Cores de cabelo e visagismo: harmonizando os fios à sua imagem pessoal

Vira e mexe vemos por aí cores de cabelo de famosos, de amigos e de familiares que nos inspiram. Principalmente quando a tonalidade transmite brilho, vida e tem tudo a ver com o que queremos.

Talvez é chegada a hora de mudar. Mas entenda: não necessariamente a mudança será para aquela tonalidade que você quer. Sabe por quê? Antes de tudo, será preciso aplicar técnicas de visagismo para que os tons escolhidos evidenciem quem você realmente é – realçando assim a sua beleza, os seus traços e a sua personalidade.

Você sabe o que é visagismo?

Fala para a gente: quantas vezes você já saiu arrependida de um salão de beleza? Seja porque o corte não ficou da maneira que imaginava ou porque, simplesmente, a cor escolhida não caiu muito bem. 

Isso pode acontecer porque as noções e técnicas do visagismo não foram muito bem aplicadas. E acredite: é preciso conhecer muito bem este termo para que as chances de arrependimento caiam de forma significativa.  

Vamos lá ao conceito: visagismo é a arte de harmonizar o corte e a coloração do cabelo de modo que crie uma imagem pessoal desejável. Os fatores levados em consideração são: aspectos da personalidade, traços do rosto, linguagem visual e características físicas, como cor dos olhos e tonalidade da pele. 

Com essas técnicas, é possível chegar a uma cor de cabelo que considere quem você é e que resulte na combinação da harmonia com a estética – trazendo ainda mais vida ao visual. Em outras palavras, é como se a sua imagem estivesse atrelada e fosse construída de acordo com o seu modo de vida, gostos, preferências e a mensagem que quer transferir pela aparência.

Análise de coloração cromática, Estação Cromática ou Colorimetria Capilar: as cores de cabelo que combinam com você

Agora que você já sabe o que é visagismo, vamos à prática relacionando as cores primárias e secundárias à tríade de tonalidades que compõe o nosso rosto (presente nas madeixas, pele e olhos).

Pele clara

Se você tem um tom de pele bem clarinho, as cores mais recomendadas e que fazem mais sucesso tendem para tons loiros, ruivos e castanho-claro. Agora, se a sua pele, além de clara, tende para o rosado, aposte no loiro platinado ou em tons avermelhados.

Pele média

Se a sua pele não é nem branca nem negra, é considerada média. Se for o seu caso, pode ousar sem medo de tons castanhos ao dourado, passando por tonalidades mais escuras, como o chocolate. 

Caso não sinta segurança de colorir o cabelo por completo, algumas mechas douradas espalhadas já podem trazer aquele up e vida ao visual. 

Pele escura

Mulheres de pele escura podem abusar do marrom avermelhado, da tonalidade berinjela ao preto. Além disso, mechas em tons dourados e loiros podem salientar ainda mais as feições e particularidades do rosto (e são super recomendadas)! 

E são exatamente esses fatores que a Colorimetria Capilar leva em consideração: faz a medição da tonalidade ideal regulada a fatores físicos naturais, como cor do cabelo e dos olhos. Analisando as cores, faz-se combinações até chegar na tonalidade ideal. 

 Seja qual for a cor escolhida, estamos com você em sua rotina de cuidados e manutenção da cor.

E isso tudo é para dizer que talvez aquela tonalidade de loiro da sua amiga ou aquele amarronzado maravilhoso da atriz da novela das 8 não combine muito bem com as nossas características. Até mesmo as cores possuem suas particularidades, tonalidades e preferências. Por isso, devem passar por técnicas bem pensadas.

Dica Clorofitum: Ah! Sabia que a cor dos olhos também pode influenciar na decisão da cor? Se os seus olhos tendem mais para o claro, pense só no contraste que um cabelo mais escuro pode dar! Agora, se o seu olho estiver mais para o lado do castanho e preto, consegue imaginar um cabelo em tons mais escuros, só que com mechas no castanho claro ou dourado? Vai ficar show 😊 

Repaginada no visual e os cuidados após a coloração

Agora que você já decidiu dar uma repaginada no visual e está amando saber mais sobre as cores de cabelo, é importante salientar que as madeixas precisam dos seus cuidados!

Como a coloração implica em mudanças na fibra e estrutura naturais do cabelo, os tratamentos e rotina de cuidados para nutrir e manter as mechas saudáveis são essenciais. Após a coloração, para que as suas madeixas não apresentem sinais de fragilidade e fios quebradiços, estabeleça já o cronograma capilar de cuidados. 

O que você não sabe sobre a coloração

Vamos levantar pontos importantes sobre o processo de coloração para que você não caia em armadilhas

  • Coloração altera a estrutura dos fios e, consequentemente, agride a fibra capilar. Por isso, um cronograma de tratamento e cuidados deve ser montado e levado a diante;
  • Deixar a tinta por mais tempo do que o recomendado não faz com que o cabelo fique com uma cor mais intensa. Pelo contrário, pode acabar prejudicando a saúde dos fios;
  • Coloração em cima de coloração não é efetivo. Isso quer dizer que cabelos virgens colorem com mais facilidade;
  • A coloração não danifica e resseca qualquer cabelo. Isto só acontecerá se os cuidados de hidratação não estiverem em dia;
  • O creme de hidratação e shampoo escolhidos fazem a diferença na manutenção da cor e na saúde do cabelo.
Estamos com você nessa! 

Conheça a linha Help Color, da Clorofitum Cosméticos, que além de manter e proteger a nova cor do seu cabelo, ajuda a mantê-lo saudável, forte, resistente e limpinho.

Saiba mais sobre a linha Help Color, a sua aliada nos cuidados com o seu cabelo pós-coloração.

Falar sobre cores de cabelo não implica apenas em tons possíveis e que podem cair bem às suas feições faciais, mas também evidencia o poder de embelezar e de trazer um up incrível ao visual que só as cores têm. 

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Tons de loiro: como escolher o tom que mais combina com você

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *