Mercado, consumo e beleza: hábitos da pandemia que vieram para ficar

Que o mercado da beleza e dos cosméticos teve um crescimento significativo e acelerado no consumo, já sabemos. Agora te perguntamos: consegue imaginar quais hábitos vão permanecer depois da pandemia e de quais nem sequer sentiremos falta?

Se antes gastávamos bastante com maquiagem e várias tonalidades de batom, hoje os consumidores entendem que com a utilização da máscara isso perde sentido.

Se não tínhamos tempo para perceber o quanto nossa pele está envelhecendo e o nosso cabelo carente de cuidados, com a pandemia, tivemos oportunidades de sobra para observar as mudanças do nosso corpo.

A verdade é: os nossos hábitos de consumo e o que entendemos de beleza mudaram.

Que tal acompanhar o restante dessa conversa com a gente?

Teorias e dados comprovam: os cuidados pessoais estão em alta!

As vendas de produtos de beleza aumentaram. 

Para explicar este acontecimento super importante, gostamos de dizer que: as pessoas estão se valorizando mais, buscando retardar o processo de envelhecimento e se cuidando muito mais.

Em outras crises que também atingiram o globo, como a queda da bolsa de valores de Nova York e o atentado terrorista às Torres Gêmeas, a Psicologia Econômica explicaria que cosméticos, como o batom, teriam um grande aumento nas vendas.

E sabe por quê? Teorias reforçam que em tempos de incertezas, as mulheres priorizam abastecer seus estoques com produtos que lhe garantem manutenção da autoestima, mas que tenham custos mais baixos.

Além disso, há comprovação: segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, que analisa os mercados globais para identificar estratégias, soluções e oportunidades de negócio, as tendências de consumo de beleza não serão as mesmas no período pós-pandemia.  

Como incremento, com todo o discurso de mais liberdade, autoconhecimento e aceitação de quem somos, grande parte da venda de cosméticos deu espaço para itens de cuidados pessoais e higiene. 

 

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Preparação para o período pós-pandemia: novos padrões de consumo e comportamentos do consumidor

É assim que o mercado da beleza vem se preparando para todo esse período de transformações: entendendo que é preciso ter propósitos claros, se preocupar com o meio que nos cerca, fornecer informações valiosas que façam a diferença na vida dos consumidores e desenvolver produtos que atendam necessidades específicas.

Portanto, é primordial considerar que há tipos de peles, de cabelos e que as pessoas estão buscando se ver representadas nos produtos que compram.

Mais do que isso, a preocupação com o meio ambiente aumentou, procura-se por mais qualidade de vida e a experiência no meio virtual nunca foi um fator tão determinante.

Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os novos padrões e tendências que influenciam o mercado da beleza são:

  • “Experiência do consumo virtual” – a transformação digital veio para ficar e impulsionar a maneira como nos relacionamos, de maneira mais personalizada e valiosa, com os consumidores.
  • “Consumo responsável e consciente” – com o momento de crise, passamos pela redução de renda e priorização do que é essencial. Por isso é que, como um negócio preocupado com o bem-estar de quem deposita confiança em nós, precisamos mostrar para o que viemos e o valor que temos.
  • “Descentralização de consumidores” – antes da pandemia, as lojas físicas eram as queridinhas para o consumo. Com o fechamento do comércio de rua durante meses, os consumidores migraram para os outros canais oferecidos pelas empresas (como o e-commerce). O importante é continuar oferecendo qualidade na comunicação e uma boa experiência na jornada pelo site.
  • “Saúde e qualidade de vida” – a pandemia abriu os nossos olhos para nada mais nada menos do que a nossa SAÚDE. Não só a saúde mental é essencial, como também a saúde física e a autoestima se tornaram grandes prioridades no cenário atual.

Tendências de beleza e consumo que vieram para ficar 

2020 foi e será um ano muito memorável, marcado por transformações, adaptações e novas formas de fazermos o que até então nos eram comuns.

Há novas formas de consumir, de estudar, de praticar esporte, de trabalhar, de encontrar com os amigos… E de nos cuidar!

De todos os ensinamentos trazidos pela COVID-19, algumas tendências vieram para ficar.

Prevenção é o novo luxo e a meta a ser alcançada

Com oportunidades mais intensas de olhar para nós, passamos a dar mais valor e a investir na saúde das partes externas do nosso corpo. A priorização é por uma cútis e um cabelo com a saúde lá em cima!

Mesmo sabendo que o envelhecimento é um caminho natural da vida e que ficamos expostos a agentes externos, como sol e poluição, ficou ainda mais evidente que é possível prevenir prejuízos e retardar processos.

Foi assim que os produtos de cuidados com a pele e cabelo ganharam força!

Confira aqui cuidados com a pele nas diferentes fases da vida

Saiba como seguir um cronograma capilar feito para o seu tipo de cabelo.

A voz da autoestima nunca esteve tão alta

Pessoas que querem ser quem realmente são e que se sentem confortáveis no corpo que habitam.

Com certeza este é um legado da pandemia!

A naturalidade de uma aparência sem muita maquiagem, a normalização de procedimentos estéticos, o impulsionamento de processos de transição capilar e a aceleração de cuidados com as madeixas nos levaram de volta para quem nós somos.

Isto desencadeou a manutenção de uma autoestima que estava bem viva dentro da gente.

 

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É preciso ser multicanal

Já pensou se os consumidores se interessam pelos seus produtos mas desistem da compra por que não conseguem te achar no mercado?

Para além do meio físico, é preciso estar, principalmente, no meio virtual: e-commerce, redes sociais e canais de comunicação direta. Mais ainda: é preciso não só estar, como proporcionar uma boa experiência e jornada de compra para o consumidor.

Afinal, só voltamos à casa de alguém quando não há muitos obstáculos e inseguranças pelo caminho, e quando nos sentimos bem, né?

Sustentabilidade faz parte do cuidado

O mundo exige marcas conscientes do impacto que representam no meio que as cerca.

Com mais consciência, os consumidores gritam por sustentabilidade – e, muitas vezes, analisam as medidas tomadas pela marca antes mesmo de efetuar a compra.

Empresas mais sustentáveis, com custos de produção e preços menores, que pensam no meio ambiente, produzem embalagens amigas da natureza e jamais se esquecem de proteger os animais são o futuro que desejamos! 

A Clorofitum Cosméticos já faz parte de todo esse cuidado há mais de 19 anos! Saiba mais

Evidências científicas e empíricas importam

Diga-nos: quantas lives de especialistas e médicos famosos você já não assistiu durante todo esse tempo de quarentena?

Psicólogos falando sobre a saúde mental, educadores físicos sobre treinos em casa, nutricionistas sobre a priorização de uma boa alimentação, cabeleireiros sobre cuidados com o cabelo… Inúmeras, né?

Como o acesso à informação ficou mais facilitado, desenvolvemos um senso ainda mais crítico e pensativo antes de finalizar qualquer compra.

Em falando de produtos, a opinião de influenciadores, especialistas e a experiência de quem já usou contam (e muito!), não é verdade? 

Skincare faz parte da rotina

Ah, o nosso famoso e tão querido skincare… Morremos de amores por este procedimento que está revolucionando a forma como cuidamos da gente!

A indústria inovou tanto que passou a oferecer ainda mais opções e particularidades para atender necessidades de cuidados em diferentes horas do dia.

Seus produtinhos queridos te acompanham desde o momento que você acorda até os minutinhos finais do dia, antes de dormir.

Foi assim que o mercado da beleza, analisando as necessidades de uma realidade de pandemia, entendeu que, no meio do caos, o que importa mesmo é como nos tratamos e lidamos intimamente conosco.

 

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As mudanças vieram para ficar, para estabelecer novos hábitos e trazer aceleração à inovação e à experiência do consumidor em múltiplos canais.

O que sabemos é que quando falamos em consumo e beleza, jamais podemos desvincular do meio ambiente e da entrega de valor que proporcionamos em cada passo da jornada do consumidor com a gente.

Para saber mais sobre o negócio sustentável da Clorofitum e como estamos revolucionando o mercado da beleza, leia este artigo e entre em contato com a gente por aqui ou pelas nossas redes sociais.

 

Com carinho,
Clorofitum.

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