Definição de tran.si.ção ca.pi.lar | s.f. | Período de desafios, entregas, decisões e partilhas. Também se configura como um processo libertador, mas que, para além de paciência e coragem, exige que entremos em contato com o nosso eu mais profundo.
Muitas vezes, não basta só a gente querer, né? Precisamos nos preparar, nos informar e saber como podemos passar por tantos obstáculos desafiadores de uma maneira mais tranquila e respeitosa com o nosso próprio tempo e limitações.
Sabemos que a retomada para uma vida livre de processos químicos e mais natural pode ser um desejo bem latente, que só precisa de um “vambora?” para iniciar essa jornada de entrega e de muitos cuidados com o cabelo.
E aí? Vambora com a gente?
“Será que vou me adaptar? E agora??”
É verdade que toda mudança gera uma série de receios.
“Como será? O que devo fazer? Será que vou me adaptar? E se eu me arrepender?” são indagações que com certeza já passaram pela sua cabeça algumas das vezes em que você precisou fazer alterações de rota.
O lado positivo é que vivemos em um constante devir, que marca que estamos em transformações contínuas e inseridos em movimentos ininterruptos. Então, calma! O que decidimos hoje não necessariamente será eterno e o que mudamos pode já ter data para se transformar novamente.
E que delícia, né? Ter segundas chances, mudar de caminho e buscar rumos que realmente nos engrandeçam e nos façam felizes é uma grande motivação!
Claro que, com tudo isso, também temos que lidar com os nossos monstros mais internos, que nos trazem insegurança, medos e receios.
Mas quem nunca, né? rsrs
O que vale mesmo são as tentativas e nos manter munidas de informações para dar cada passo em direção ao que queremos da melhor forma possível!
Com a transição capilar, não é diferente. Mas estamos com vocês!
A transição capilar começa quando entendemos que é chegada a hora
Vamos passar por todo esse processo de maneira mais tranquila? Aí vão dicas super preciosas!
Descubra o penteado e a finalização que te fazem bem
Em cada passinho que damos em direção a um cabelo mais saudável, precisamos nos sentir bem. A forma como finalizamos e os penteados que utilizamos podem dizer muito sobre a gente, né? Mostram gostos e até mesmo como andam a nossa autoestima e autenticidade.
As opções são inúmeras e você pode escolher de acordo com a sua atividade ou humor do dia:
- Turbantes;
- Semipreso com presilhas;
- Preso com uma faixa na frente;
- Coque alto ou duplo;
- Tranças (da mais simples à boxeadora);
- Rabo de cavalo.
Já as finalizações, que podem te ajudar e proporcionar um good hair day impecável, são:
- Dedoliss – Inspirada no babyliss, esta técnica promete (e cumpre!) definição apenas com o movimento circular dos dedos.
- Umectação – Feita com óleos vegetais, é super recomendada para deixar os fios menos ressecados e mais protegidos.
- Fitagem – Feita com o auxílio de cremes finalizadores, garante definição, volume, vitalidade e balanço.
Conheça mais sobre as técnicas no nosso manual.
Cuide dos fios com muita dedicação e delicadeza: eles fazem parte de quem somos!
Por causa da química, os fios ficam bastante fragilizados, propensos à quebra e com uma saúde que deixa a desejar.
Para que se recuperem, precisarão da sua ajuda e companheirismo. Um cronograma capilar, que entende as urgências e os cuidados necessários para o seu tipo de cabelo, pode ser a solução mais apropriada: além da reposição de água e nutrição perdida ao longo dos dias, ela também promove a reconstrução da fibra capilar.
Encontre aqui o cronograma ideal para você!
Não precisa cortar tudo de uma vez
O big chop (grande corte, em português) é a opção mais rápida para quem quer acabar de uma vez por todas com a diferença de texturas do comprimento dos fios.
Maaaas nem sempre é o caminho mais fácil. Se você não se sentir confiante em cortar a parte com química de uma vez, pode ir com calma, ok?
Ir cortando conforme o fio for crescendo também é uma opção.
Nos momentos de desespero, respira fundo!
Vamos contar um segredinho: sair um pouquinho da rotina não faz mal nenhum e, muitas vezes, é mais do que necessário.
Falamos e ressaltamos que aparelhos térmicos, como chapinha, secador e modeladores, prejudicam bastante todo o processo de transição capilar, porque tornam os fios ainda mais frágeis.
Mas, de vez em quando, se você for convidada para uma festa e nenhuma finalização der certo ou se tiver em um dia ruim, não faz mal dar um toque de chapinha nas suas madeixas não, viu?
Tudo que é utilizado com consciência e em doses homeopáticas não é prejudicial!
Busque referências e inspirações
Quem te inspira a chegar lá do outro lado da ponte e te fornece boas ferramentas para persistir até o final?
Talvez seja alguém do seu ciclo pessoal, como uma amiga ou tia, ou até mesmo alguma artista. O importante é que seja alguém que te inspire, que te mostre caminhos possíveis e que compartilhe experiências com você.
Foque no que está por vir
Nada melhor do que termos consciência de que estamos caminhando em direção a uma meta muito bem delineada, né? A cada semana de um cronograma capilar em dia e de cuidados que foram feitos e pensados para o seu tipo de cabelo, mais perto estará de sair desfilando por aí com a naturalidade dos sonhos.
Faça da transição capilar um processo de autoconhecimento e autenticidade
A partir de agora, faça um esforço para tratar o seu cabelo como uma parte muito importante do seu corpo que merece atenção e dedicação.
Com certeza, os seus fios contam alguma história e trazem marcas dela: seja de momentos de fraqueza, mechas coloridas de instantes de alegria ou até partes mais ralas evidenciando as fases de ansiedade ou de maus tratos.
Mas agora, com toda a beleza da transição, entraremos em uma nova fase dessa história, que evidenciará novos comportamentos dos fios, novas maneiras de cuidar deles e de ser você.
Ao final, a melhor recompensa que podemos ter é um cabelo bem nutrido, riquíssimo em vitaminas e nutrientes, com uma finalização que tenha a sua cara, que desperte bons suspiros nas pessoas que o veem e que mostre quem é você e a história que percorreu até aqui.
Nos chame no WhatsApp para que possamos te ajudar mais de pertinho ao longo de todo esse processo da transição capilar? É só acessar o nosso site por aqui e, em seguida, clicar na caixinha do WhatsApp que estará à direita da tela.
Com carinho,
Clorofitum.