Em 2001, a Clorofitum Cosméticos nasceu com a premissa principal de valorização da vida, atenção ao consumidor e cuidado com o meio que a cerca. Não bastava a boa percepção que os seus stakeholders teriam da empresa, mas também era preciso que o meio não sofresse com impactos negativos.
Foi assim que a sustentabilidade ganhou e se firmou ao longo das quase duas décadas de história já traçadas. Junto ao portfólio cada vez mais diversificado de produtos e serviços, também foi ganhando espaço em mercados internacionais de países da Europa, Oriente Médio, América do Norte e do Sul.
Você já nos conhece, certo? Agora, neste artigo, te convidamos para irmos um pouco mais além: entender tudo sobre o propósito social, ambiental e humano da Clorofitum.
O que é propósito de marca?
Quando damos vida a empresas, precisamos levar em consideração que elas se formarão como uma comunidade de pessoas que coexiste em um ecossistema complexo. E que por isso uma série de relações, diversidades e cuidados são necessários.
Façamos um paralelo com as nossas vidas: já parou para pensar qual é o propósito de tudo o que faz? E sobre o impacto que causa onde passa?
Sabe aquela marquinha que fica registrada no coração e mente das pessoas de algo positivo que você fez? E aquele “muito obrigado” da natureza ao adotar hábitos conscientes?
Este é o seu propósito de vida.
No caso das marcas, isto não muda: configura-se como a razão de existir, o coração do negócio e o consequente impacto no mundo que as cercam. Em muitos casos, é a partir deste comportamento que somos influenciados, influenciamos e conquistamos adeptos aos nossos valores e, consequentemente, produtos.
Já ouviu falar que tem gente que, literalmente, “casa com a marca”? Quando isto acontece, pode apostar que não foram somente os produtos que encantaram, mas também os impactos causados ao meio, de hábitos conscientes e empáticos.
Neste ponto, digamos que alcançamos a concretização do que somos no coração e mente dos nossos famosos stakeholders (grupos de interesse). No caso da Clorofitum Cosméticos, os grupos são formados por clientes, acionistas, colaboradores, proprietários – e nos sentimos livres para incluir o meio ambiente.
Por que é importante defini-lo?
Esta jamais deve ser uma etapa simplória de um negócio. Deve ser bem configurada, pensada e definida. Afinal, é verdade que qualquer um pode existir, mas nem todos definiram o porquê de existirem.
Por que os stakeholders terão interesse na sua marca? Como os clientes serão impactados positivamente? Como podemos ir além e estabelecer hábitos que favoreçam o meio ambiente?
As respostas do seu propósito estão nas perguntas acima.
Elas definem o valor que a marca terá para o mundo. E não falamos somente em valores em termos monetários, não, viu? Aqui abarcamos o quão memorável você é tendo uma comunidade de adeptos, presença social, posicionamento de acordo com o que defende, criação de conteúdos informativos, engajamento de pessoas e impactos positivos no meio que a cerca.
Tudo isso se configura como o peso que você tem no bolso, na mente, no coração e no mundo de quem a vê.
Portanto, ao estabelecer o seu propósito, a Clorofitum encontrou possibilidades de criar conexões verdadeiras e de ser reconhecida não somente por seus produtos exclusivos e desenhados para necessidades reais de pessoas, mas também para ser reconhecida como uma marca simbólica.
Sustentabilidade, valorização da vida e atenção ao consumidor como propósito
Sabe quando você pergunta o nome de alguém e já começa a imaginar como a pessoa é só pela a resposta? Nas redes sociais está lotado de perfis que escrevem o significado dos nomes!
O perfil @palavraeafeto, alimentado por uma escritora nordestina, traz uma série de significados.
Por exemplo: enquanto Daiana é “uma mulher com a natureza de uma verdadeira diva” e Laís “uma mulher tão popular quanto a maior artista da atualidade”, Fabiana é “uma mulher com sorte na terra”.
O que pensa quando ouve o nome Clorofitum para além da empresa de cosméticos?
Quer uma dica? É verde e nasce na terra.
Acertou quem pensou em uma planta. Chlorophytum, como é chamada, é uma planta ornamental de fácil adaptação. Tornou-se muito representativa para nós não somente por nossa paixão pela natureza, mas também pelo entusiasmo de tornar tudo mais simples sem perder o encanto, o cuidado e a necessidade de sempre se adaptar e inovar.
Se fôssemos fazer o paralelo com os significados dos nomes, certamente diríamos que Clorofitum é ‘uma marca que vê os animais e as plantas como amigos e que existe para ser memorável na vida de quem a conhece’.
O propósito da Clorofitum Cosméticos
Ancorado na sustentabilidade, temos orgulho de levantar três bandeiras muito importantes para o nosso ecossistema:
Não testamos em animais
Sim, nossos produtos nunca foram testados em bichinhos justamente porque “acreditamos que a mudança começa em nossas próprias casas”.
I’m green
Sabe as nossas embalagens exclusivas de produtos e sacolas que você vê desfilando por aí? Pois bem! São sustentáveis e confeccionadas com plástico oriundo da cana-de-açúcar. Por isso, deixam a atmosfera mais livre de substâncias tóxicas! 😊
Somos veganos
99% de nossos produtos, uma porcentagem esmagadora, não são produzidos com matéria-prima de origem animal.
A partir disso, formulamos, inovamos e assumimos um compromisso com a vida, com a honestidade e ética.
Por fim, te convidamos a conhecer a vida de propósitos da Clorofitum Cosméticos. As nossas opções de produtos são diversas: cuidam da sua pele e dos mais diversos tipos e texturas de cabelo.
Para nós, a sustentabilidade e o cuidado jamais serão uma opção. Vem com a gente? Estamos ansiosos para continuar esse papo com você!
Com carinho,
Clorofitum.