Franquias baratas: perguntas mais frequentes sobre home based

A população voltou a acreditar e apostar no empreendedorismo brasileiro como alternativa de renda ou até mesmo opção de carreira. Mas, mesmo assim, o medo de perder dinheiro e não ser bem sucedido ainda aflige muitos de nós. Inclusive, este é um dos principais motivos que fez com que as franquias baratas disparassem

As chamadas franquias home based, que não exigem infraestrutura, altos investimentos nem contratação de colaboradores, ganharam força pela maior simplicidade e assertividade que representam. 

Assim, o franqueado se sente mais confiante e consegue manter mais equilíbrio entre as responsabilidades e oportunidades de crescimento. Ou seja, ele se dedica mais e obtém resultados mais concretos e graduais. 

No mercado há uma imensidade de opções de franquias para se investir. A decisão deve partir do seu perfil de empreendedor, proximidade com o segmento de mercado e, claro, confiança na marca.  

Continue com a leitura para saber as respostas das perguntas mais frequentes! 😊

Há espaço para empreendimentos na home based?

O mercado é gigante e promete agradar os mais diversos gostos. Há franquias na área de tecnologia, publicidade, escola de idioma, rede de fast-food, caricatura, delivery, brinquedos infantis, beleza e muuuito mais. 

Mas, para além da proximidade com a área, o fator mais importante a ser considerado antes da escolha é o crescimento do mercado. Veja como andam as expectativas, tendências e o consumo do segmento antes mesmo de começar a investir nele.

No caso da Clorofitum Cosméticos, que é uma empresa do segmento da beleza, podemos afirmar que o mercado está superaquecido e transformando várias oportunidades em negócios rentáveis. 

Os dados comprovam: 

  • Brasil é o 4ª maior mercado de beleza e cosméticos do mundo. Portanto, também é um dos mais promissores (Euromonitor);
  • O brasileiro investe mais em produtos de beleza do que alimentícios (IBGE); 
  • A taxa de crescimento anual é de 8%, podendo chegar ao faturamento de 100 bilhões de reais/ano (ABIHPEC);
  • De 2015 pra cá, o número de profissionais que passaram a viver do mercado da beleza aumento em mais de 600% (ABIHPEC);
  • E o mercado cresceu cerca de 550% nos últimos 6 anos (ABIHPEC).

É… O aquecimento do mercado é real e o home office está sendo bem requisitado!

Leia também: 

Brasil é o 4º maior mercado da beleza e dos cosméticos do mundo

Por que investir em uma franquia de produtos de beleza?

Perguntas mais frequentes sobre franquias baratas 

Vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes para que você não empreenda sem ter a certeza de que esse é o caminho que quer seguir, ok? Vamos lá! 

  • O que são as franquias home based, afinal?

Em tradução livre, home based do inglês, significa baseado em casa. Ou seja, as franquias são administradas totalmente da casa do franqueado, sem nenhuma necessidade de ter uma estrutura maior do que uma escrivaninha e um computador, ou até mesmo funcionários. 

  • Quais são as principais vantagens delas? 

As grandes e principais vantagens são: independência e o autodesenvolvimento

Além dessas, também podemos destacar:

  • Adaptação da agenda às necessidades pessoais;
  • Baixos custos operacionais;
  • Estar mais próximo à família;
  • Maior facilidade no controle de estoque ou da qualidade do serviço prestado;
  • Não há necessidade de contratar funcionários
  • E as principais barreiras ou dificuldades?

Não necessariamente o que vamos citar abaixo serão encarados como barreiras ou dificuldades, mas como uma necessidade de engajamento contínuo para “não deixar a peteca cair”. 

  • É preciso ser muito disciplinado para trabalhar em casa;
  • Ter senso crítico em relação ao próprio trabalho;
  • Estar sempre ligado ao mercado para enxergar oportunidades de desenvolvimento;
  • Estar em constante evolução em relação às habilidades técnicas e comportamentais

Resumindo em uma frase, seria: ter compromisso com o negócio

  • Qual é o valor inicial do investimento?

O investimento depende do segmento e do porte da empresa, mas varia entre 5 e 40 mil reais. A maioria está mais próxima dos 5 mil. 

  • Como funcionam as regras do contrato?

Cada empresa tem as suas regras. Mas, geralmente o contrato é bem alinhado com o franqueado para que não haja alterações no uso e posicionamento da marca, e para que o faturamento seja proveitoso para ambos os lados. 

Por ser dono de uma franquia, o franqueado pode conversar para pedir alterações, inclusões e tentar deixar as regras mais alinhadas ao que almeja.  

  • Como me certificar de que terei retorno financeiro? 

O retorno financeiro se torna mais assertivo quando o mercado está em crescimento e quando a empresa já é mais consolidada no ramo. Além disso, a reputação da marca também interfere bastante. 

Analise essas métricas e você terá uma resposta: se a empresa estiver bem posicionada e o mercado em alta, não tem erro!

  • É preciso ter alguma formação específica?

Não há necessidade nem exigência de nenhum tipo de formação. Mas, claro que para impulsionar negócios e melhorar estratégias, é preciso se aperfeiçoar e estudar. 

Fazer cursos, buscar referências e realizar leituras é sempre uma boa opção para gerar mais oportunidades de crescimento e se aproximar mais do público-alvo

  • O franqueado tem apoio do franqueador?

Sim, total! O franqueador fornece as diretrizes necessárias para que o empreendedor possa começar a caminhar com as próprias pernas. Além disso, os canais de comunicação sempre estão abertos para que você possa tirar dúvidas e buscar ajuda. 

  • As franquias baratas garantem crescimento?

Sim! E aqui falamos tanto de crescimento pessoal quanto profissional

O poder da autogestão, autorresponsabilidade e autodesenvolvimento que o gerenciamento de franquias fornece é transformador. Habilidades técnicas e comportamentais ganham forma e se desenvolvem. 

Tal aperfeiçoamento impacta diretamente nos resultados do empreendimento.   

  • Em quanto tempo terei o retorno do meu investimento inicial?

O retorno é relativo, assim como todo empreendimento. Depende da dedicação, do poder da marca, das oportunidades de negócio e do engajamento no negócio. 

Mas, por se tratar de franquias baratas, o retorno é mais rápido e certeiro do que outros investimentos.

via GIPHY

Agora, nos responde uma coisinha: se sente mais confiante para investir em franquias baratas? Quando bem administradas e recebendo a devida atenção, realmente podem transformar seus investimentos e sua carreira.

Nos envie uma mensagem! Quem sabe seu empreendimento em um segmento promissor, como o da beleza, não esteja perto de começar? 

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *