7 tendências que o mercado da beleza espera de nós

Já sabemos que o mercado da beleza está revolucionando e ganhando novos adeptos. Agora, convenhamos que o lado mais incrível desse avanço é que estamos caminhando junto com os nossos consumidores!

O nosso anseio não é somente por produtos eficientes, personalizados e que prometem o que fazem. É também pela coleta de dados consciente, que identifica pontos-chave de quem procura por nós.

O que queremos ao final de tudo isso? Surpreender entregando mais do que a expectativa no produto: atendimento personalizado, conteúdos informativos e interações.

Os últimos tempos só têm sido de flores para os amantes e investidores da beleza justamente porque estamos seguindo tendências importantes que esperam de nós.

Já sabe quais tendências são essas? Neste artigo, te convidamos a descobrir junto com a gente!

 

1. Estamos te vendo

A coleta e análise de dados de quem procura por nós nos permitiu um salto muito importante na maneira como interagimos uns com os outros!

Agora não só sabemos nomes, como também as principais necessidades e o que estão procurando em um cosmético.

A grande vantagem é que passamos a fazer indicações mais assertivas, pensadas individualmente, e a produzir de acordo com o que o mundo vem demandando.

 

2. Pautas sociais e globais importam

Está aí uma grande lição dos últimos tempos! Não somos somente uma comunidade isolada no mundo que não sofre impactos mediante as transformações!

Está mais do que claro que é preciso promover mudanças que tenham a intenção de colaborar com um mundo mais representativo, justo e sustentável.

  • Sim! Pessoas querem se ver estampadas em rótulos de produtos e anúncios na internet;
  • Sim! Pessoas querem produtos e serviços que foram pensadas para as suas características e estilo de vida;
  • Sim! Pessoas querem consumir produtos que não impactem negativamente o meio ambiente e que, ao invés disso, estejam preocupados com a escassez dos recursos naturais.

Se o negócio não se preocupar com isso, perderá adeptos e a chance de promover um mundo mais habitável.

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3. Para você, para ela, para ele… Para todes!

Até o final de 2021, os homens representarão o consumo de mais de 25 bilhões de reais em produtos de beleza – é o que indica a Euromonitor International, conhecida pelas pesquisas de hábitos de consumo.

A força masculina está entendendo que é preciso dar o primeiro passo em direção a uma pele, cabelo e barba bem cuidados.

Alguns produtos nem são mais classificados por gênero, visto que a indústria se desenvolveu e entendeu que há situações que se encaixam em rostos, em cabelos, em barbas, em peles.

Poderíamos usar como exemplos produtos como:

Linha versátil e com múltiplas funções. Desenvolvida para cabelos e barbas impecáveis. Saiba mais!
Produto que age para uma renovação celular da pele, hidratação e estimulação de proteínas importantes. Quem não precisa disso, né? Saiba mais!

4. É preciso estar onde podem nos encontrar

Em um mundo cheio de preocupações, com rotinas exaustivas e jornada de trabalho extensa, comodidade e agilidade é o que buscamos, né?

Como empresa que busca melhoramento contínuo, devemos entregar o máximo de conforto para os nossos consumidores. Desde a procura inicial até a entrega do produto, os serviços e facilidades é que farão a diferença.

Por isso é que precisamos estar onde podem nos encontrar: quais meios e canais o nosso público e as pessoas que mais interagem com a gente estão?

 

5. A beleza precisa ser inclusiva

Imagina só que desconfortável e monótono seria se todos tivéssemos as mesmas características físicas e as mesmas percepções do que é beleza?

No mínimo, perderíamos o lado mais benéfico e edificante da diversidade! Que chato, né?

É reconhecendo a beleza no diferente que o conceito de beleza inclusiva vem cada vez mais fazendo parte do mercado: os públicos “não atendidos”, ou atendidos de maneira muito superficial, vêm ganhando visibilidade e produtos feitos exclusivamente para eles!

Produtos para homens – higiene e cuidados pessoais, barbeadores, géis, vitaminas para fortalecimento da barba e cabelo, suplementos, entre outros.

Produtos para pele negra e cabelo crespo – não só os produtos receberam direcionamento e potencialização com a análise de dados deste segmento de mercado, como personalidades negras passaram a estampar rótulos.

Produtos para a Geração Z – uma verdade verdadeira é que quanto mais cedo iniciarmos os cuidados com o nosso corpo, menos sentiremos os impactos de um envelhecimento precoce e marcas de expressão antes da hora. É por isso que o mercado também passou a considerar as nossas crianças e adolescentes.

Produtos para 40+ – principalmente o público feminino passou a procurar e demandar incansavelmente por produtos que acompanhassem a fase da vida que estão passando, como a menopausa, a calvície e a pele madura.

 

6. A beleza pode ser emocional também!

Já que os produtos fazem parte da rotina de cuidados de milhares de pessoas, um insight muito importante marcou ainda mais a vida dos consumidores: que tal estarmos juntos também nos ciclos naturais da vida?

Seja nos momentos de estresse, em que o cabelo cai muito; seja no processo de envelhecimento, em que a pele precisa de muita nutrição; seja em fases em que tudo o que precisamos é de bem-estar e paz com o nosso corpo… Estamos com você!

 

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7. Ser transparente é importante

As pessoas querem saber quem está por trás de tudo aquilo, como os produtos são pensados e produzidos, como utilizam os dados coletados e quais ações têm sido desenvolvidas para maior inclusão e preocupação com o meio ambiente.

É preciso ser transparente não só no momento de especificar todas as substâncias que certo produto tem, mas também na hora de contar a história da empresa, evidenciar as histórias das pessoas que trabalham pela marca e as principais medidas adotadas para um mundo melhor.

Claro que, também, ao cometer algum erro ou incoerência com a postura que vem tomando, assumir, consertar e pedir desculpas faz parte da transparência esperada.

 

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Não é por menos que algumas indústrias do meio de cosméticos foram compradas por mais de 800 milhões de dólares em 2019…

O investimento, apesar de elevado, tem muitas chances de ser certeiro – afinal, o que o mundo quer e precisa é de ser cuidado diária e constantemente!

Ao final, o que queremos mesmo é um mercado da beleza respeitoso, inclusivo, personalizado e que nos acompanha, a sua maneira, em cada fase da vida.

Você faz parte do grupo de pessoas que ama tirar um tempinho do dia para cuidar de você? Conta pra gente nos comentários abaixo! 😊 

 

Com carinho,
Clorofitum.

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