Transição capilar: como passar pelo processo

Quem nunca pensou em mudar o visual? A maioria das pessoas com certeza irão responder sim para essa pergunta. E pela busca por uma nova aparência, a mudança dos cabelos é uma opção bem quista. Isso porque os cabelos são um importante componente estético que realça nossas expressões faciais e podem até revelar traços da nossa personalidade e de como estamos nos sentindo.

Motivados pela mudança, muitas onduladas, cacheadas e crespas decidem desfilar um novo visual e assumir um cabelo liso e, então, optam por procedimentos químicos que alisam os fios de maneira duradoura/permanente. 

Mas, e quando bate aquela vontade de desfilar novamente a sua curvatura natural? Bem, aí o processo pode ser bem demorado. Damos o nome de transição capilar ao período que se inicia na decisão de não utilizar mais produtos químicos para modificação da estrutura dos fios até se ter de volta 100% dos cabelos na curvatura natural (original).

Desafios enfrentados no processo de transição capilar

O processo de transição capilar pode ser curto ou bem longo, dependendo do comprimento dos cabelos. 

No big chop (grande corte) toda a parte do cabelo com química é eliminada em um único corte. A decisão pode ser bem radical, o que resultará em uma mudança de visual drástica, principalmente se os cabelos estiverem longos. Portanto, o “grande corte” deve ser bem pensado pois pode afetar negativamente na autoestima, caso haja arrependimento, levando em consideração o tempo considerável para o crescimento dos fios.

Cabelo que passou pelo Big Chop

Para quem não quer adotar a decisão radical do big chop, será necessário ter paciência para enfrentar todo o processo da transição capilar.  A adoção de penteados como coque e tranças é uma opção válida para disfarçar a diferença de curvatura nos fios. Também é muito válido a adoção de técnicas como a fitagem e o dedoliss para deixar todo o cabelo com um aspecto mais próximo do natural. 

Importância de manter um cronograma de cuidados

O cronograma de cuidados capilares HNR – que intercala hidratação, nutrição e reconstrução dos fios –  é indicado para manter todos os tipos de cabelos saudáveis e se faz indispensável para quem está no processo de transição capilar.

O cronograma ideal manterá a parte dos cabelos com química com aspecto saudável, até que seja totalmente eliminada, ao mesmo tempo que irá estimular o crescimento e promover a saúde da parte nova do fio (sem química).

Produtos que podem compor o cronograma capilar de transição

A Linha Vitta Cachos da Clorofitum atende perfeitamente as etapas do cronograma de hidratação e nutrição capilar. Sua fórmula foi desenvolvida para atender ao processo de transição, estimulando o crescimento de fios saudáveis, e para atender às necessidades das curvaturas que vão do 3B ao 4C. 

A máscara Vitta Cachos Ativadora possui efeito condicionante e umectante além de ser indicada para a finalização capilar. A Gellatina da mesma linha, garante uma modelagem de cachos com maior firmeza e, por isso, pode ser associada às técnicas de fitagem e dedoliss. A Gellatina pode ser utilizada em conjunto com a máscara ativadora na finalização.

Para atender à etapa de reconstrução capilar, a linha CTI garante vitalidade aos cabelos quimicamente tratados e pode ser utilizada enquanto boa parte dos fios ainda estiverem com química. 

A Linha Glicopower também é indicada para reconstrução capilar para todos os tipos de cabelos. Possui em sua fórmula 20 aminoácidos, vitaminas e pca-sódico, uma verdadeira bomba de suplementação para os cabelos.

Uma dica de ouro é aliar a todas as etapas do cronograma, fazendo uso diário, o Tônico Pró da Linha Socorro para dar aquele UP na taxa de crescimento capilar.

Caso a escolha seja pela transição capilar, agora você já tem toda a informação que precisa. 

Mas, lembre-se, o estilo é algo individual e cada um deve ter liberdade para escolher o que quiser ser e também para mudar de ideia e assumir um novo visual.

Leia também: O CRONOGRAMA COMO UM ALIADO DO CRESCIMENTO CAPILAR!

You May Also Like

Cabelo não é vaidade! Ele compõe nossa identidade!

Modelador de cachos e os cuidados necessários

Cachos: o que você precisa saber

Difusor: o queridinho das cacheadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *