Como cuidar de cabelos cacheados no verão?

Certamente você já sabe que os cuidados com cabelos cacheados não tiram férias. Seja inverno, outono, primavera… Não importa! Mas, durante o verão e temporada de calor, a atenção precisa ser redobrada. 

O excesso de sol, cloro, sal e exposição ao ar livre são fatores que, se não bem administrados, se tornam fatais para a vitalidade dos seus fios. 

Claaaaro que amamos dias assim, de céus azuis e limpos. Podemos e devemos curti-los sim, mas sem nos esquecer de que as cacheadas têm uma missão muito importante: manter a integridade de seus fios (que já são naturalmente mais frágeis e ressecados). 

Neste artigo, te convidamos a vir com a gente para conhecer dicas de sucesso para manter em alta a saúde dessa madeixa maravilhosa! 😊

Você conhece as características principais dos fios enroladinhos?

Ser pai ou mãe de um cacheado significa ter um filhinho mais delicado e sempre carente de atenção. 

Por natureza, esses fios já apresentam uma estrutura capilar mais frágil: devido ao formato enroladinho, em espiral, os nutrientes, vitaminas e oleosidade natural produzidos no couro cabeludo demoram muito mais tempo para alcançar as pontas. 

Além disso, algumas outras características marcantes são:

  • Na classificação de cabelos, que os divide em 4 tipos a depender do formato e características, os cacheados são do grupo 3, e se divide em A, B e C;
Saiba aqui qual é o seu!
  • São mais volumosos do que cabelos lisos e ondulados;
  • Mais propensos ao frizz;
  • Apresentam estrutura mais seca;
  • Os cachos, que podem ser abertos ou fechados, são bem definidos;

Em suma, é importante identificar o tipo de cacho que você tem sob cuidados para conseguir destinar produtos e procedimentos específicos.

Gostamos sempre de bater o martelo e dizer que só conseguiremos tratar o nosso cabelo da maneira que ele merece, depois que soubermos quem ele realmente é

Por que o cabelo fica mais frágil no verão?

O verão é lindo demais e podemos falar com segurança que é uma das estações mais amadas por muita gente. 

Por mais que você não goste muito daquela sensação demasiada de calor, é muito bom acordar com o céu azul e ver crianças brincando e tomando sorvete ao ar livre aos domingos, né?

É… Também gostamos! Mas, temos que te dizer: assim como tudo que é bom, o sol é mais uma daquelas coisas que só é bom quando aproveitado com limite e cuidado

A falta de proteção e exposição extrema ao sol pode induzir à quadros graves de saúde da pele e do cabelo. 

Nos fios, os efeitos podem ser devastadores:

  • Degradação da fibra capilar;
  • Fios ressecados e quebradiços;
  • Danificação da queratina dos fios, responsável por fortalecê-los;
  • Oxidação da cor.

Então, muita atenção! Todo mínimo cuidado é necessário e de extrema importância.

Já conhece as dicas de sucesso para cuidar dos cabelos cacheados durante essa temporada?

P-r-o-t-e-ç-ã-o é a palavra da vez! Vamos fixar na cabeça que tudo o que é prevenido tem mais chances de ter um final feliz e não desencadear grandes problemas.

Como já sabemos que o verão pode ser perigoso e as características principais dos cachos, aí vai dicas mais que essenciais:

  • Proteção, proteção, proteção! – Enquanto estivemos expostos aos raios ultravioletas, os produtos finalizadores que nos ajudarão! Eles formam uma camada em volta de cada fio para protegê-los muito bem. Se você estiver em uma praia ou piscina, recomendamos que repasse a cada 2 horas ou toda vez que sair da água.

 

  • Faça hidratação extra – Enquanto estamos sob perigo, é melhor pecar por mais do que por menos, né? Como é uma época em que os cachinhos têm propensão à ficarem ainda mais frágeis, nutre-os e hidrate-os quantas vezes você achar que eles merecem. Assim você estará dando mais chances de eles sobreviverem.

 

 

  • Sempre finalize com um leave-in – Este produto, que é um finalizador, é ótimo para manter certa quantidade de água no cabelo mesmo depois da lavagem. É como se ele ajudasse a fibra a respirar melhor.

 

  • Ducha neles! Se entrar na água do mar ou da piscina, antes de tudo verifique se os fios estão bem desembaraçados. Depois que sair, corre para enxaguar o cabelo com uma bela ducha de água doce, ok? Não deixe aquela água por muito tempo no seu amado cabelo, não!

 

  • Evite óleos capilares – Principalmente nos dias em que você for ficar mais exposta ao sol, evite utilizar os óleos como finalizadores. Eles costumam repelir a água dos fios e não protegem como fazem os produtos específicos para afastar os efeitos degradantes do sol.

 

  • Aposte nos penteados! – Se o vento embaraça muito, se o chapéu não protege todo o cabelo e se você quiser entrar na água para molhar só o corpo, aposte em uma trança, coque ou qualquer outro penteado que você goste. Você conseguirá controlar melhor toda a situação!

 

  • Opte por shampoos leves – Devido ao calor e aos dias de praia e piscina, a tendência é de que lavemos o cabelitcho com mais frequência, certo? Apesar de necessárias, o excesso de lavagem acaba removendo nutrientes e vitaminas mais do que o normal, deixando os fios ainda mais ressecados. Se você optar por linhas mais leves, como produtos No/Low Poo, com certeza o resultado será melhor. Além disso, fica a dica de que não é necessário passar shampoo todas as vezes que for lavar, combinado?

É, minha gente, revelamos dicas super importantes aqui hoje! Tudo isso porque ao mesmo tempo que achamos digno você aproveitar o verão, realmente nos importamos com a saúde dos cabelos cacheados. 

Não tem vitalidade que se sustente sem manutenção e cuidados diários. Que tal fazer isso por você e por seus fios maravilhosos? 

A nossa conversa foi uma delícia! Te convidamos a dar uma olhadinha em nosso instagram e, quem sabe, não ficamos ainda mais próximos, né? 😊

 

Com carinho, 

Clorofitum.

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *