Veja como os produtos de beleza da Clorofitum são produzidos para você

Veja como os produtos de beleza da Clorofitum são produzidos para você

Nada nasce do nada. Por trás de todo sonho que sai do mundo da imaginação e ganha vida, tem muito trabalho, dedicação e fortificação de ideias. Sabe aqueles produtos de beleza que você usa para hidratar a sua pele? E aqueles para fortificar cada fiozinho do seu cabelo?

Eles foram muito pensados para que chegassem às casas trazendo resultados surpreendentes, não tirando recursos de uma natureza já escassa, e jamais utilizando animais para testes.

Em 2001, quando chegou ao mercado, a Clorofitum se preocupou em entender necessidades de salões de beleza brasileiros. Depois, de mulheres autênticas e homens modernos, que se preocupavam com o meio ambiente, que pensavam em um consumo mais consciente e na manutenção constante da autoestima.

Foi assim que, aos poucos, os produtinhos foram tendo mais reconhecimento e chegando à lares do Brasil e mundo afora!

Quer saber mais? É só continuar com a leitura! Te contamos tudo 😊

Somos verdes!

Ser vegano e sustentável nem sempre é tão fácil se considerarmos que pensar no meio ambiente a longo prazo ainda não é uma ação da maioria. É como remar contra uma maré gigante e muito forte.

A cadeia de produção de qualquer produto pensado para ter resultados e seguir uma linha verde, é complexa. Envolve muitas pessoas, fatores, equipamentos, expertise.

Estamos em contato direto com comunidades locais e com a própria natureza para que a ética sempre prevaleça. A máxima de fazer dinheiro a todo custo não vale a pena quando pode prejudicar pessoas, gerações e o planeta Terra, lar onde habitamos.

Nos últimos anos, pautas sobre impactos ambientais cresceram tanto que 84% dos consumidores afirmam que deixariam de consumir de marcas que não têm boas práticas ambientais – é o que afirmam dados da União para Biocomércio Ético (UEBT).

Isto explica as mudanças no comportamento do consumidor dos últimos tempos: além de querer participar mais ativamente das decisões e confecções de produtos das marcas, também exigem pela transparência, ética nas condutas e posicionamento claro perante questões sociais.

 

Cadeia de produção de produtos de beleza: tudo e todos interligados!

Produtores, fornecedores, desenvolvedores, colaboradores, operários e consumidores se ligam por uma cadeia de produção que levamos muito a sério. Só conseguimos ser sustentáveis porque todos a respeitam e a seguem.

A sustentabilidade começa antes mesmo de qualquer produção ser iniciada, já na conduta ambiental de produtores e fornecedores. Depois, com as matérias-primas em mãos, a conduta se prolonga para o processo produtivo de desenvolvedores e colaboradores na fábrica: inovação tecnológica, eficiência na utilização de insumos naturais, controle de poluentes para a atmosfera, controle na utilização da água e energia e proteção da biodiversidade.

Ela é tão completa que chega à segurança e saúde dos colaboradores, e no estímulo de mão de obra local.

É… ser sustentável não é só um título. É ação diária, contínua e de melhoria.

O que perguntam sobre nós?

Claramente, vivemos a Era da Informação, a qual nos induz à transparência de processos e relacionamento com consumidores e amigos da marca. Não basta simplesmente ser bom: é preciso mostrar, transparecer e ser reconhecido por isso.

Uma série de perguntas sempre chegam até nós e queremos esclarecer tudo para vocês.

Vamos lá?

  • Reconhece necessidades de consumidores e se cria novos produtos. Como as ideias surgem? Elas são discutidas em reuniões? Tem alguma fase de teste?

As inspirações para os lançamentos surgem de inúmeras maneiras: ora para atender uma demanda já existente pelos consumidores, ora para usufruir de ativos inovadores sustentáveis.

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) se reúne com a Diretoria para identificar a viabilidade, novas fórmulas, aplicações e maneiras de facilitar a vida de pessoas, trazendo mais bem-estar e saúde.

Após isso, montamos o protótipo e preparamos as amostras que seguem para testes de aplicação. Tudo com muito cuidado para que os produtos de beleza ultrapassem as expectativas!

Já quando lidamos com ativos inovadores, temos a nossa criatividade aguçada e conseguimos formular produtos inéditos, que trazem inúmeros benefícios e soluções para nossos clientes.

  • É separado um dia para produzir somente um produto ou a produção de todos acontece simultaneamente?

Há várias salas de produção. Portanto, pode acontecer de haver várias produções simultâneas em salas diferentes, por equipes diferentes. Assim, conseguimos nos assegurar de que cada equipe responsável conhece bem a fórmula, dará o seu melhor na produção e no capricho, para sempre obter melhores resultados na eficácia.

 

  • Como funcionam as normas de segurança?

As normas de segurança são pensadas levando em consideração os espaços, as pessoas e os produtos. Para garantir condições perfeitas para nossas equipes, sempre nos certificamos de seguir, de forma rigorosa, as Boas Práticas de Fabricação e Equipamentos de Proteção Individual.

Além disso, entendemos que treinamentos e aplicações de conhecimentos bem estruturados nos impulsionam para um novo nível de segurança – o que garante a qualidade em todos os processos.

Investimos na expertise contínua de nossos colaboradores justamente para nos assegurar de que estamos entregando o melhor que podemos em nossos produtos de beleza.

Em alguns setores, é preciso adotar algum treinamento externo para a construção de conhecimento dentro do nosso processo produtivo. O departamento de Garantia de Qualidade é responsável por preparar e acompanhar os treinamentos de acordo com o regulamento das Boas Práticas de Fabricação.

Seguindo este fluxo, avaliações periódicas teóricas e práticas são feitas de forma constante para que as melhorias jamais se interrompam.

  • O que consideram uma grande vantagem e diferenciação na produção da Clorofitum?

Certamente, a preocupação constante com os ativos que constroem a nossa razão de existir: pessoas, animais e meio ambiente.

Nos preocupamos não só em levar ao consumidor final produtos mais saudáveis, mais seguros e mais sustentáveis, como também em implementar processos mais conscientes em toda a nossa cadeia de produção.

Por isso, há tempos abolimos matérias-primas, muitas vezes de baixo custo, mas que podem comprometer a saúde de pessoas e da natureza a longo prazo, como parabenos, petrolados, excesso de corantes, entre outros.

O grande diferencial é que a nossa busca por fórmulas mais verdes, mais saudáveis, que encantam e valorizam cada vez mais a beleza de cada um, é constante.

 

  • A vontade de inovar na produção sempre está presente? Quais inovações ou mudanças já aconteceram na fábrica?

Sempre!! Criar produtos que encantam e levam soluções reais para inúmeros lares e profissionais da beleza é a nossa maior identidade.

Fomos uma das primeiras empresas a ousar na produção das embalagens: elas são produzidas com plástico verde, que é preparado a partir da cana de açúcar. Um desafio ousado demais, visto que há apenas um fornecedor desse material.

Mas, quando temos um posicionamento bem estruturado e uma razão de existir definida, temos que seguir firmes! Mesmo sabendo que esta escolha nos custa valores elevados e controle de estoque e de logísitica rigosos, sabemos que caminhamos pelo caminho do bem.

A inovação também está nos produtos, como é o caso do Benzin, nosso perfume em creme para cabelos e peles. Além da inovação de um perfume cremoso que hidrata ao invés de ressecar, ele é indicado tanto para os cabelos quanto para a pele. Isso o torna mais prático, versátil, econômico e, claro, sustentável.

 

A inovação está em nosso sangue e se expressa desde o protótipo até a entrega final para o mercado.

 

  • Como identificam quando algum produto precisa de melhorias?

Sempre estamos atentos às necessidades do mercado e aos feedbacks dos clientes. Já que produzimos tudo para eles, nada mais justo do que saber o que acham e sugerem como melhoria, né? 😊

Por meio de um Sistema de Cosmetovigilância, que mantém um histórico de sugestões, dúvidas e observações sobre os produtos, analisamos a viabilidade de tudo o que chega até nós.

Sugestões, observações e feedbacks são sempre bem-vindos!

  • Trabalhando com produtos de beleza veganos e com embalagens sustentáveis, como toda essa produção na indústria traz benefícios para a saúde dos colaboradores?

Os benefícios na saúde englobam uma vida mais consciente, minimalista e responsável, principalmente, que ultrapassam as barreias físicas da empresa e chegam ao estilo de vida do colaborador.

Pelo contato direto com um processo de produção mais verde e vegano, levamos uma mensagem de conscientização, cuidado e valorização da vida para cada um que passa por nós – influenciando diretamente na construção e manutenção de valores que podem ultrapassar gerações.

Carolina Batista – Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

 

E assim seguimos desde 2001.

Tudo pronto, testado e certificado? Agora é hora de embalar um por um e iniciar o processo de distribuição. Aos poucos, os produtos de beleza vão chegando a seus novos lares para impactarem vidas e autoestimas por aí. E, claro, sempre gostamos de reforçar que é um prazer distribuir beleza, modernidade e sustentabilidade mundo afora.

Afinal de contas, acreditamos veemente que se quisermos que as próximas gerações habitem em um mundo transformado, já passamos da hora de turbinar as mudanças.

Saiba mais sobre nós

Com carinho,

Clorofitum.

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