Como um marketing integrado impacta franquias e aumenta as vendas?

Alguns dizem que marketing é a cabeça, a estrutura ou os olhos de um negócio como as franquias. Já nós, diríamos que é o coração.

Ele é o que integra, o que lança estratégias, que aproxima, que encontra o público certo, que engaja pessoas, que fornece informações relevantes, que analisa dados e que vende.

Não é por menos que quando as estratégias são negligenciadas e mal pensadas, as estatísticas de vendas, de retorno de e-mails e de compartilhamento de conteúdos da sua marca despencam.

Enquanto consumidores, estamos sempre em busca de relacionamentos verdadeiros e seguros até com as empresas que compramos nossos produtinhos.

Bora impactar sua franquia com a gente? É só continuar lendo este artigo 😊

Marketing integrado: o que é e quais as principais estratégias?

Antes de tudo, o marketing de hoje deve ser pensado para promover diálogos, impactar socialmente e conectar pessoas.

Aquela velha estratégia de anúncios ultrapassados que só existem na tela da televisão já ficou para trás…

O real objetivo agora não é falar e se fazer presente para milhares de pessoas aleatórias, mas para um público específico de potenciais clientes que tem tudo a ver com os produtos e visão da marca.

Por isto as estratégias passaram a ser pensadas considerando o todo: todos os pontos de contato com a empresa, conteúdos produzidos, análise de dados, geração de valor, conhecimento do público-alvo e monitoramento da concorrência.

O conceito

Um marketing integrado engloba todas as partes das franquias para promover uma visão 360º do negócio e do segmento de mercado em que atua.

Por meio dele, as ações, objetivos e público ficam mais direcionados, e as chances de agregar valor à imagem da marca, reputação, credibilidade, autoridade aumentam significativamente.

A integração é percebida em todos os detalhes: desde a maneira como os posts são dispostos nas redes sociais e o recebimento de um primeiro e-mail mais direcionado da empresa, até o fechamento da venda.

Ou seja, o trabalho em conjunto estimula e aumenta o potencial de reconhecimento e desejo do que você oferta.

;

As estratégias

As pessoas precisam conhecer sua franquia desde a logomarca. Tem que ser tiro e queda: bateu o olho e sabe de quem se trata.

Por isto, ela deve estar presente nas embalagens, avatar das redes sociais, foto do WhatsApp, e-mails marketing e em todos os outros pontos de contato.

Além disso, considere outras estratégias importantes:

Posicionamento: como você quer que os clientes se lembrem da sua marca? Quais diferenciais serão oferecidos? Quais mudanças sociais a empresa defenderá?

Exemplo: a marca pode ser sustentável e defender bandeiras de diversidade social.

• Embalagens: como os produtos chegarão até os clientes? Se for algo sensível, está bem embalado? Qual mensagem será passada com as embalagens?

Exemplo: é possível transmitir modernidade, design, cuidado com os detalhes só pelas embalagens.

• Relacionamento: como os clientes serão tratados? Linguagem formal ou informal? Serão enviadas cartas escritas à mão ou digitadas? Será utilizado algum sistema para personalizar e-mails?

Exemplo: é possível transmitir mais aproximação, transparência e zelo com os clientes por meio de uma linguagem mais personalizada e direcionada.

• Imagem: como quer ser visto nas redes sociais? Quer transmitir que se preocupa em retratar a diversidade com imagens de modelos reais? Os posts serão mais limpos e com pouco texto, ou mais carregados de informação?

Exemplo: o que o post abaixo quer transmitir? Consegue enxergar uma mensagem de beleza, autoestima, cuidado e bem-estar?

 

• 4Ps (produto, preço, praça e promoção) do marketing: como os preços do que oferecemos, a qualidade dos produtos, os canais de distribuição e aparição nas redes sociais e relacionamento com o público vão impactar na marca? Quais tipos de estratégias devo adotar para integrar os 4Ps?

Exemplo: tudo deve estar alinhado! Desde a formação de preço e as formas de pagamento até os canais de distribuição e alinhamento da comunicação. É dessa forma que o posicionamento e a imagem vão se cristalizar.

• Conteúdo: o que será entregue às pessoas? Vamos transformar todas as chances de conversa com o público-alvo em um catálogo de vendas ou realmente será priorizado mantê-lo informado com conteúdos edificantes e que respondem suas dúvidas?

Exemplo: os conteúdos têm que ser direcionados conforme o posicionamento da marca. Se for uma empresa sustentável, os assuntos e ações devem ser relacionados.

Lembre-se de que empresas que não produzem conteúdo e, consequentemente, não se preocupam em agregar valor por meio deles, perdem em número de vendas e engajamento.

Principais objetivos do Marketing de Conteúdo

Todas essas ações, quando adotadas em conjunto, contribuem para a construção de uma marca forte e que tem a confiança de quem a conhece.

Case Apple

Se pegarmos uma empresa mundialmente conhecida, como a Apple, veremos que o mundo todo a vê da mesma maneira:
• Suas lojas são minimalistas;
• Seus produtos remetem à modernidade e design impecável;
• O tratamento com os clientes é formal e respeitoso;
• Suas aparições nas redes sociais são simplórias, mas carregadas de significado;
• Seus produtos promovem uma imagem de luxo, praticidade e bem-estar.
Não é por menos que a empresa lançou o slogan “pense diferente e mude o mundo”.

Exemplo prático: Clorofitum Cosméticos

A Clorofitum é uma marca de cosméticos que já mostra que se preocupa com a natureza só pela logomarca. Inspirada na planta ornamental chamada Chlorophytum, mostra que deixa tudo mais verde, simples, resiliente e encantador.

Além disso, por meio do marketing integrado da empresa, é possível perceber e assimilar:

O compromisso sustentável e respeitoso com o meio ambiente – não testa produtos em animais e produz embalagens recicláveis;

 

• A preocupação em promover o bem-estar e autocuidado em nossos corpos – tanto os conteúdos produzidos, quanto os e-mails enviados e o relacionamento com clientes mostram o zelo em valorizar a beleza de cada um.

 

O compromisso em promover a diversidade de pessoas – os produtos são desenvolvidos para diferentes tipos de cabelos e em todas as aparições da marca percebemos um tom de leveza e responsabilidade em contribuir com a imagem de pessoas.

Com o tempo, mesmo que o cliente se sinta super à vontade e conectado à marca, e que os processos de compra e fidelização se tornem naturais, jamais podemos negligenciar o poder da globalização: comportamentos mudam, tendências surgem e ofertas aparecem.

Tenha a sua franquia agora mesmo!

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo, a população vem buscando novas formas de fazer dinheiro, de ter seu próprio negócio e de se realizar profissionalmente.

Franquias são ótimas opções porque já se trata de empreendimentos estruturados e que buscam expansão. As opções são inúmeras e agradam os mais diversos gostos: para quem pensa que para ser dono ou dona é preciso ter rios de dinheiro e investir em uma infraestrutura poderosa, é aí que se engana.
Franquias home based estão super em alta. Além de ter custos baixíssimos, são administradas diretamente do lugar que você mais ama no mundo: do conforto e aconchego da sua casa.

É mais uma vez o avanço da tecnologia e as mudanças na nossa forma de consumo nos impulsionando à reinvenção no cenário virtual – trazendo mais pessoas beneficiadas para perto do nosso negócio e aumentando o nosso alcance.
Assim, não só consumidores têm mais acesso aos nossos produtos sustentáveis e pensados em necessidades específicas, como também vemos a alegria de novos empreendedores, o retorno sobre o investimento e, claro, um case de sucesso.
E a notícia mais importante é: o plano de negócios da Clorofitum oferece a opção de franquias home based para você que quer começar seu investimento de sucesso agora mesmo (e arrasar no marketing 😊).

E aí? Quer ter uma conversa inicial com a gente? Nos envie uma mensagem que alinhamos tudo e tiramos todas as dúvidas! 😊

Com carinho,
Clorofitum.

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *