Cabelo como estilo de vida: hábitos que impactam

Viemos te contar um fato um tanto curioso: apesar da utilização de shampoos, condicionadores e máscaras que sejam desenvolvidos para a fibra capilar do seu cabelo, é preciso ir além. 

Para que fiquem esbeltos e vivos, os nossos fios exigem ainda mais de nós: o nosso corpo e os nossos hábitos rotineiros também precisam estar preparados!

Tanto os nutrientes que ingerimos por meio da alimentação quanto o nosso controle emocional (excesso de estresse, falta de água, e ingestão de substâncias tóxicas) podem causar prejuízos às mechas. 

O nosso cabelo não só transmite a nossa personalidade, por meio de cores, cortes e volume, como também o estilo de vida que levamos.

Neste post, vamos desvendar a relação direta entre estilo de vida e saúde do cabelo. Vem com a gente! 😊 

 

O seu estilo de vida tem impacto positivo ou negativo na saúde das suas mechas?

O nosso cabelo reflete o momento de vida em que estamos vivendo: seja por questões de idade, estresse no trabalho, tempo para cuidados diários, priorização ou não de uma boa noite de sono, tempo para preparar refeições balanceadas, entre outros.

Refletir sobre as nossas próprias escolhas e a maneira que levamos a vida é essencial para que tenhamos algumas respostas mais concretas. Dentre elas está sobre a saúde dos fios.

Em se tratando de ações que acontecem com frequência, como os nossos hábitos, sabia que até a maneira que penteamos e que lavamos o cabelo pode ter impacto direto na saúde das mechas?

Pensemos em alguns estilos de vida e suas consequências:

  • Se você é do tipo que ama uma cor e vive descolorindo as madeixas, achamos lindo! Mas quais cuidados tem para restabelecer a força da fibra capilar? O cabelo precisa de uma rotina de cuidados para que seja restaurado!
  • Se você é do tipo que não se preocupa muito com a alimentação e não ingere nutrientes essenciais para a estrutura capilar, como a proteína, saiba que o impacto negativo é grande!
  • Se você é do tipo que desembaraça os fios quando ainda estão muito molhados, saiba que o risco de quebra aumenta exponencialmente. Os fios molhados ficam mais sensíveis e mais suscetíveis ao rompimento!
  • Se você é do tipo que leva uma vida em que o excesso de bebida alcoólica faz parte da sua rotina, saiba que a absorção de nutrientes essenciais se torna ainda mais escassa!
  • Se você frequenta ambientes que te causam estresse e que aumentam os níveis de tensão do seu organismo, há chances de que o sistema sanguíneo seja afetado. Isto impede a fixação dos fios no couro cabeludo.

Estes foram apenas alguns exemplos de como as nossas decisões diárias e ambientes que frequentamos podem ter impacto na saúde das nossas madeixas. Lembrando que sempre falamos de ações que se tornam prejudiciais quando vividas em excesso.

 

3 hábitos que devem ser aprimorados

Alguns hábitos que têm impacto positivo na saúde do cabelo já fazem parte da nossa rotina. Às vezes, só precisamos identificá-los e aprimorá-los 🙂

Vamos listá-los?

Alimentação balanceada

Quando ingerimos os alimentos, eles são absorvidos pelo organismo para garantir o funcionamento de todos os mecanismos vitais do corpo humano: nos fornecem energia, crescimento de tecidos e fortalecimento de partes constituintes.

Ao priorizar uma alimentação balanceada, nos certificamos de que estamos ingerindo os nutrientes essenciais: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.

O crescimento saudável e contínuo dos fios é impulsionado pela ingestão de proteína, ferro e zinco. Portanto, carnes magras, leite, ovos e grãos; sementes e castanhas; beterraba, grão-de-bico e abacate, respectivamente, devem fazer parte da sua alimentação. 

É importante ressaltar que dietas restritivas ou pobres de nutrientes podem causar queda capilar, baixa nutrição do couro cabeludo e diminuição da lubrificação dos fios.

Então bora cuidar desse corpo e começar a andar com marmitinhas nutritivas por aí?

Exercícios físicos

Movimentar o corpo não somente nos deixa mais motivados e com um organismo mais responsivo, como também deixa o nosso cabelo mais forte!

Isto porque a prática regular de exercícios físicos mantém a circulação sanguínea e o desempenho cardíaco.

E sabe quais são as consequências disso?

Os nutrientes chegam ao couro cabeludo, o nosso corpo libera endorfina, reduz o estresse e ameniza os riscos de uma saúde comprometida.

Bora mexer esse corpo pelo menos três vezes por semana! 🙂

Sono

Olha, não vamos falar que boas noites de sono representam tudo, mas que elas representam graaande parte do bom funcionamento do nosso organismo, não podemos negar.

Durante o sono, o hormônio denominado melatonina atinge altas taxas de concentração – garantindo o bom funcionamento das funções fisiológicas e a manutenção da saúde do nosso cabelo.

Por outro lado, quando não descansamos por pelo menos 7 horas diárias, a melatonina se vê vulnerável e incapaz de restabelecer as nossas funções.

 

3 hábitos que devem ser evitados

Alguns hábitos que têm impacto negativo na saúde do cabelo fazem parte da nossa rotina e devem ser cada vez mais evitados e reduzidos. Para isso, precisamos identificá-los 🙂

Vamos listá-los?

Cigarro e álcool

Sim, quando consumidos em excesso e de forma contínua, tornam-se grandes vilões da saúde dos nossos fios!

A substância nicotina, presente na composição do cigarro, impede a circulação sanguínea ao se fixar nas paredes do nosso organismo. Como o fluxo do sangue leva nutrientes e vitaminas ingeridos até o couro cabeludo, a saúde do cabelo fica comprometida.

Já o álcool também apresenta efeitos negativos. Os nutrientes essenciais, que citamos acima, passam a ser fornecidos em menores quantidades devido à ação restritiva das substâncias presentes no álcool. Elas impedem a maior absorção pelo organismo do que realmente precisamos.

Máscaras hidratantes em ambientes externos

Quem nunca ouviu falar que é bom passar alguma máscara hidratante no cabelo para ir à praia? Ou que este produto deve ser incorporado à rotina para amenizar os efeitos do sol?

O fato é que os produtos desenvolvidos para hidratação não são para ser utilizados debaixo de sol ou em ambientes externos. Além de ter o tempo máximo de permanência no fio, não protegem contra os raios solares (podendo chegar até a queimar o cabelo).

Portanto, cuidado! Priorize produtos leave-ins para proteção externa (sem enxágue).

Usar o mesmo penteado todos os dias

Apesar de facilitar (e muito) a nossa rotina, usar o mesmo penteado todos os dias acaba por comprometer a saúde dos fios. Além da raiz permanecer constantemente presa e sem receber a ventilação necessária, pode ocasionar em cabelos quebradiços, quedas e compressão do couro cabeludo.

Mas, não se preocupe! Se você precisa utilizar cabelo preso no trabalho, por exemplo, solte-o assim que chegar em casa, tente alternar nos penteados e utilize acessórios mais frouxos, ok?

 

Estamos com você nessa! 

Conheça a linha Glicopower, desenvolvida pela Clorofitum Cosméticos. É a “bomba de nutrientes” que os seus fios precisam!  

A máscara Glicopower é a nutrição perfeita para cabelos com carência de vitaminas, equilibrando a elasticidade dos cabelos emborrachados, desnutridos e desidratados. Saiba mais!

Por fim, te convidamos à reflexão final: seus hábitos têm impactado negativamente ou positivamente a saúde do seu cabelo?

Se o resultado for negativo, não há problema em admitir. É possível promover as mudanças a partir dele.

Se o resultado for positivo, que ótimo! Mas não deixe que isto o faça parar. Sempre é preciso aprimorar o que já fazemos e buscar por novos conhecimentos, né? 🙂

Que tal montarmos o kit de produtos que garante a saúde do seu cabelo juntos? Deixe o seu comentário abaixo para mantermos contato.

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *