Lucratividade no cenário pós-pandemia: como ter um negócio de sucesso?

Com o reaquecimento da economia no país, para continuar tendo sucesso e lucratividade no cenário pós-pandemia, é preciso entender sobre como os consumidores estão se comportando e o que esperam receber ao comprar um produto ou contratar um serviço seu. 

Por isso, aprender com negócios que já fazem sucesso e entenderam as características principais dessa nova economia é essencial. A mentalidade de agora não é só sobre querer vender muito: é preciso encantar, fidelizar e entregar o que tem de melhor. 

Para que o seu salão de beleza ou a sua franquia de cosméticos continue te fazendo feliz, é preciso entender e saber responder à pergunta principal: que novo cenário é este? 

Não se desespere porque na conversa de hoje vamos detalhar as principais lições que você precisa ter em mente hoje. 

Novos tempos e novas maneiras de ter lucratividade

Não foi somente a tecnologia que sofreu um boom durante a pandemia: também introduzimos hábitos e mudamos rotinas que hoje não fazem mais sentido. Como exemplos, podemos citar: seu cliente quer cada vez mais um atendimento personalizado e a experiência no momento da compra precisa encantar. 

Sabe o porquê isso tem acontecido? 

A lucratividade dos negócios de hoje vem muito mais do nível de encantamento e diferenciação que você leva até o seu cliente do que sobre o preço de fato. 

Vamos às principais lições para que o seu negócio continue, ou volte, a crescer: 

Lição 1) Ter uma gestão humanizada faz diferença 

Se você não entender que nossas áreas da vida são todas interligadas e que uma interfere na outra, não conseguirá prosseguir. Para uma gestão efetiva, é preciso estar com a equipe na cabeça, no coração e no bolso – trazendo inovações, treinamentos e motivações. 

Lição 2) Estar na Era Digital é importante

O digital não é uma plataforma, um site ou aplicativo: é uma Era que veio para ficar e uma cultura que se desenvolveu para transformar. A verdade é que: se o seu negócio não fizer parte da cultura que rege o mercado hoje, facilmente ficará para trás. 

Não é por menos que as lojas virtuais e as redes sociais têm sido a salvação para muitos negócios desde o início da pandemia. Assim como facilita o processo de compra, organiza seu sistema, constrói uma relação mais próxima com o seu público e faz seu negócio vender até quando você está dormindo. 

Lição 3) Valores têm mais importância do que o faturamento

Guarde isso de uma maneira bem firme no seu coração: valores têm mais importância do que o faturamento. Se o seu negócio não tiver valores bem claros e definidos, cairá na desconfiança do público – e cliente desconfiado não compra. 

É preciso mostrar com o que você se preocupa, o que defende e o que quer transformar. Seja por meio de embalagens sustentáveis, equipe motivada, atendimento extremamente humanizado, produtos veganos, respeito à diversidade, movimento contra abusos e violência contra as mulheres etc.

Nos tempos de hoje, negócios que ficam em cima do muro perdem relevância. Afinal, não encantam quem vê de fora. 

Saiba mais sobre a força dos produtos veganos e das embalagens sustentáveis hoje

Lição 4) Estar sempre em movimento é necessário

Desenvolver novas habilidades, diferentes maneiras de fazer o que já é feito igual há muito tempo e manter o olhar atento para as tendências do mercado faz com que sua empresa não entre em um ciclo vicioso e monótono. 

É extremamente prejudicial esperar o problema vir para então mudar algum hábito ou esperar estagnar para perceber que precisa estar em movimento.  

A lucratividade vem para aqueles que não ficam estacionados por muito tempo na mesma vaga. 

Lição 5) O propósito é o que encanta. Portanto, tenha um!

Seu salão de beleza ou franquia de cosméticos precisa ter uma veia pulsante do seu principal motivo de se fazer o que faz diariamente. O propósito é a espinha dorsal de qualquer negócio. 

Além de promover a motivação da equipe, faz com que os clientes entendam que você procura muito mais do que uma venda: quer a transformação e resolução de problemas ou desejos de quem consome de você.   Aí vem a pergunta: qual é o propósito do seu negócio?

Lição 6) Não tenha medo de errar

Se você tivesse desistido de andar nos primeiros meses de vida, jamais teria andado. Quantas vezes aquelas perninhas flutuantes de um bebê tentam ficar de pé até que percebem o corpinho caindo novamente? 

A sensação de tentar e não conseguir se firmar é frustrante. Mas, principalmente quando falamos sobre negócios, estabeleça algo importante com você: aqui não existe o compromisso de fazer tudo perfeito. 

Se errou, redireciona a rota e aprenda. Se acertou, multiplica o que foi feito e segue viagem. 

Ou seja: você não precisa esperar estar tudo perfeito para entrar em ação. Coloque a mão na massa com o que tem.

Lição 7) Invista em multicanais

É preciso estar onde e como o cliente quiser. 

Seu cliente pode ver o efeito de um shampoo maravilhoso nos stories, mas querer fechar a venda pelo WhatsApp para tirar algumas dúvidas. Às vezes, ele vê algo na prateleira do seu salão, mas quer fechar pelo site para conseguir utilizar o cartão que esqueceu em casa.  

Facilitar a vida do cliente é levar uma boa experiência para ele e mais possibilidades de fechar a venda. 

Qual a principal lição que podemos tirar de tudo isso? Para ter lucratividade nos negócios, é preciso ter algo muito importante em mente: os clientes de hoje preferem pagar mais caro se tiverem e sentirem o grau de diferenciação do seu negócio. Ou seja: quando se encanta, não há concorrente do outro lado da rua que te supere.

Leia mais sobre como ter um negócio lucrativo: 

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 Com carinho, 

Clorofitum. 

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