Não podemos negar: o crescimento do Instagram está aceleradíssimo. Cada vez mais a plataforma se torna uma das redes de relacionamento mais queridinhas de pessoas de todas as partes do mundo. Assim como a tecnologia impulsionou relacionamentos distantes, deu espaço para que o empreendedorismo digital florisse.
A Austrália nunca esteve tão perto de nós, negócios que existem no Oriente Médio nunca foram tão acessíveis e mandar um direct para aquele amigo dos tempos de escola jamais atingiu um ápice de aproximação como agora.
A globalização, impulsionada pelo digital, veio para nos mostrar que é possível levar seu empreendedorismo para uma plataforma poderosa, de alcance escalável e com grau de diferenciação surpreendente.
É empreendedor ou empreendedora e quer saber como ter um Instagram de destaque? Então este artigo é para você! 😊
Aquecendo os motores
É muito importante você entender um ponto crucial da estruturação de negócios poderosos: antes de parecer, SEJA.
Com isto queremos dizer que é preciso ter muito claro, de forma íntegra e honesta, o que seu produto ou serviço representa para seus consumidores:
- Qual a sua área de atuação?
- Qual a transformação você leva?
- Por que você existe enquanto marca?
- Qual público você atende?
- No que você acredita? Quais valores e crenças fazem parte da sua marca?
Vamos ao exemplo:
- Beleza;
- Levar uma autoestima autêntica e sustentável à mulheres e homens modernos;
- Para que mais pessoas possam se olhar no espelho com afeto e se sentir bem com produtos que não degradam o meio ambiente;
- Homens e mulheres modernos, de 25-50 anos, cuja principal necessidade seja mudar a relação que têm consigo e a degradação que provoca ao mundo;
- Sustentabilidade, veganismo e em uma beleza sem padrões.
E por aí? Quais respostas se encaixariam à sua realidade?
Agora sim, estruturando essas respostas de forma muito clara em um documento e na sua mente, é possível ter um empreendedorismo digital que promoverá mudanças reais na vida dos consumidores.
Empreendedorismo digital na prática: 4 passos para ter um perfil de destaque
Mais de 1 bilhão de pessoas têm um perfil ativo no Instagram, ele está entre as 5 redes sociais mais populares do mundo e a maioria dos usuários permanece online por pelo menos 53 minutos por dia.
Gente para caramba, né? E onde há pessoas, há oportunidade de negócios.
Como estamos falando de uma rede de relacionamento, e não de venda direta, é preciso oferecer conteúdos de valor para a sua audiência, construir uma atmosfera de conexão e, claro, se relacionar com as pessoas.
Vamos aos passos estratégicos:
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Tenha uma biografia bem posicionada
Os 160 caracteres oferecidos pelo Instagram para preencher a biografia é mais do que suficiente para você mostrar o PORQUÊ existe. É a partir dela que os visitantes terão o primeiro contato com o seu empreendimento e, consequentemente, escolherão se vão permanecer.
Este é um espaço para não ter só informações burocráticas e institucionais, mas para gerar conexão e mostrar que seu negócio realmente leva uma transformação importante e útil para a vida do seu público.
Voltando ao nosso exemplo lá do início: mais importante do que vender produtos de beleza, é vender AUTOESTIMA por meio desses produtos.
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Organize destaques estratégicos
Os destaques funcionam como uma espécie de mapa que orienta os visitantes a como podem consumir os conteúdos e informações do seu perfil. Assim, eles podem ir direto ao ponto que mais faz sentido para aquele momento.
Deixe disponível informações direcionadas, como formas de pagamento/entrega, dicas infalíveis, bastidores, história da marca, serviços/produtos disponíveis, dúvidas e depoimentos de clientes.
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Confirme seu posicionamento no feed
Sabe o posicionamento do seu empreendedorismo digital que você colocou na biografia? Agora é hora de provar no feed que você realmente promove aquela transformação.
Como se trata de uma rede de relacionamento, é preciso criar um ambiente interessante, relevante e humano para quem chega até você.
E como fazer isso? Criando conteúdo, gerando uma atmosfera de valor, ensinando pessoas e educando o mercado.
Ok. As pessoas já entenderam que você vende produtos de beleza sustentáveis, veganos e que você leva autoestima por meio deles.
Mas, e agora? Por que alguém compraria o SEU produto em detrimento de outro? Como podem ser utilizados? Em qual situação? Como a autoestima está relacionada a eles?
Todas essas informações precisam estar no seu feed para que seus clientes e potenciais clientes entendam a importância e valor do seu negócio na vida deles.
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Jamais se esqueça que todos os sinais emitidos transmitem mensagens
Por sinais, entende-se cores e fontes utilizados, roupas, tom de voz, músicas de fundo, qualidade das imagens e das informações.
Cada um desses elementos emite sinais e determina como as pessoas vão perceber a sua marca. Por isto:
- Monte uma identidade visual agradável;
- Escolha as cores de acordo com o significado de cada uma;
- Escolha um tom de voz congruente com seu público;
- Produza conteúdos de acordo com as maiores dores e questionamentos que sua audiência tem.
Trazer seu negócio para o mundo digital é extremamente poderoso, afinal, como vimos lá no início, só no Instagram já são mais de 1 bilhão de contas ativas.
Falamos que o Marketing é feito de consistência, persistência e comprometimento. Nenhuma grande árvore cresce se não for plantada, regada e cuidada continuamente, né?
Saiba de uma vez por todas como ter um empreendimento digital rentável e que pode ser construído diretamente da sua casa:
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Com carinho,
Clorofitum