Como disfarçar olheiras escuras? Descubra truques práticos!

Aquela sensação de acordar, olhar no espelho e sentir que um caminhão passou por cima não é das melhores sensações, né? Ela resulta direitinho no surgimento de olheiras escuras no rosto.

Na maioria dos casos, quando não é por fatores genéticos, as olheiras surgem como resultado de fases difíceis e de noites mal dormidas.

O grande problema é que elas escancaram que alguém não está bem e que tudo o que precisa é de um belo e intenso descanso.

Claro que você não quer transparecer cansaço e mal-estar com a sua imagem, né? Continue na leitura para saber agora como disfarçar essas manchinhas danadas.

Imagem: Envato

Entenda como elas surgem

Pensar em como as coisas surgem é de extrema importância para que saibamos como evitá-las ou diminuir seus impactos.

No caso das olheiras escuras, você não acorda e elas simplesmente estão lá: é o reflexo de alguns fatores principais.

Elas podem surgir de:

  • Fatores genéticos;
  • Pigmentação do sol (devido ao excesso de exposição ou falta de proteção solar);
  • Hábitos prejudiciais, como noites mal dormidas, estresse em excesso e alimentação não balanceada.

Estes hábitos prejudiciais são os grandes vilões pelas manchas inconvenientes porque, ao interferirem no nosso psicológico, dilatam os vasos sanguíneos que causam escurecimento da cútis.

Ou seja: aqui vamos te fornecer truques práticos que vão amenizar as manchinhas e te ajudar na autoestima, mas eles não serão efetivos de fato se você não der um basta à má qualidade de vida.

E tudo o que você não sabe sobre as manchinhas

Sabia que até as olheiras são dotadas de significados? Olha só:

1 – Segundo dados da Vogue, as cores das olheiras dizem muito: enquanto as mais azuladas são reflexo do acúmulo de cansaço, as mais castanhas podem ser excesso de exposição ao sol ou fatores genéticos;

2 – Olheiras de cansaço são as mais fáceis de reconhecer: elas se acumulam somente embaixo do olho;

3 – Uma dieta não balanceada, que não valoriza a ingestão de bons nutrientes e vitaminas, não produz antixoxidantes. Por consequência, a pele fica bem suscetível às manchas;

4 – A região das olheiras é lotada de microvasinhos sanguíneos porque elas abastecem e cuidam dos olhos. Então, qualquer interferência que tivermos, elas logo se dilatam e aparecem;

5 – Inclusive, é a região de pele mais fina do nosso corpo;

6 – Por se tratar de uma região tão sensível e delicada, as expressões faciais e manchas podem ganhar força ainda na faixa dos 25 anos. Então, não tem nem desculpa para não cuidar, né?

7 – Uma das grandes vantagens é que complicações nas regiões dos olhos e olheiras denunciam uso inadequado de cosméticos;

Como disfarçar olheiras escuras de uma vez por todas?

As tão temidas e tão comuns manchas que nos dão um aspecto de exaustão e não contribuem em nada para a nossa autoestima, podem deixar de te incomodar.

1 – Produtos caseiros e naturais são poooderosos sim porque ativam a circulação sanguínea. Aquela famosa compressa com pepinos funciona (e muito bem);

2 – O sol pode ser um inimigo para os olhos. Na hora de passar o protetor solar, é muito comum nos esquecermos da região abaixo dos olhos (que é super sensível e fácil de dar rugas). Esquece de proteger ela não, tá?

3 – Corretivos coloridos ajudam a camuflar e amenizar os tons escuros:

  • Para olheiras roxas e avermelhadas: corretivo em tons verdes;
  • Para olheiras mais marrons em pele branca: corretivo amarelo;
  • Para olheiras azuladas ou muito escuras em pele negra: corretivo laranja.
Imagem: Envato

4 – Jamais utilize o seu creme facial nas olheiras. Esta região precisa de produtos específicos para não potencializar os danos. Que tal procurar um dermatologista?

5 – Pensa só: para amenizar as olheiras escuras, a região precisa ser sempre drenada para que esteja calminha. Por isso, inclua 2 hábitos poderosos na sua rotina: lavar o rosto com água gelada e acalmar a pele com uma água termal;

6 – Priorize ter pelo menos 7 horas de sono. Sim, o cansaço ocasiona no aumento das manchas;

7 – Se você estiver vivendo um momento de muito estresse, fazer uma infusão de chá de camomila será uma opção muito sensata (e suas olheiras vão te agradecer!). Faz assim: prepare um chá bem forte de camomila, coe, acrescente umas pedrinhas de gelo e espere esfriar. Com algodões, umedeça eles no chá e deixe na região dos olhos por pelo menos 15 minutos;

8 – Prefira um demaquilante à base de óleo por 2 principais motivos: ele vai retirar a maquiagem mais facilmente e você não precisará ficar esfregando e ferindo a região dos olhos; e ainda deixará sua pele livre do contato prejudicial com o álcool.

As olheiras escuras não precisam te amedrontar mais. É possível reduzir seus impactos em seu rosto e te deixar com uma autoestima muito mais elevada.

Nada como olhar no espelho e transparecer saúde, né?

Deixe aqui nos comentários se algum desses hábitos já fazem parte da sua rotina.

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

7 passos para fazer uma limpeza de pele caseira

32 dicas de beleza que nunca saem de moda

Cabelo oleoso? Descubra os principais mitos e verdades!

Spa dos pés: como cuidar muito bem deles no inverno?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *