Alisamento estraga o cabelo? Conheça mitos e verdades sobre a técnica

Os princípios do alisamento de cabelo têm registros no século XVII, quando ainda não éramos nem uma projeção dos céus para vir à Terra. Principalmente o público feminino, que sempre sofreu com tamanha pressão social e estética, já testou e arriscou de tudo nas cabeleiras: banha de porco, óleo de peixe, sebo, pente quente, ferro aquecido com carvão, entre outros. 

A famigerada chapinha, que conhecemos hoje, ganhou vida somente na década de 80. Mas, devido ao preço elevadíssimo, somente as mulheres de classes mais altas conseguiam comprá-la. Inconformadas com a situação e desejando fortemente alisar os cabelos, diversas técnicas e produtos foram ganhando força. 

Consegue imaginar a quantidade de danos que todo aquele processo causava? Na época, o conhecimento sobre os efeitos desastrosos daquelas técnicas nos fios e a necessidade de proteção térmica era nula

Revolucionamos, crescemos, e o mercado da beleza trouxe ao mundo maneiras mais seguras de alisamento e estudos verificados da necessidade de proteger e respeitar cada fiozinho. 

Conheça mitos e verdades sobre essa técnica milenar e mantenha seu cabelo com saúde! Veem 😊 

Mitos e as verdades mais faladas

Preparada para desvendar tudo sobre este universo? 

Uma das primeiras substâncias químicas utilizadas foi a soda cáustica 

Verdade!! Na década de 50, a soda cáustica ganhou destaque entre as mulheres de cabelo crespo. Foi amplamente utilizada até mesmo entre artistas famosos, como a cantora norte-americana Bette McLarin.

Cabelos alisados da década de 50. Créditos da imagem: Getty Images

Todas as maneiras de alisar têm o mesmo resultado 

Mito!! Hoje há várias técnicas e cada uma delas promovem resultados diferentes, como alisamento definitivo, abertura dos cachos ou redução de volume. 

O alisamento de hoje é muito mais seguro do que de algumas décadas atrás 

Verdade!! Com o avanço da indústria da beleza e com conhecimentos mais sólidos sobre cada tipo de cabelo, novos produtos e cuidados foram surgindo para se adaptar às necessidades de cada um. 

Junto com as técnicas de alisamento, também há produtos complementares (como os de hidratação), para auxiliar na manutenção da saúde capilar e mantê-la intacta. 

Cabelos chapados nunca estiveram na moda

Mito!! A partir da década de 90, a escova definitiva e o alisamento permanente ascenderam tanto que se tornaram uma tendência da época. O cabelo suuuper liso se tornou muito requisitado por mulheres de todos os tipos de cabelo. Pela televisão, revistas e catálogos só se via modelos assim. 

FOTO REVISTA

Ao contrário das crespas, as lisas queriam técnicas para encaracolar os fios 

Verdade!! Entre as décadas de 70 e 80, a aparência desejada era de cabelos volumosos. Com a Era Hippie, surgimento do grupo Jackson 5 e com a moda de aparecer com as madeixas despenteadas para ter mais volume, técnicas de permanente para encaracolar ganharam força! 

FOTO MADONA E JACKSON 5

Alisar é sinônimo de queda capilar 

Mito!! Seu cabelo só vai cair se a técnica não for bem executada, se o produto não for bem formulado, se o profissional não for bem preparado ou se você não mantiver os cuidados em dia. 

Procedimentos químicos são invasivos. A única maneira de não torná-los prejudiciais é mantendo a nutrição, reposição de proteínas e de água, e a hidratação do cabelo.

A progressiva tem o poder de mudar a estrutura dos fios 

Verdade!! Para que o resultado seja de acordo com o esperado, fios mais lisos, o produto modifica a estrutura capilar. Se o cabelo não for muito bem cuidado e se não tiver um cronograma capilar sendo seguido à risca, o processo se torna extremamente danificador.

O cabelo nunca mais será o mesmo depois de alisar 

Mito!! Se um dia você não ver mais sentido em alisar e quiser voltar a sair desfilando por aí com seu cabelo natural, saiba que é possível.

Um caminho muito usual é a transição capilar. Por meio de um processo de identificação, remodelagem, cuidados e auto amor, seu cabelo vai voltando e mostrando características naturais. 

Todos os tipos de produtos para alisar tem formol

Mito!! No boom dos produtos químicos, o formol foi muuuito utilizado. Para fins de alisamento, esta substância é realmente muito eficiente. 

Mas, devido seus inúmeros prejuízos à saúde, à respiração e ao próprio cabelo, foi amplamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Piscina é um dos piores inimigos do cabelo alisado 

Verdade!! O contato com o cloro potencializa o efeito degradante da química e torna os fios mais propensos à quebra. 

Então, pode entrar na piscina à vontade! É só fazer um coque, não mergulhar a cabeça e ser feliz 😊 

Cabelo alisado precisa de amigos certos!

A química alisa, reduz o frizz e proporciona o efeito desejado. Mas, mesmo com todos os avanços e melhorias nos produtos de alisamento, ainda estamos falando de composições que exigem cuidados graduais e constantes.

Depois de modificar a estrutura capilar, não tem fio que se mantenha em pé se não for bem cuidado e tiver sua saúde priorizada. 

Invista nos amigos certos e faça do seu cabelo saudável:

Bora lá conhecê-los!

Shampoo e condicionador específicos.

Protetor térmico

Máscaras de tratamento 

Óleo reparador de pontas

Viu só? Se você quiser modificar seu cabelo, terá que cuidar ainda mais dele. O efeito do alisamento é lindo, muito requisitado e não tem problema algum você querer dar uma mudada no visual, ok? Só te pedimos para não abandonar suas madeixas. 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os nossos produtos? Deixe um comentário aqui embaixo!

Com carinho,

Clorofitum. 

 

You May Also Like

Quer vender mais? Confira estratégias de vendas infalíveis para o seu negócio

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Saiba como se vestir bem e melhorar sua imagem pessoal agora mesmo

Dia das Mães: garanta o presente mais cheiroso e exclusivo para a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *