Um fato é: nós, brasileiros, gostamos de cuidar da gente! Com o crescimento do mercado da beleza e dos cosméticos, o nosso corpo, pele e cabelo nunca foram colocados em um nível tão alto de importância como agora!
Isto indica não somente que os consumidores passaram a cuidar mais de si, mas que as empresas e marcas queridinhas de produtos de beleza ganharam um gás de inovação, preservação da autoestima e mais espaço nos lares de milhares de pessoas.
Além disso, os resultados dos investimentos, apesar de calculáveis, têm o seu lado intangível super aguçado: é um prazer mudar a vida de pessoas por meio do que fazemos de melhor como indústria de cosméticos.
Dos números à sua real representatividade, vem conhecer este mercado com a gente!
O mercado cresceu muito durante a pandemia!
Certamente estamos vivendo um boom da tecnologia e do compartilhamento de informações. Principalmente em tempos de distanciamento social, como demandado pela pandemia da COVID-19, as redes sociais nunca tinham sido, de maneira tão exacerbada, um lugar de matar saudade, de “encontros” casuais, de reuniões importantes e de colher informações de como cuidar melhor de nós e do nosso entorno.
Com as pessoas mais conectadas e mais dentro de casa, necessidades e demandas foram surgindo…
Sabe quando você passa a ter um momento a mais para olhar para si e analisar o seu interior; para olhar para o espelho com mais frequência e perceber que há manchinhas e marcas de envelhecimento na pele e pontas duplas no cabelo?
Foi justamente isso que aconteceu! O ficar em casa nos tornou mais fiéis, comprometidos e cuidadosos conosco.
Como resultado, o mercado da beleza registrou altíssimas compras em plataformas virtuais, um faturamento de 167 bilhões de reais só no Brasil, e os consumidores passaram a se ver mais confiantes.
Sabe quem ganhou muito com isto? O planeta!
A necessidade de se falar sobre o ambiente que nos cerca, como a preservação do meio ambiente, também é um assunto que esteve (e está) super em alta!
Primeiro que as marcas entenderam que, para uma vida longínqua, é preciso considerar todos os grupos que compõem, direta ou indiretamente, o ecossistema corporativo: clientes, colaboradores, prestadores, fornecedores… E meio ambiente!
O segundo ponto é que os consumidores também ficaram mais conscientes e passaram a investir mais em marcas que tenham propósitos de impactar o planeta positivamente, com redução de lixo, embalagens sustentáveis, coletas seletivas e diminuição de poluentes para a atmosfera.
Desde o seu início, a Clorofitum Cosméticos, sempre apresentou toda a sua inovação, tecnologia e atenção às necessidades que pulsam nos corações dos consumidores sem testar em animais, produzindo embalagens sustentáveis e tendo um portfólio majoritariamente vegano.
Temos um orgulho imenso de dizer que é por meio deste caminho que buscamos ser memoráveis: ter uma comunidade de adeptos, presença social, posicionamento de acordo com o que defendemos, criação de conteúdos informativos, engajamento de pessoas e causas, e impactos positivos cada vez mais numerosos e de acordo com o cenário atual.
Mudanças de rota: quais produtos ganharam relevância?
Se antes os produtos de maquiagem, como base e pó, eram os queridinhos deste mercado, hoje eles perderam seu posto de privilégio para segmentos de skincare e aqueles que deixam as nossas madeixas do jeito que amamos!
Com este aumento recente da demanda, as inovações surgiram a todo vapor e o mercado entendeu que era preciso fabricar produtos que atendam diferentes tipos de fios e de pele.
E não é que deu certo?
Segundo dados da consultoria global Euromonitor International, até 2024, veremos um aumento de 5,5% de produtos que cuidam da nossa cútis e 1,8% para aqueles que conversam cara a cara com os nossos cabelos.
Tudo se impulsionou com a pandemia…
E olhem só o que aconteceu: em um momento de mais autoconhecimento e olhar para si, o mundo normalizou o natural!
Quem não viu stories da sua blogueira preferida sem maquiagem, a live da cantora baiana Ivete Sangalo de pijama ou não participou de uma reunião com latido de cachorro ao fundo e com a sua pantufa quentinha?
É exatamente disso que estamos falando: pessoas normais vivendo vidas normais.
E nessa normalidade de idas e vindas em reuniões e aulas virtuais, em que só o nosso rosto aparece, encontramos um ponto de intersecção: priorização da saúde da cútis e dos fios.
Produtos como cremes hidratantes, máscaras de tratamento, tônicos e águas termais ganharam força e importância em nossos corações e rotinas.
O mais importante é estar onde podem nos achar!
Com certeza, poder acompanhar os consumidores mais de perto, entender suas rotinas, receios e necessidades foram motivos norteadores e que deram gás à inovação.
Não só as particularidades de cada um se tornaram focos do desenvolvimento de produtos, como os pontos de venda precisaram aumentar e as plataformas de interação se multiplicaram.
Foi assim que os motivos para se investir ganharam força e conhecimento:
- Mercado super aquecido;
- Aumento de consumidores;
- Priorização de inovação e desenvolvimento de novos produtos;
- Aproveitamento do know-how (saber-fazer) do que já conhecemos do mercado da beleza;
- Possibilidade de começar uma franquia diretamente de casa;
- Brasil representa o quarto maior mercado do mundo;
- As facilidades estão cada vez maiores com o aumento da demanda.
Com todo este cenário, percebemos que beleza vai muito além da produção super arrojada: está nos pequenos detalhes, nos cuidados diários e na autoestima que nunca esteve tão em alta.
É trabalhando para suprir necessidades e alcançando resultados esperados que o mercado da beleza e dos cosméticos avança para ser cada vez mais inclusivo, diversificado e preciso.
Que delícia conversar com você! O que mais estão aprendendo durante este período todo? Separamos aqui alguns dos mais importantes ensinamentos para a gente.
Se quiser conhecer mais sobre o nosso negócio e em como podemos alcançar mais pessoas juntos, nos mande uma mensagem por aqui ou por alguma de nossas redes sociais!
Com carinho,
Clorofitum.