O poder das grisalhas: segredos dos cabelos brancos revelados

Sinais de autenticidade, genuinidade, elegância, pureza, vivência, tranquilidade, personalidade, naturalidade, poder, liberdade… Tudo isso pode nos remeter à cabelos brancos charmosos (opa, aí foi mais um adjetivo rsrs).

A imagem de que fios brancos representam desleixo e velhice vem caindo continuamente por terra. Agora o espaço é dos grisalhos e grisalhas que encontraram no branco uma nova forma de ser, de se mostrar para o mundo e de se aceitar conforme caminha o fluxo da natureza e da vida.

Os cosméticos, especializações e conteúdos sobre o assunto também tem ajudado cada vez mais quem opta por adotar esse estilo: agora o mercado e as pessoas acolhem muito melhor do que antes. 

Mas, se você pensa que é só ficar sentadinho esperando que os fios cresçam maravilhosos, saiba que não é bem assim que funciona. Dá trabalho ser grisalho e os fios brancos precisam de engajamento na atenção e nos cuidados. 

Conheça as características desses fios, os motivos para adotar essa aparência e como deixá-los esvoaçantes e lindos 😊 


Por que ter cabelos brancos?

No Brasil, vamos da jornalista Renata Vasconcellos, passando pelo ator Bruno Gagliasso, chegando à humorista Tata Werneck. Já fora do país, o astro George Clooney e a estrela Jamie Lee Curtis estampam um símbolo de ousadia, bem-estar, bom gosto e donos de si.

Fala sério: quem nunca achou charmosa aquela mechinha branca do jornalista William Bonner e um símbolo de elegância o grisalho da cantora Alcione?

Aposto que você se lembra: há pouco tempo, cabelos brancos não eram muito bem vistos e remetiam à adjetivos pejorativos, como desleixo.  

Com o tempo e o aumento das discussões de liberdade e contra padrões socialmente institucionalizados, o poder de escolher ser o que quisermos aumentou bastante. Hoje, o branco não só tem virado cada vez mais tendência, como também um estilo e uma maneira de se expressar de homens e mulheres por aí. 

Percebendo a forte necessidade e um mercado cada vez mais aquecido, a indústria da beleza inovou e nos apresentou maneiras de manter a tonalidade intacta e com vida. 

Ou seja, ele tem ocupado cada vez mais espaço na mente e no coração de pessoas, sendo mais visto por aí e se tornando destaque no desenvolvimento de novos produtos.

Características dos fios brancos 

É o famoso fluxo da vida: um dia, mais cedo ou mais tarde, todos terão mechinhas brancas para chamar de suas. Para quem opta por escondê-las, não tem problema algum! Quando bem cuidado, o efeito é maravilhoso. 

Mas também devemos normalizar e respeitar o grisalho. É charmoso demais, demonstra uma vivência e um bem-estar consigo muito genuíno. 

A canície, nome técnico para embranquecimento do cabelo, pode dar o ar das graças por dois motivos principais: 

  • Genética – com a morte das células responsáveis pela melanina que pigmenta o cabelo;
  • Picos de estresse – os picos de humor durante a vida, que nos levam à níveis altos de estresse e preocupação, podem antecipar o embranquecimento.

Principais características 

  • Não têm pigmentação (quando ficam brancos é sinal de que não há mais produção de melanina para eles);
  • Têm tendência de ficarem amarelados (já que a proteína estruturante do cabelo é desta tonalidade);
  • São mais ressecados (perdem nutrientes com muita facilidade);
  • São mais sensíveis às agressões externas (por isto produtos finalizadores e térmicos são essenciais);
  • Só ficam brilhosos e nutridos com muita hidratação e cuidado (por perderem nutrientes com mais facilidade do que fios pigmentados, todo tipo de cuidado é bem-vindo);
  • São mais rebeldes (devido à maior fragilidade e vulnerabilidade com as fibras mais abertas).

Se você já tem cabelos brancos, nos diga: consegue perceber essas características em seus fios? 

Segredos revelados 

Provavelmente você já ouviu ou já falou a expressão “não tem almoço grátis”, certo? 

É isso mesmo! O tom chiquérrimo, bem cuidado e charmoso do grisalho precisa ser conquistado diariamente. 

Para facilitar, vamos revelar segredos importantes para mantê-lo impecável:

A hidratação deve ser intensa e periódica 

Aquele espaço que antes era ocupado pela melanina, responsável pela pigmentação, fica mais poroso com o aparecimento da tonalidade branca.  

Isto significa dizer que seus fios estão muito vulneráveis ao ressecamento e às agressões de agentes externos, como os raios solares, poluição e efeitos devastadores de aparelhos térmicos. 

Se nutrientes e vitaminas não forem repostos continuamente, a tendência é que eles percam cada vez mais a aparência de vida e brilho. 

Capriche em uma máscara rica em aminoácidos e vamos lá! 


A escovação deve ser carinhosa 

Toda vez que for fazer uma escova ou pentear cabelos brancos, tenha em mente algo muito importante: aqueles fios já percorreram um caminho bem longo e agora estão mais frágeis, porosos e ressecados do que antes. 

Por isto que qualquer movimento brusco pode acabar com eles. Tenha carinho na hora de mexer neles que será sucesso!

Produtos finalizadores devem ser amigos íntimos 

Entre uma lavagem e outra, os finalizadores é o que vão ajudar a manter as taxas de hidratação e proteção altas. 

Eles não só distanciam os efeitos das agressões externas como dão brilho e revestem a fibra capilar com uma camada protetora. 

Os roxinhos são tudo de bom 

Devido à proteína que estrutura nossos fios, a tendência de que o cabelo grisalho fique amarelado é grande. Aqueles produtos que têm a tonalidade roxa, e que possuem agentes hidratantes em sua composição, devolvem a cor original do branco trazendo ainda mais cor e brilho. 

Então, a nossa dica é: invista neles porque desempenham um papel fundamental no processo.

O distanciamento dos inimigos é urgente

Olha, você já tomou a decisão de deixar seu cabelo mais natural, em sua tonalidade nova, e pretende enchê-lo de produtos térmicos?? 

Não, não, não!

Agora os fios estão mais frágeis e tudo o que eles menos precisam é de secador e chapinha neles. Deixe-os secarem naturalmente e utilize estes equipamentos apenas quando for a única opção, ok?   

O recomeço existe para todos

Ao longo da vida todos nós vamos experienciar mudanças em todo o nosso corpo. O embranquecimento dos fios é uma delas. 

Alguns vão aceitar mais as mudanças do que outros. E está tudo bem. 

O mais importante é você decidir o que quer assumir e evidenciar a mudança. A partir daí, vem o recomeço com novas formas de se cuidar e de se ver 😊 

Se você ainda está considerando ficar grisalho ou grisalha, ou se já assumiu o posto, saiba que o caminho deve ser um só: assuma a imagem que te faça bem, que te desperte bem-estar e autoestima elevada. Lembre-se de que quem precisa se olhar todos os dias no espelho e se identificar com o que vê é unicamente você. 

Estamos juntos! 

Que tal nos contar se você gostou do artigo ou sua experiência com os cabelos brancos nos comentários? Vamos adorar saber! 

Com carinho, 

Clorofitum. 

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *