Guia de tendências 2021 – Quem seremos e para onde a beleza vai caminhar?

Nós nos transformamos. O mundo se transformou. Aceleramos processos. Revolucionamos a tecnologia. Passamos a nos importar mais com quem somos e a ter o bem-estar como prioridade. Mas e aí? Para onde as tendências do mercado da beleza estão caminhando? E nós? Para onde estamos indo?

Se antes imaginávamos um 2021 de extravagâncias, de alta valorização do espírito individual e de gastos com viagens distantes, a pandemia veio para modificar o cenário: a coletividade, a resolução de tudo por meios eletrônicos, a valorização da vida, de visitas virtuais e a humanização de processos vão definir o novo ano. 

As tendências caminham para a revolução e para um mundo com mais cores, hiperconectado, protegido, com economia compartilhada, representativo e surpreendente. 

É aí que vem a parte mais legal de tudo isso: nunca mais seremos os mesmos. 

Confira o que esperar das relações globais e da beleza nas suas mais diversas vertentes: moda, pele, cabelo, tecnologia, gestão, consumo e experiências. 

 

GESTÃO

Para quem acha que a inteligência artificial veio para substituir os trabalhadores, é aí que se engana. Os robôs estão sendo cada vez mais introduzidos para facilitar e impulsionar negócios, mas nada substitui o atendimento personalizado, a capacidade de encontrar alternativas e a emoção do ser humano. 

O potencial mais valorizado tem sido o lifelonger learner, simplesmente porque pessoas com esta característica nunca param de aprender e reaprender. São elas que trazem toda a bagagem cultural, as habilidades diversas, o conhecimento multidisciplinar, as experiências e a criatividade para promover inovação e melhorias. 

Com os aprendizados vem a necessidade de se adaptar aos novos formatos impostos (e que farão parte de 2021): trabalho remoto, fortalecimento de alianças com o comércio local, capacidade produtiva para transformar o que já existe e presença em diversos canais. 


A efetividade da gestão e inovação da Clorofitum se prepara para as tendências da beleza em 2021

CONSUMO

Para poupar dinheiro e promover uma gestão mais eficiente, enquanto os consumidores passaram a comprar somente o necessário, muitas marcas estão produzindo somente sob demanda (até porque o consumo se tornou mais verde e melhor pensado). 

Além disso, os novos hábitos estão nos levando à reciclagem, compra de produtos de segunda mão, personalização do atendimento e priorização de qualidade elevada. 

O consumo consciente é o que nos impulsiona à inovação e produção de cosméticos personalizados

SUSTENTABILIDADE 

O mundo exige e aspira por uma vida sustentável! Mais uma vez fomos despertados para este assunto tão urgente, mas agora com um agravante desastroso: estudos apontam que a origem do Coronavírus tenha surgido de um comércio de animais selvagens na China. 

O que isso quer dizer?

Que o consumo insustentável da vida animal e da natureza comprometeram a saúde pública em nível global! 

Trabalhar pelo consumo verde, pelo não teste em animais e na preservação dos recursos naturais é um dever de todos nós. 

Até quando vamos matar e destruir o que nos mantém vivos?

Saiba tudo sobre o propósito de marca da Clorofitum: somos veganos, não testamos em animais e produzimos somente embalagens sustentáveis.

MODA 

Tudo o que nos remete à alegria, beleza e vida já é tendência: cores vibrantes e estampas estão na moda!

Na hora de se vestir, invista em estampas de poá, tie-dye, listras, xadrez e tonalidades autênticas sem dó.  

Um fato curioso é que as tendências indicam que as cores devem transmitir tranquilidade, conforto e encontro com o que nos conecta com a natureza. 

Fonte: Elle

BEM-ESTAR

A pandemia nos alertou para um ponto crucial da nossa existência: a saúde da mente e a sanidade do local em que moramos são importantes. 

É por isso que a preferência por marcas que proporcionam bem-estar, equilíbrio emocional, facilidades no dia a dia, autoestima e conforto aumentou significativamente. 

Na estética, buscamos manter um organismo bem nutrido, uma pele bem cuidada, cabelos fortes e brilhosos. Em casa, objetos decorativos que tenham a nossa cara, cadeira confortável e silêncio.

Convenhamos que, em meio às incertezas e instabilidades do mundo externo, pelo menos o nosso corpo, mente, espírito e ambiente precisam estar bem cuidados, né? 

Cuide muito bem da sua casinha. Ela se chama corpo.

CONEXÃO 

Fala sério: você nunca pensou que estaria tendo aula com personal trainer e participando de festa de aniversário de forma remota, né? 

A verdade é que, com isso, ficamos carentes de socialização e de encontros presenciais, e passamos a nos conectar com o que realmente importa para a gente.

As experiências coletivas virtuais, o encontro com novas habilidades, o convívio com a arte e a convivência ferrenha com as pessoas que moramos, foi realmente o que nos salvou e nos conectou enquanto seres humanos. 

Nada como estar junto com os nossos, fazendo o que gostamos e descobrindo novos hobbies (seja de forma virtual ou não), né? 

HUMANIZAÇÃO

As marcas de beleza passaram a seguir tendências que as tornaram muito mais humanas e a representar de verdade a realidade da sociedade que fazem parte. 

Foi assim que as representações de gênero, de raça e as maneiras de ser estão sendo estampadas e produzidas em forma de produtos. Mais do que isso: o espírito de coletividade, a cooperação e a consciência dos impactos de tudo o que fazemos também transparecem na produção de marcas humanas. 

A verdade é que, depois que entendemos que o bem-estar coletivo é muito importante e que a linguagem universal é o caminho para um mundo mais representativo, esta tendência tem ficado cada vez mais forte.

VALORES

“Quem eu sou? De onde eu venho? No que eu acredito?” têm sido questionamentos usuais em nossos momentos de reflexão. 

Voltamos a querer representar e reviver lições aprendidas durante a nossa criação e a desempacotar fotos e objetos representativos para a nossa história. Foi assim que discos de vinil, livros físicos, tinta, papel de desenho e revelação de fotos voltaram a fazer parte de nossas vidas e se tornaram do time das tendências do mundo pós-pandemia. 

Apesar do boom tecnológico, valorizamos momentos fora das telinhas porque nos encontramos genuinamente com quem somos e com quem compartilhamos o lar. 

CUIDADOS 

Pele

Tendências apontam para agilidade, proteção, menos dor e resultados duradouros. Não é por menos que a procura por creme hidratante e protetor solar foi às alturas. 

Neste momento, o mais importante é prevenir o ressecamento da pele, devido às lavagens mais frequentes, e manter sua vitalidade por mais tempo. 

O Benzin vai proteger e blindar a sua pele com carinho e atenção.

Indo nesta linha, para mantê-la super bem cuidada, o consumo no mercado da beleza registrou queda na venda de produtos de maquiagem – dando espaço aos que priorizam o tratamento da região cutânea. 

A utilização dos novos queridinhos pede por agilidade e resultados: o skin fasting está logo se disseminando. Ao invés de dedicar uma infinidade de passos e de minutos com a skincare, a preocupação maior é executar os 3 principais: limpeza, hidratação e proteção.  

A Fonte da Juventude garante renovação celular, estimula a proteção de colágeno e ainda mantém a pele hidratada. Como não amá-la?
Corpo 

Quando o organismo está bem preparado, imunizado e nutrido, as chances de que todo o resto vá bem são altas. A tendência por uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes e a busca por profissionais da saúde veio para ficar! 

Os amigos do seu corpo.
Cabelo 

As colorações caseiras também subiram a um nível alarmante! Com as restrições e a necessidade de mudar e de esconder os cabelinhos brancos, homens e mulheres começaram a ousar de casa mesmo. 

Não só o segmento de colorações teve um salto, como o consumo de conteúdos sobre o assunto também. 

Além disso, a preocupação com a estética do cabelo e o tempo de sobra para dedicar mais tempo aos fios ampliaram a busca por um cronograma capilar focado em necessidades específicas

Mantenha a cor autêntica e a saúde de seus fios.

EXPERIÊNCIAS

Grande parte das nossas vivências e memórias desta época estão sendo experienciadas pela internet. A tendência de evitar sair de casa, para conter a disseminação do vírus, empacotou grande parte da nossa vida em uma tela de computador, de celular ou em um cômodo da casa. 

O lado bom é que aperfeiçoamos os processos e investimos em inteligência artificial nas lojas virtuais para uma melhor experiência do usuário nas telinhas. 

Não é por menos que inovamos e melhoramos a nossa presença digital.

A parte surpreendente é que as experiências passaram a ter mais significado e a ter os detalhes como pontos cruciais. 

Ainda que tenhamos várias histórias de lives, videochamadas e webinars que participamos para contar, também temos a simplicidade de experiências na horta de casa, ajudando os filhos nos deveres e se desafiando na receita que a vovó ensinou.  

Seja lá qual foi a experiência, é nisto que estamos nos ancorando ultimamente: no quanto nós, enquanto sociedade e empresa, conseguimos fazer uns pelos outros. 

O simples foi o que nos bastou. Transferindo todas as atividades para dentro de casa e impossibilitados de realizar compromissos e viagens ostensivas, as tendências de beleza revolucionaram o nosso dia a dia e passamos a valorizar o que realmente nos mantém conectados com alguém ou com nós mesmos.

Nos solidarizamos com as incontáveis vidas perdidas na luta contra a COVID-19 e esperamos um 2021 que nos surpreenda positivamente. 

 

Com carinho,
Clorofitum. 

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