Cuidados com a pele em diferentes fases da vida

Mudam as estações, as fases, os anos, os momentos…

Manter a cútis hidratada, sadia, brilhosa e rejuvenescida é um desafio em qualquer fase da vida. Isto porque à medida que vamos vivendo e passando para outros estágios, os cuidados com a pele devem acompanhar e mudar junto.

Claramente, a nossa rotina, o que ingerimos e como cuidamos da região mais externa do nosso corpo, influenciam na maneira como ela se mostrará ao mundo.

Seja aos 10, 20, 50 ou 80 anos, o fato é o mesmo: precisamos entender as necessidades e as mudanças para agir e prevenir o quanto antes.

Ansiosos para saber mais? Bora com a gente!

 

Como a pele se altera nas diferentes idades?

Vamos fazer um teste para percebermos o quanto a nossa pele muda?

Pega na pele de um bebê. Não é a coisa mais gostosa do mundo? Parece até um tecido de seda de tão levinha, macia e cheirosa.

À medida que vamos crescendo e aproveitando a nossa infância, ficamos cada vez mais expostos ao sol, à poluição, aos ferimentos na pele…

Até que chegamos à fase da adolescência! É aí que somos bombardeados por uma série de hormônios que alteram até a textura da nossa pele, né?

Já na fase adulta, a exposição aos agentes externos e alterações hormonais aumentam ainda mais e, de quebra, ainda aos 25 anos, já passamos a perder uma porcentagem significativa de colágeno por ano.

Mas muita calma nessa hora! Estamos falando do curso natural da vida, tá? O que não podemos fazer é deixar que esse curso nos leve para onde ele quiser sem nem sequer introduzirmos cuidados para mudar a rota.

Apostando nos cuidados certos, que vão de acordo com a sua fase de vida e nível de maturidade, rejuvenescimento e textura macia não vão faltar, vão transbordar. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) em

Cuidados com a pele: da adolescência à terceira idade

Podemos fazer o parâmetro com as estações do ano: quando saímos do inverno e chegamos à primavera, por exemplo, vemos características do clima, da natureza e os dias se alterarem drasticamente, né?

Basicamente saímos de temperaturas baixas, tempo seco e dias cinzas, para muito calor e paisagens coloridas. Nos primeiros momentos, precisamos parar para pensar em quais serão os nossos novos cuidados:

  • Devo carregar guarda-chuva na bolsa?
  • Como o meu cabelo irá se comportar?
  • Minha pele se adaptará ao excesso de sol?

Assim é quando avançamos da infância para adolescência, da adolescência para a juventude, e assim por diante; e passando dos 20 para os 40, alcançando os 50 e chegando aos 80.

Em cada um desses momentos, devemos nos atentar aos cuidados específicos e pelo quê a nossa pele está implorando!

Até os 20 anos

Neste período, a nossa região cutânea atinge o ápice do colágeno, da consistência e maciez.

Precisamos cuidar para manter o máximo de características que pudermos para a próxima fase – mesmo que os cuidados ainda não sejam tão intensos.

Hidratação constante, limpeza e higienização diária da pele, esfoliação periódica e proteção contra agentes externos são ações muito importantes!

Tudo sempre livre de óleos – já que a quantidade de oleosidade, que provoca a acne, já atinge níveis elevados.

Dos 20 aos 30 anos

É aqui que daremos adeus ao excesso de acne, combateremos a oleosidade e iniciaremos a nossa prevenção ao envelhecimento com mais intensidade para que o início da perda de colágeno aos 25 anos não nos pegue desprevenidos!

Perto dos 20 anos, a pele ainda traz resquícios da adolescência, se mostrando mista ou oleosa para o mundo. Para higienização, além de um tônico potente, utilize produtos antioleosidade para manter o controle.

Além disso, bora manter a saúde ativa com cuidados diários: higienização do rosto pela manhã e noite, hidratante corporal e facial, tonificação e proteção contra os raios ultravioleta.

Dos 30 aos 40 anos

É aqui que passamos a perceber os primeiros sinais de que o tempo está passando e estamos ficando mais maduros, principalmente na região dos olhos e na diminuição da hidratação cutânea.

Então bora intensificar os cuidados para rejuvenescer a pele e retardar o envelhecimento!

A hidratação profunda e constante que se estende até a região do colo, reposição de colágeno e a proteção abundante contra os agentes externos (já que à medida que vamos envelhecendo, ficamos mais expostos), são chaves para este período.

Dos 40 aos 50 anos

Aqui as rugas aparecem com mais intensidade, principalmente na região dos olhos e boca. Para combatê-las, invista ainda mais em hidratação e reposição de vitaminas, nutrientes e colágeno para retardar a perda de elasticidade de maneira mais ativa.

Outro ponto importante é que a limpeza e higienização da região cutânea deve ser feita com produtos mais suaves, visto que a real intenção é manter a hidratação ao máximo.

50 anos e contando…

Bom, não é somente a gente que ganha maturidade, né? A nossa pele também!

Nos casos das mulheres, este também é um período que celebra a chegada da menopausa.

Produtos que tonificam, fazem a manutenção da elasticidade, promovem hidratação densa, protegem intensamente contra agentes externos e cuidados que se preocupam em reduzir as rugas e retirar as células mortas são e s s e n c i a i s.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) em

Todos esses cuidados devem sempre vir atrelados com uma alimentação balanceada, que forneça vitaminas e nutrientes importantes, com a ingestão de bastante água para hidratação (pelo menos 2 litros por dia) e banhos naaaada quentes.

Passando por todas essas etapas e respeitando os cuidados, não tem como não dar certo! 😊

 

Cuidado! Não se engane com os mitos e se atente às verdades

O acesso à informação tem crescido a um ritmo tão acelerado, que muitas vezes ficamos até perdidos em meio ao bombardeio.

Com as informações referentes aos cuidados com a pele, não é diferente.

Vem saber de uma vez por todas quais frases que você já ouviu são mitos e quais são verdades 😊

“Você ainda é muito jovem. Não precisa se preocupar tanto com a pele”

MITO! O corpo jovem envelhece a cada dia. Por isso, quanto antes puder começar a cuidar e se preocupar com a saúde da cútis, melhor.

“Jamais durma sem retirar a maquiagem por completo para não resultar em acne”

VERDADE! A maquiagem tem por consequência fechar os nossos poros, acumulando resíduos, e dificultar a eliminação natural de óleos da pele. É por isto que a limpeza profunda e diária é essencial!

“Não se preocupe, você já passou daquela fase. Quem tem muita acne é adolescente”

MITO! Claro que durante a adolescência, devido ao universo de hormônios que passa a agir em nosso corpo, a acne surge com muita facilidade.

Contudo, esta ainda é uma das insatisfações de muitas pessoas na fase adulta. O motivo pode ser diverso:

  • Pele oleosa;
  • Produtos que não condizem com o tipo de pele;
  • Alterações hormonais;
  • Alterações comportamentais, como crises de estresse;
  • Má alimentação.
“Com a menopausa se aproximando, você perceberá como a queda de hormônios altera a pele”

VERDADE! No período da menopausa, alterações hormonais e redução na diminuição do estrogênio e do colágeno têm influência direta na pele.

Flacidez e ressecamento são algumas das consequências. É por isso que, antes mesmo de chegar a esta fase, hidratar e proteger a derme é muito importante.

“A hidratação da pele deve começar só quando perceber que ela está ficando mais ressecada”

MITO! A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados de pessoas das mais diversas idades.

É uma ação de extrema importância para cultivar a cútis, prevenir irritações, proteger dos agentes externos e deixá-la com aquela textura macia que gostamos.

 

Estamos com você!

Olha só a Dica Clorofitum de cuidados básicos e diários com a pele:

  • Ao acordar, lave bem o rosto com o produto higienizador de sua preferência; 
  • Aplique a Fonte da Juventude na pele do rosto para promover hidratação e proteína à região cutânea;
  • Pegue o seu Benzin super perfumado e passe-o por todo o corpo e rosto para evitar o ressecamento;
  • Passe o seu protetor corporal e facial preferido;
  • Repasse o protetor durante o dia;
  • À noite, antes de dormir, repasse a sua Fonte da Juventude para dormir com a pele descansada e limpinha, e a linha Benzin para hidratar ainda mais.

 

E é por meio dos cuidados com a pele que tornamos e mantemos a cútis do nosso jeitinho!
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar nesta? Nos mande uma mensagem!

 

Com carinho,
Clorofitum.

You May Also Like

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

7 erros fatais na hora de fazer a gestão do seu salão de beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *