Os homens brasileiros estão se cuidando mais! Não é por menos que a estimativa de que o mercado de beleza masculina atinja a liderança mundial no Brasil seja para este ano, como apontam dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Não só a indústria tem ficado mais aquecida com a produção de produtos mais direcionados para os homens, como também estilos diferenciados de barbearias e procedimentos estéticos vem surgindo.
Cada vez mais o público masculino tem buscado por um estilo moderno, que transpareça uma barba, um cabelo, uma pele e um corpo muito bem cuidados.
Se na última década o faturamento do setor foi de 100 bilhões de reais, estima-se que o valor alcance a marca de quase 500 bilhões até 2023.
Eita que os homens estão chegando com tudo!
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Quais são as características do homem pós-moderno?
Primeiro precisamos entender que os hábitos de consumo mudaram. Não vemos transformações somente no campo da cultura, ciência e urbanização: a maneira como nos expressamos também é diferente.
O que e como consumimos pode determinar uma expressão pessoal; a maneira como o mundo e nós nos vemos. E a imagem, tão atrelada e valorizada nos espaços sociais, é o que está em jogo.
A população de hoje, incluindo a masculina, está cada vez mais conectada à internet, prática, negociadora e sustentável. Ou seja: buscam informação no meio online para se conectar à marcas que tragam benefícios ao seu estilo de vida e que estejam preocupadas em reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.
Como o cultivo à vaidade e beleza sempre foram atribuídos ao público feminino, os homens se contentavam com produtos básicos para higiene pessoal. Mas, com o crescimento do nível socioeconômico, mudanças no estilo de vida e valores, os homens passaram a adotar novos comportamentos de consumo.
A grande verdade é que o público masculino também procura por exclusividade, produtos inovadores, que renovem sua aparência, e uma comunicação direcionada nas cores, linguagem e instruções.
Segundo uma pesquisa realizada pela Minds & Hearts, que analisa comportamentos humanos, o público masculino:
- Ainda ligado aos produtos básicos, mas com grande curiosidade e abertura para conhecer o novo;
- Deseja muito que o mercado entenda suas necessidades;
- Procura mais por itens de cuidado com o cabelo, produtos antissinais e hidratante corporal;
- Não se preocupa apenas com a estética, mas também com a saúde;
- Busca produtos exclusivos para as necessidades do homem moderno;
- Espera que as marcas entendam seu perfil e as inovações que busca o quanto antes.
Por que a procura por uma beleza masculina firme vem crescendo tanto?
Renovação da beleza, praticidade, higiene, modernidade, autenticidade e cuidado são algumas palavras que poderíamos associar à beleza masculina de hoje.
O homem de hoje busca alcançar 6 metas, mesmo que discretamente:
- Deixar de associar o autocuidado somente ao público feminino;
- Ter uma boa imagem para ser bem visto socialmente;
- Ter mente aberta para aceitar o que antes era exclusivo às mulheres;
- Ter mais chances de competitividade no mercado de trabalho;
- Gostar do que vê ao olhar no espelho;
- Envelhecer com mais qualidade e com a beleza sempre se renovando.
Já que vivemos o mundo hiperconectado, em que a todo momento alguém está nos vendo (mesmo dentro de casa), cerca de 8 em 10 homens afirmaram que “foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza”, como afirma uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Ainda segundo à Associação, o desejo pela beleza masculina só é evidenciado em contextos em que não há chances de seus hábitos serem associados ao público feminino e que os detalhes são sempre associados aos homens.
Sim, é um público que busca por beleza, mas também por “aceitação” social e não ridicularização de seus novos (e importantes!) hábitos.
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Mercado masculino em dados
Atrás apenas do mercado estadunidense, o mercado de cosmético para homens no Brasil já demonstra indícios de que será líder mundial em breve:
- Tem previsão de um faturamento de 78,6 bilhões de dólares até 2023;
- Apresentou crescimento de 70% em apenas 5 anos nos produtos gerais (continua em expansão);
- Apresentou crescimento de 19% nos itens de cuidados pessoais e para barbear de 2013 a 2019 (continua em expansão);
- 85% dos homens se sentem bem quando se cuidam;
- 83% dos homens concordam que a preocupação com a aparência não é exclusiva às mulheres;
- 53% dos homens dizem que frequentam barbearias e têm preocupações para além de um simples corte.
*Os dados são do SEBRAE, Euromonitor e ABIHPEC.
É… Os homens não estão para brincadeira, não!
E quer saber a verdade? Estão certíssimos em desenvolver o autocuidado e dedicar tempo e dinheiro à nossa casa (que chamamos de corpo)!
Nada como olhar no espelho e sentir afeição, respeito e gosto pelo o que vê, né? Estar bem com quem nós somos é uma necessidade que jamais deveria ser direcionada à públicos específicos.
Homens, nos dedicamos a vocês!
A linha Black Coffee foi desenvolvida pensando exclusivamente nas necessidades do homem moderno, prático e que se preocupa com a sua aparência. Os produtos, desenvolvidos para barbas, corpos e cabelos bem aparentados e autênticos, surpreendem:
Black Coffee Barber Balm Condicionador
Black Coffee Barber Cera para Esculpir
É um prazer poder estar com vocês em um momento tão íntimo, que é o autocuidado, mas que transparece para o mundo e altera a maneira como você se vê.
Claro que sempre para melhor!
Vamos nos cuidar juntos?
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Com carinho,
Clorofitum.