Por que investir em uma franquia de produtos de beleza?

O momento atual é de instabilidade em vários setores, mas ainda assim há alguns que conseguem remar e crescer em meio à forte maré: investimento em franquia de produtos de beleza nunca foi um passo tão certeiro!

No Brasil, o mercado da beleza é um dos mais promissores do mundo (Euromonitor). O brasileiro investe mais em produtos de beleza do que alimentícios (IBGE) e a taxa de crescimento anual é de mais de 8%, atingindo uma receita de cerca de 100 bilhões de reais por ano (ABIHPEC).

Além disso, a sociedade passou por transformações sociais importantes, que tiveram impacto direto no sucesso do setor, e o público masculino passou a se preocupar mais com a estética.

Neste artigo, você entenderá sobre o cenário atual e porque investir e confiar no futuro da beleza. 

Vamos lá?

 

Mercado da beleza em números e mudanças de cenário

Ao longo do tempo, uma série de fatores micro e macroambientais contribuíram para o crescimento do mercado da beleza, que se tornou promissor não só pelo avanço da tecnologia e desenvolvimento de novos produtos, como também pela demanda cada vez mais intrínseca e constituinte do cotidiano de milhares de pessoas.

Os produtos estéticos e de higiene pessoal saíram de um contexto em que eles não eram vistos como prioridade, para uma posição de necessidade básica e manutenção da autoestima.

No ambiente externo, vários fatores culminaram para esse desenvolvimento massivo:

  • Ascensão das classes sociais;
  • Maior participação das mulheres no mercado de trabalho;
  • Maior acesso à informação de qualidade nos meios virtuais;
  • Altos índices de expectativa de vida das sociedades;
  • Avanço da tecnologia;
  • Novas experiências com relacionamentos e compras virtuais;
  • Aumento da preocupação com a estética do público masculino.

no interno, profissionais passaram a viver da beleza: de 2015 para cá, das 72 mil pessoas que viviam trabalhando com a estética, agora são mais de 480 mil.

Além disso, fazendo um panorama de crescimento dos últimos seis anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado ultrapassou a marca de crescimento de 550%.

Ele se torna esse verdadeiro gigante justamente porque, mesmo em tempos de crises, seu declínio não é acentuado.

E consegue adivinhar o motivo de tudo isso? De forma geral, o brasileiro é considerado um povo tão vaidoso que, mesmo que sua renda diminua, ainda separará um orçamento mensal para cuidar de si.

 

6 motivos para ter a sua própria franquia de produtos de beleza

Claro que a decisão de investir não é fácil. Requer planejamento, cronograma claro, cálculos estimados de retorno do investimento, entre outros.

Mas convenhamos que é muito mais seguro quando a maré está para peixe, né?

O mercado não para de crescer

Pensa em uma onda e uma maré muito intensas de crise e instabilidades.

O mercado de produtos de beleza e higiene pessoal não só consegue remar contra essa força, como crescer em meio ao turbilhão!

Não é à toa que em meio a produtos que atendem cada vez mais necessidades, trazem autoestima e empregam milhares de pessoas, o lucro anual chegue à marca dos bilhões de reais só no Brasil.

É o setor mais requisitado por empreendedores

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) evidenciam: no Brasil, negócios da beleza são os mais procurados por microempreendedores individuais.

Isto também fez com que as portas de entrada fossem diversificadas, justamente para que mais empreendedores pudessem usufruir e contribuir com este mercado promissor.

Para ter a sua franquia de produtos de beleza, facilidades não faltam

O negócio da beleza oferece facilidades de entrada para que cada vez mais pessoas se sintam confortáveis em fazer parte.

O modelo da Clorofitum Cosméticos oferece o home based como incentivo ao empreendedorismo, trazendo menos custos de aquisição e operação, e mais comodidade.

O boom tecnológico revolucionou o mercado

Não só promoveu inovação e desenvolvimento de novos produtos, como possibilitou uma maior cobertura de mercado pela empresa: agora, mais do que nunca, a distribuição está conectada com todos os estados e cidades, o relacionamento virtual nunca esteve tão afiado e as facilidades de se comprar do conforto do seu sofá, sem qualquer esforço físico ou mental, alcançaram o auge.

Os consumidores estão implorando por qualidade de vida

Chegamos em um momento em que percebemos a importância de mantermos uma boa saúde mental, física e estética.

Passamos a cuidar mais do nosso exterior, separando momentos da nossa rotina para o skincare, cuidados com o cabelo, hidratação da pele e análise das mudanças que o nosso corpo vem sofrendo ao longo do tempo.

Em outras palavras: os consumidores querem olhar para o espelho, ter autoestima, bem-estar e ver qualidade em uma cútis e madeixas bem cuidadas.

A demanda por profissionalização na área aumentou

Em tempos de muito desemprego, comércios à beira de falência e setores em extrema insegurança econômica, a migração para mercados mais estáveis teve um boom.

Com entrada fácil, acessível e com grande possibilidade de rentabilidade, negócios de beleza são os que mais abrem no Brasil, de acordo com o SEBRAE.

Com a altíssima concorrência, os investidores encontraram um caminho para agregar ainda mais nas expectativas: diferenciação por meio da qualidade do que é oferecido e profissionalização.

Ou seja, uma galeeeeera está querendo e já fazendo parte!

 

Dicas extras: o que fazer antes de investir no mercado da beleza?

  • Conheça as mais variadas formas de se investir, como o modelo home based;
  • Trace o seu perfil de investidor;
  • Estabeleça objetivos claros de curto, médio e longo prazo;
  • Ajuste o seu orçamento considerando despesas;
  • Analise os riscos;
  • Conheça bastante sobre o setor;
  • Saiba quais são os gastos fixos e os variáveis;
  • Simule as rentabilidades a curto, médio e longo prazo.

Neste mercado, variedade de negócio e incentivos para fazer parte é o que não falta. Investir em uma franquia de produtos de beleza é muito mais do que um passo certeiro: é mudar a vida de pessoas por meio da qualidade de vida e autoestima, e promover um empreendedorismo de sucesso.

Quer saber mais sobre franquias de produtos da Clorofitum Cosméticos? É só nos enviar uma mensagem por aqui ou por qualquer uma de nossas redes sociais.

 

Leia também:

‘Brasil é o 4º maior mercado da beleza e dos cosméticos do mundo’

‘Mercado, consumo e beleza: hábitos da pandemia que vieram para ficar’

 

Com carinho,
Clorofitum.

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