ainda ter um espaço todo verde para chamar de seu.
Há inimigos da horta em apartamento?
As cidades estão ficando cada vez mais verticais. Ou seja: os apartamentos estão ficando cada vez mais frequentes e os moradores estão tendo menos espaço de quintal e jardim.
Mas, calma! A falta de quintais de terra e de sítios vastos não é motivo para não ter seus temperos e verduras bem fresquinhos.
Com o aumento da preocupação acerca da sustentabilidade, menos sacrifício animal, mais saúde e qualidade de vida, as florestas verticais ganharam relevância e os apartamentos nunca estiverem tão verdes.
Por onde começar?
Ei, moradores de apê! Vocês podem e devem ter um pedacinho verde na casa de vocês para acompanhar cada vez mais a rotina saudável.
Como bons veganos, somos fãs de tudo que vem para nos trazer mais tranquilidade, saúde e vida.
Então, sua hortinha vai precisar de:
- Raios de sol
Sabe aquele lugar do seu apartamento que o sol e o ventinho entram? Sabe aquele lugar onde a claridade dá “oi”?
Então, posicione suas mudinhas neste lugar. As plantas precisam disso!
- Vasos que as comportem
Para ervas e temperos, o ideal é que os vasos tenham de 10 a 15 centímetros de profundidade. Além disso, é essencial que tenham furinhos ao fundo para que não haja acúmulo de água.
Assim, as plantinhas poderão respirar sem sufocamento algum.
- De uma terra de respeito
Pensa só que será necessário recriar o ambiente natural da planta para que sua horta em apartamento seja possível.
Então, não é qualquer terra que faz isso muito bem. A terra precisa ser esponjosa, para permitir o fluxo de oxigênio, e rica em nutrientes, para que o crescimento seja constante e saudável.
- Um começo respeitoso
Comece sua hortinha plantando brotinhos ou raízes mais firmes, como tomate, alface, pimenta, orégano e manjericão.
Huuuum! Sinto o cheirinho deles daqui!
- Água das boas
Normalmente, a rega das mudas acontece entre um compromisso ou uma saída e outra de casa. Claro que depende muito de onde suas mudas estão (se o local é úmido, frio ou calor), mas o ideal é regar de manhã e pela noite.
Isso porque a água já evapora em temperaturas amenas, imagine então em ambientes e temporadas de calor. Além de que a água pode acumular resíduos indesejados.
Trocando e regando 2 vezes ao dia, evita que a terra fique seca, por causa da evaporação, e a água quente e poluída vai sendo substituída.
- Suspensão
Deixe as plantinhas suspensas em caixotes de madeira, arames ou em um painel para facilitar a irrigação e circulação do oxigênio.
Como os vasos terão furinhos no fundo, se não estiverem suspensos, o ar não vai circular e a água ficará empoçada – e isto é horrível para a saúde da muda.
Quais os benefícios de ter uma hortinha para chamar de sua?
Ter uma horta em apartamento não é bom só para o ambiente não, mas também para a sua saúde física e mental.
Pensa que delícia é ter sua casa arejada e oxigenada pelas plantas, e alimentos frescos para as suas refeições? 😊
E não para por aí. Você ganha mais:
• Maior consumo de comidinhas saudáveis;
• Alimentos verdinhos e livres de agrotóxicos;
• Menos despesas com mercado e feira;
• Riqueza de educação e fonte nutritiva para as crianças;
• Ambiente mais verde, oxigenado e decorado.
Além de momentos super terapêuticos cuidando do que te faz bem.
Conheça alguns ótimos exemplos:
Ter horta em apartamento não lhe parece mais uma missão impossível, né? Além de te trazer mais vida, saúde e economias, torna o seu ambiente mais agradável e energizado (com energias boas, claro).
Conheça receitas veganas que amamos:
Reunimos as melhores receitas veganas
Saiba como fazer um bacalhau vegano
Com carinho,
Clorofitum.