12 curiosidades sobre Minas Gerais que você nem imagina

“Ah, Minas Gerais… Quem te conhece não te esquece jamais.” Seus encantos, sabores, lugares e expressões são muito representativos e simbólicos. Sem falar que os mineiros são gente boa demais, sô. rsrs

Foi neste contexto que a Clorofitum Cosméticos nasceu em 2001: querendo e amando fazer parte do jeitinho mineiro.

Assim nos desenvolvemos, crescemos e trouxemos inúmeros aspectos regionais, cultuais e simbólicos de um estado cheio de mistérios, amores, cheiros e, claro, “mineiridades”.

Conheça curiosidades surpreendentes e saiba o porquê tudo o que é fabricado por aqui tem um toque especial…

Você sabia que Minas Gerais…

1. Já teve mar? – seria este o sonho de todo mineiro, sabemos bem. Mas, de acordo com fósseis encontrados de animais marinhos, isso aconteceu milhões de anos atrás.

2. Abriga uma natureza impressionante? – Temos a 3ª maior cachoeira do país, a Cachoeira do Tabuleiro; 3 dos 5 maiores picos do Brasil, começando pelo famoso Pico da Bandeira; abrigamos o 3° maior complexo de lagoas que este território nacional já viu.

Foto: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

3. Teve o seu Patrimônio Cultural da Humanidade declarado como o maior do país pela UNESCO? – suas cidades, centros históricos e monumentos é que o digam.

4. Tem 4 dos 14 patrimônios culturais que existem em todo o Brasil? – são eles: centros históricos de Ouro Preto e Diamantina; o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.

Imagem: Melhores destinos – Ouro Preto (MG): 41 dicas para uma viagem perfeita!

5. É dona do maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo? Sim, é do mundo meeeesmo! – Instituto Cultural Inhotim é o nome dele.

6. Produz e exporta um café diverso e muito premiado? – produzimos desde o café encorpado e adocicado, até o mais leve e cítrico.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitum.oficial)

7. O cenário criado para a produção de café em Minas Gerais arranca tantos suspiros e qualidade, que seu modelo e tecnologia é exportado para fazendas ao redor do mundo?

8. A nossa bandeira é um grito de liberdade contra o domínio da Coroa Portuguesa? O triângulo remete à Santíssima Trindade e a frase “Libertas quae sera tamen” significa liberdade mesmo que tardia.

Imagem: Bandeira de Minas Gerais

9. No dialeto mineirês, “bobo” e “besta” não são xingamentos? Pelo contrário, são palavras carinhosas. Quando algum mineiro te chamar assim, saiba que ele está te achando engraçado ou sendo carinhoso.

10. Tem um povo extremamente receptivo e bondoso? Quando algum mineiro te chamar para passar na casa dele, é para passar mesmo. Ele fez o convite já pensando no café, queijo e pão quentinho que estará te esperando.

11. Ser sustentável é uma importante missão em Minas Gerais? Como somos muito abençoados pelas belezas da natureza, nossa missão enquanto mineiros é cuidar e preservar tudo isso que nos cerca. Uma das opções que encontramos para nossos cosméticos, é ter embalagens sustentáveis e formulações veganas.

12. Minas Gerais também está estampada no nosso dinheiro? – a moeda de 5 centavos leva o rosto do Tiradentes, uma grande figura da nossa luta por liberdade e paz.

O que temos de tudo isso em nossos produtos?

Clorofitum nasceu diretamente do que Minas Gerais tem de mais especial: do aconchego, do café e doce de leite, da sustentabilidade e qualidade que só o jeitinho mineiro coloca em tudo o que faz.

Nasceu, principalmente, da consideração pelo outro. Quando te convidamos para vir nos conhecer e apreciar, é porque realmente temos algo de bom para te dar.

Nossos produtos também têm particularidades muito ricas:

– Todas as embalagens são feitas de cana-de-açúcar;

Toda a nossa cadeia de produção é vegana e sustentável. Sim, desde a escolha dos nossos fornecedores até a sacola que chega na sua casa;

– tecnologia própria. Nossa fábrica fica embaixo do nosso escritório. Pensamos, formulamos, produzimos, testamos e cuidamos da beleza de inúmeras pessoas em diversas localidades do planeta;

Começamos vendendo apenas tecnologia para salões de beleza, mas com o aumento da demanda e pedidos, hoje temos produtos específicos para cada tipo de cabelo;

Um dos óleos mais poderosos na nossa produção é o óleo de café, que aproveitamos da qualidade que só mineiro tem de fazer um bom cafézinho;

Nossos produtos têm aspectos e formulações muito regionais. O nosso creme “Benzin” e nossos rótulos com elementos da natureza mineira são provas vivas disso.

Abaixo, vamos nos apresentar um pouquinho para você, tá?

Este é o Benzin:

Esta é a Fonte da Juventude (poderosa no rejuvenescimento de pele e cabelo):

Esta é a nossa fragrância para te acompanhar diariamente:

Esta é a nossa produção valorizando a qualidade e unicidade do café mineiro:

Minas Gerais é isso: cheia de encantos. Somos muito gratos por fazer parte desta história.

Aproveita e deixe aqui nos comentários uma curiosidade da sua rotina de autocuidado? Queremos te conhecer mais!

Com carinho,

Clorofitum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *