Sono da beleza: dormir bem para ter mais saúde no novo ano

Não é novidade para ninguém que o sono nos renova. Depois que dormimos, somos outras pessoas: mais dispostas e donas de uma aparência mais viva.

Apesar de sua extrema importância, a Sociedade Mundial do Sono alerta que 45% da população global não dorme o suficiente, e que essas pessoas sofrem com impactos diretos na saúde.

O bem-estar físico e mental, as manutenções corretas do organismo, a atenção, disposição, apetite e produção de colágeno são só alguns exemplos do que o nosso corpo nos presenteia quando estamos descansando.

E é com esse clima que queremos dar as boas-vindas ao novo ano: priorizando a nossa saúde e autocuidado, para transparecer em uma beleza que vem lá de dentro!

Preparados? Bora colocar este papo em dia!

 

Sono meu, sono meu, existe alguém mais belo do que eu?

Ok. Sabemos que, assim como comer, dormir é essencial para a nossa vitalidade. Mas convenhamos que é muito estranho nos dar conta de que ficamos cerca de 8 horas por dia vivendo na inconsciência e na posição horizontal, né? rsrsrs

Segundo especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, dormimos para que todo o conjunto do nosso corpo se recupere de todos os instintos, emoções e experiências vivenciados ao longo do dia, além das células perdidas.

É como se fosse um ato de amor: o nosso sistema imunológico se fortalece, normalizamos todo o organismo para um novo dia e…

Acordamos renovados, belos, com informações retidas, descansados e mais esbeltos (sim, estudos comprovam que as crianças crescem enquanto dormem).

Diz pra gente: há algo mais belo do que toda essa vitalidade do sono?

 

Por que dormir bem?

Se o sono fosse uma pessoa, ele seria super chantagista. Ele é tão bom, mas tão bom, que não precisa de quase nada para nos convencer… Basta dizer: ‘te deixo mais belo, disposto e previno doenças crônicas’ para já morrermos de amores e nos entregarmos a ele.

Mas deixa a gente apresentá-lo melhor para vocês 😊 

Melhora o aspecto da pele

Já comentamos aqui no blog que a partir dos 25 anos, o nosso corpo passa a produzir menos colágeno. Por consequência, a pele fica menos elástica.

A boa notícia é que boas noites de sono aumentam as taxas de colágeno em nosso organismo, promovendo uma pele com menos rugas, menos olheira e com a renovação celular em dia.

Claro que, junto ao bom soninho, há produtos no mercado que potencializam os bons resultados. O Bombom da Beleza é um deles <3

Previne a obesidade e a hipertensão

Quando estamos dormindo, o nosso corpo produz uma boa quantidade do hormônio da saciedade e queima uma quantidade de gordura proporcional à massa corporal e às calorias ingeridas ao longo do dia.

Além disso, garante uma pressão arterial a níveis saudáveis e recomendados por profissionais da saúde (já que o corpo está descansando e regulando todas as suas funções).

Fortalece o sistema imunológico

Para nos manter imunes e seguros, um batalhão de células trabalha constantemente e gasta muita energia do nosso organismo. 

Como o trabalho é intenso e a proteção não pode parar, as células precisam de renovação e ajustes diários para manter a defesa lá em cima!

Consegue imaginar em qual momento do dia que a manutenção é feita? 

Acertou quem pensou que toda a magia acontece durante o soninho noturno!

Fortalece a memória

Quem nunca ouviu que estudar à noite garante uma melhor memorização? Isto não só acontece, como é comprovado!

Durante uma boa noite de descanso, há conexões neurais que aprimoram a nossa habilidade de armazenamento, aprendizado e raciocínio.

Melhora o desempenho de atividades rotineiras

Falamos e repetimos: um corpo produtivo é um corpo descansado. 

Normalmente, a maior parte das pessoas passa o dia trabalhando ou estudando, né? Para aumentar a produtividade, grande parte opta por dormir menos para produzir mais. 

É aí que o erro habita!

Um corpo descansado se estressa menos, produz mais, se concentra no que faz, raciocina melhor, mantém o foco e, de quebra, toma decisões mais certeiras. 

Lembre-se: há tempo para tudo (inclusive para dormir). 

Nos deixa mais motivados para a atividade física

A grande verdade é que uma boa noite de sono nos fornece energia. A energia nos fornece motivação. E a motivação nos leva a praticar atividade física. 

O sono reprograma o organismo, turbina o rendimento e ainda transforma o repouso em bons resultados. 

Tudo de bom, né?

Controla a diabetes

Para a diabetes, a falta de descanso pode ser fatal. Os corpos que não dormem o suficiente por noite desenvolvem maior resistência à insulina e, por consequência, maior dificuldade no controle da doença. 

É durante o repouso que o organismo controla as taxas glicêmicas e auxilia no combate aos desequilíbrios.  

Sons da soneca: conheça as músicas que podem te ajudar a dormir

Monte uma playlist em seu celular ou computador, deixe o volume bem baixinho e aperte o play.

Já separamos até umas sugestões para vocês: 

  • Surrender – Natalie Taylor
  • Safe Inside – James Arthur
  • You’re Somebody Else – Flora Cash
  • Let Her Go – Passenger
  • Get You The Moon – Kina e Snow
  • When I See You – Fudasca, Hashir e Nvr/Mnd
  • Can We Kiss Forever? – Kina e Adriana Proenza
  • Algo Parecido – Skank
  • Vambora – Adriana Calcanhoto
  • Good Vibes – Dois é par
  • Say – John Mayer
  • Calmô – Liniker e Caramelows
  • O Porto – Dois é par
  • Temptation – Delilah Montagu
  • Aluga-se – Bárbara Dias
  • Oceans – Seafret

Por fim, atenção à tabela do sono de acordo com a sua idade

Fonte: TUA SAÚDE 

Não é por menos que o sono é mais do que recomendado por especialistas, né? Aquelas horinhas de descanso são essenciais para a nossa vitalidade. Devemos fugir do que nos distrai e do que nos deixa agitados para manter a regularidade e qualidade de uma boa noite de descanso.

Neste novo ano, desejamos uma beleza autêntica e saudável, com lindas e longas noites de puro soninho!

Te convidamos a ler algumas outras conversas que tivemos recentemente em nosso blog: “Inteligência emocional e belezae “Autoestima para uma vida mais íntegra. 

Bora descansar mais?

 

Com carinho,
Clorofitum.

You May Also Like

Zinco: suplemento para o corpo e cabelos

As cores de setembro permanecerão

Setembro Amarelo: a importância de cuidar de quem se ama!

Sauna e Saúde Capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *