Como aumentar as vendas do seu salão de beleza?

Estruturar um negócio no ramo da beleza é saber que se trata de um ambiente que não para de crescer e inovar: além do Brasil ser o 4º maior mercado de cuidados pessoais do mundo, fatura mais de 30 bilhões de dólares todos os anos. O que falta para que seu salão de beleza vigore?

Apesar da concorrência também ser alta, não há motivos para regredir em um contexto em que há espaço para que cada um exista e ofereça os serviços à sua maneira: o que realmente garante sua permanência e crescimento é a qualidade e hospitalidade oferecidas.

O mercado vem tendo cada vez mais opções à espera do consumidor, mas ele é capaz de fazer escolhas bem pontuais por salões que apresentam um diferencial muito importante.

Sabe do que estamos falando?

De agregar valor ao seu nome, espaço e marca, e levar uma boa experiência aos clientes.

Não sabe como fazer isso? Vem que a gente te ajuda! 😊

 

 

O poder dos serviços no Brasil

Vamos começar com um dado super expressivo: 63% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é formado pelo setor de serviço. É um setor tão expressivo que, por consequência, também representa o maior número de empregados e demanda.

Por si só, a definição de serviço já chama muito a nossa atenção: estamos falando de algo intangível, ou seja, que gera muuuuitas experiências, emoções e mudanças em nós.

Principalmente para o público feminino, o que aumentou muito a demanda por salão de beleza foram as mudanças sociais que trouxeram mais liberdade, autenticidade, valorização de experiências e direito de ser quem são.

No mercado brasileiro, seu salão de beleza pode se diferenciar por 4 valores essenciais:

  • Intangibilidade: ofereça a melhor experiência ao cliente e ele nunca mais se esquecerá de você, do seu espaço e das mãos que trouxeram sua autoestima de volta;
  • Heterogeneidade: como os serviços são feitos por pessoas, cada salão é muito diferente entre si. Para que seu negócio tenha uma boa percepção, padronize os processos e invista em produtos de qualidade;
  • Perecibilidade: diferente dos produtos, os serviços não podem ser armazenados ou “deixados para depois”. Por isso, fornecer compensações e garantias de segurança e qualidade para os clientes é super importante;
  • Inseparabilidade: ninguém faz o seu serviço do mesmo jeito que você, ninguém atende como você, ninguém tem as mesmas percepções e a mesma história que você tem. Esta é uma das maiores vantagens dos serviços: cada profissional é único.

 

 

E agora? Como atrair mais clientes para o meu salão de beleza?

Antes das super dicas que daremos aqui, precisamos que tenha em mente os desafios que o setor de serviços enfrenta, afinal de contas, só conseguimos controlar aquilo que conhecemos, certo?

Os principais desafios são: compras sem receber nada palpável em troca; não é possível testar antes do uso e de sempre fazer igual ou melhor ao que já foi feito.

Para amenizar isso, é preciso criar um valor forte e totalmente indispensável à profissional que você é, ok?

Te damos as orientações!

 

Dica 1: Planejamento é a chave principal

Pensar a longo prazo é uma ação muito inteligente de se preparar para o futuro e se estruturar para o que está por vir. O planejamento pensado para cada mês facilita a elaboração de eventos, os investimentos, promoções e novidades.

Além disso, o planejamento inclui metas e objetivos. Ou seja, onde você quer chegar e quais ações serão implementadas para alcançar os resultados?

 

Dica 2: Seja realista

Antes de pensar em qualquer ação para o seu salão de beleza, pense nas metas SMART:

  • É preciso que os planejamentos sejam específicos (estabeleça exatamente a linha de chegada);
  • É preciso que sejam mensuráveis (é possível contabilizar os dados da sua meta?);
  • É preciso que sejam atingíveis (trata-se de metas possíveis de atingir de acordo com o seu cenário atual?);
  • É preciso que sejam relevantes (vai fazer diferença para o seu negócio?);
  • É preciso que sejam temporais (é possível estipular datas?).

 

 

Dica 3: Utilize a internet a seu favor

Vivemos um boom tecnológico nunca antes visto no mundo. No Brasil, segundo dados do Centro Regional e Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), o número de pessoas online já ultrapassa a marca de 134 milhões de usuários.

Ou seja, assim como o mercado da beleza está no digital, seus consumidores também estão.

Aposte no Marketing Digital para se fazer presente na vida do seu público, levar seu trabalho a mais pessoas, e fazer com que o seu salão seja ainda mais visto e reconhecido.

 

Dica 4: Seja um reflexo do que você vende

A sociedade tem demandado muuuuito pela retratação de uma beleza real, que recrimina qualquer tipo de padronização e não exclui ninguém.

Por trabalhar com beleza, é ideal transparecer todo um cuidado que você tem com quem você é – desde o cabelo até a pontinha dos pés -, e jamais se esquecer de valorizar a diversidade das suas clientes.

 

Dica 5: Trabalhe com adicionais

Se tem algo que brasileiro amaaaaaaaa, se chama desconto. Claro que você não precisa (e nem deve!) dar descontos toda hora, mas pode criar toda uma atmosfera de desejo e facilidades de pagamentos para atrair cada vez mais demanda pelo seu serviço.

Combos mensais e descontos para clientes fiéis já é um bom começo!

 

Dica 6: Trabalhe com uma cartela de produtos exclusivos e de qualidade

A grande verdade é: quando alguém vai ao salão de beleza, não quer sair de lá com a impressão de que poderia ter feito igual ou melhor de casa mesmo, né?

As pessoas querem sair com a sensação de “nossa, que profissional, que resultado, que produtos!!!”. Nesta hora é que percebemos o quanto o seu serviço está totalmente associado com os produtos que utiliza.

Caso contrário, não tem mágica.

Os produtos precisam ser de uma linha profissional, pensados para necessidades específicas, já testados e consolidados no mercado, e de forte apelo para uma beleza que valoriza a autenticidade de cada um.

Conheça a nossa linha de produtos profissionais ideais para bombar seu salão de beleza!

 

Dica 7: Se relacione de forma íntegra com as pessoas

Ter um salão é saber que está lidando com a autoestima, saúde mental e até frustrações de pessoas. Claro que para se manter no mercado é preciso vender, mas se relacionamentos verdadeiros não forem priorizados, sua audiência logo vai perceber que a sua única intenção é vender.

Seus clientes querem se relacionar com você, querem receber seus conteúdos, ter um suporte no pós-venda e perceber que estão sendo cuidados em cada ponto de contato com o seu salão.

 

Ter em mente que por trás das estratégias de vendas e estruturação de crescimento do seu salão de beleza há pessoas com necessidades e desejos específicos, e que confiam no seu profissionalismo, é essencial para se sustentar a longo prazo.

Os consumidores querem verdade, qualidade e exclusividade.

Nos chame no WhatsApp para formarmos a sua cartela de produtos únicos! [LINK WPP]

 

Com carinho,

Clorofitum.

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