Transição capilar: beleza, desafios, recompensas e histórias

Liberdade. Naturalidade. Novidade. Força. Todas essas palavras poderiam ser sinônimos de transição capilar. Isto porque, após a transição, o cabelo assume novas formas, texturas e demanda por cuidados ainda mais específicos. 

Assim como nós, o nosso cabelo também tem uma história à parte, que o acompanha desde o surgimento do primeiro fio. Uma série de transições, processos, produtos e fases já passaram por ele: em alguns momentos, processos dolorosos e marcantes; noutros, fases reluzentes, de produtos certos; mas sempre um momento de grande parceria com as mechas cheias de vida que carregamos por onde quer que vamos. 

Certamente, o processo de transição capilar nem sempre é fácil. É preciso se desapegar da química e da sua aparência que todos já estão acostumados para dar oportunidade ao seu cabelo de retornar à textura e forma naturais; optando por um dos dois caminhos possíveis: cortar bem curtinho ou conviver com texturas diferentes e ir cortando aos poucos

O fato é: com paciência, bons produtos, boas dicas e cuidados, este processo se torna cada vez mais prazeroso e transformador

Que tal acompanhar o post para ficar ainda mais por dentro do assunto?

A história dos nossos cabelos

Já parou para pensar que o seu cabelo te acompanhou por todas as suas viagens, passou por todos os seus bons e maus momentos, conheceu as pessoas inesquecíveis da sua vida (e até já foi acariciado por muitas delas) e sofreu quando seu corpo apresentou instabilidades físicas e psicológicas? Sim, o nosso cabelo é um grande parceiro!

E é por isso que precisamos nos dar conta de quando ele não aguenta mais passar por transformações, está quebradiço, mal tratado e precisa (re)viver de alguma forma. Durante o período da decisão pela transição capilar, pense bem na história do seu cabelo, nos processos pelos quais já foi submetido e nas fases já superadas. 

Garantimos que, ao analisá-lo mais cuidadosamente, é possível ver marcas: seja de tintura, de química, de produtos, de brilho, de cortes… Há uma imensidão de indícios. Observe cada mecha e tome a decisão que julgar necessária (desde que seja feita por você e pelo seu cabelo).

Os primeiros passos para dar início à transição capilar 

Agora que a decisão está ganhando forma, é preciso se apegar aos motivos pelos quais você pretende avançar neste processo e encarar os desafios de pertinho.

A ansiedade, desmotivação, medo do corte, falta de dinheiro e preocupação em encontrar produtos adequados são alguns dos dilemas que perpassam por nossos pensamentos. Mesmo que as incógnitas e os desafios sejam grandes no início, com o tempo, ajuda e cuidados, cada etapa do processo vai se tornando prazerosa. 

Saiba alguns dos desafios 

Texturas diferentes entre os fios 

A maioria das pessoas que passa pela transição capilar opta por conviver com as texturas diferentes e misturadas das mechas para não cortar toda a parte danificada ou alisada de uma só vez. Até que o cabelo cresça e atinja o comprimento desejado, é preciso cuidar de cada textura de maneira única e direcionada.  

Tenha em mente que os primeiros fios que irão apontar após o fim dos processos químicos são chamados de scab hair. Eles ainda terão características muito frágeis; sendo consequência direta dos danos acumulados no couro cabelo. 

Mas não se preocupe! Até que ele ganhe a força necessária, isto é super normal. 

Linha Zero Poo – Para tratar e manter cachos definidos dentro de um cronograma de tratamento.

Mechas muito danificadas 

Quando o cabelo é submetido a processos químicos intensos e por muitos anos, é de se esperar que ele esteja danificado e sedento por nutrientes e agentes poderosos que irão trazer vida a ele de novo. Por isso, tratamentos e cuidados intensivos se tornam mais do que obrigatórios. 

Vontade de desistir 

Sim, este também é um grande desafio (principalmente no início). Tentativas frustradas, dificuldade para desembaraçar e as diferentes texturas aparentes podem ser alguns dos motivos. Neste momento, converse com você mesma, coloque na balança os motivos que te fizeram chegar até aqui e acaricie as mechas saudáveis e naturais que estão ganhando forma. Convenhamos que dá até um orgulhinho, né? 

O tempo necessário é incerto 

Cada cabelo carrega uma história e um tempo necessário para que atinja força, saúde e retome a forma natural. Durante este tempo, podemos até sentir que os fios emitem sinais de que estão respirando e que realmente demandarão um tempo para assemelhar todos os novos cuidados e costumes. 

É assim mesmo, viu?  😊

Aprender desaprendendo

Acredite:  você aprenderá muito ao longo de todo o processo. Também perceberá que será preciso deixar de lado alguns cuidados que tinha para aprender e perceber os novos cuidados e nutrientes que as novas formas do seu cabelo precisam.  Mas, certamente, banhos de hidratação, umectação e reconstrução farão parte do seu novo cronograma capilar.

Conheça bem os aliados e as recompensas da sua transição capilar 

Como dissemos anteriormente, apesar de transformador e libertador, não se trata de um período fácil. Para amenizar os impactos e proporcionar menos bad hair days, é preciso apostar nos aliados certos e se atentar às recompensas. 

Por aliados, entende-se aqueles produtos que vão recompor a saúde do seu couro cabeludo, a vitalidade dos fios, a texturização esperada e até o volume dos sonhos. É juntamente com esses produtos que será possível chegar ao final da transição capilar entendendo como o seu cabelo realmente se comporta. Enquanto os shampoos ficam encarregados pela limpeza adequada e não permitem o acúmulo de resíduos, os condicionadores e cremes repõem nutrientes, água, brilho e vitaminas. 

Assim, ganha forma o que chamamos de recompensas: o processo de retomada à forma natural se intensifica e um cronograma capilar completo se encaixa à sua rotina. 

Estamos com você nessa!

Conheça a Linha CTI – Clorofitum Tecnologia Inteligente, da Clorofitum Cosméticos, para tratamento intensivo dos fios que sofreram danos químicos. Com os produtos da linha, você, que agora tem o cabelo retornando à forma natural, verá melhorias na resistência, regeneração e na reposição da massa de cada mecha. Saiba mais!

Linha CTI – responsável pelo tratamento intensivo dos fios que sofreram danos químicos

Conheça Vitta Cachos e Vitta Brilho, da Clorofitum Cosméticos, para proporcionar modelagem, ativar cachos, umectar, estilizar, reduzir o frizz, proteger de agentes agressores externos e recuperar cabelos cacheados, crespos ou em transição.

Vitta Brilho e Vitta Cachos – responsáveis por modelar, umectar, estilizar e recuperar cabelos em transição capilar.
A transição NÃO acontece só no cabelo 

Por fim, gostaríamos de despertar a reflexão de que a mudança acontecerá por inteiro. Talvez você não perceba o quanto mudou no início, mas, certamente, além de ter desenvolvido novas habilidades (agora você sabe cuidar muito melhor das suas mechas), também desenvolveu uma liberdade, conhecimento dos fios e aceitação de suas origens de uma maneira muito especial.

E esta mudança começou dentro de você, com a decisão, e se tornou visível por meio dos cachos, ondulações e dos fios crespos bem cuidados e tratados que (re)nascem continuamente. Enquanto isso, use e abuse de penteados, dos lenços e dos cuidados.

 

Com carinho,

Clorofitum. 

 

You May Also Like

Modelador de cachos e os cuidados necessários

Crescimento Capilar: descubra o segredo!

Cronograma capilar e o teste de porosidade

Bronzeado Perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *