Sustentabilidade: 8 atitudes simples e sustentáveis para adotar no seu dia a dia

Sustentabilidade não é uma modinha que hoje é legal e amanhã não é mais: ser sustentável é ser consciente o suficiente a ponto de cuidar do meio e do planeta em que vivemos. Afinal, se quisermos ter um futuro melhor, precisamos começar agora.

Se falar sobre preservação da natureza e utilização dos recursos naturais de maneira consciente parece muito distante da sua realidade, na conversa de hoje você verá como pode contribuir para um mundo mais verde, habitável e saudável.

Para isso, mudar alguns hábitos e inserir novos na rotina já fará uma grande diferença não só na sua vida, como também para o meio. Novos posturas determinam novos futuros. Novos hábitos determinam novas possibilidades.

Aceita vir com a gente traçar um futuro de consumo consciente?

O que está acontecendo com o mundo?

No último ano, o Brasil superou a margem de 55% a mais de degradação ambiental comparando aos últimos 10 anos. Com isso, vivemos o agravamento da poluição, destruição do meio à nossa volta e diminuição da biodiversidade.

E sabe no que isso tudo resulta? Em menos comida na mesa, respiração comprometida e racionamento dos recursos naturais e essenciais para as nossas vidas, como a água.

Portanto, ser sustentável é a capacidade e a força que temos de nos manter saudáveis, vivos e usufruindo o que a terra nos oferece com equilíbrio.

E os brasileiros estão ficando cada vez mais conscientes acerca dos agravamentos que estão sendo causados à natureza, principalmente porque já passam a interferir diretamente em nossas vidas. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, apenas 2% da população afirma realizar nenhuma atividade sustentável no dia a dia (pelo menos alguma embalagem é reutilizada na cozinha ou na plantinha).

Além disso, 62% afirmaram que levam em consideração o quesito sustentabilidade antes de comprar e consumir de alguma marca.

Sustentabilidade: um caminho possível ou necessário?

Consciência. Redução. Reutilização. Reciclagem. Cuidado. Estas são as palavras mais poderosas quando pensamos em sustentabilidade.

Em 2001, a Clorofitum Cosméticos nasceu com um só propósito: levar beleza e autoestima às pessoas, sem sacrificar a natureza ou deixar rastros de impactos negativos no meio que nos alimenta e nos dá moradia todos os dias.

É por isso que toda a sua cadeia produtiva acompanha e respeita à natureza, impactando diretamente e positivamente na vida dos trabalhadores. Afinal, ao cuidar da natureza e utilizar matérias-primas sem substâncias tóxicas, cuidamos da saúde de quem trabalha diretamente com os nossos produtos, de quem os utiliza e ainda impactamos positivamente na produção local.

Ser sustentável nos leva à um ciclo extremamente poderoso de ajudar o próximo, ser amigos dos animais e ainda ser memorável na vida de quem conhece o que produzimos (é só passar algum produto na sua pele ou cabelo que sentirá a força de uma boa autoestima).

Por onde começar?

Se você chegou até aqui, com certeza já estamos juntos para tornar o mundo cada vez mais habitável. Então vamos lá!

1 – Evite o desperdício de alimentos

A sustentabilidade também nos leva à consciência do que fazemos com o nosso dinheiro e do quanto não nos preocupamos com o outro. Em um cenário em que milhares de pessoas passam fome no Brasil, desperdiçar alimento não é só retirar além do necessário da natureza, como também não se importar com quem não tem o que comer.

Na dúvida, faça e compre menos do que a quantidade que está pensando 😊

2 – Opte por marcas sustentáveis e conscientes

Aqui está uma ação para o seu dia a dia muito importante: para ser mais sustentável, esteja com quem também seja. Todos os nossos produtos, de pele, cabelo e perfumaria, atendem o nosso requisito essencial: não degradação ao meio e mais qualidade de vida para quem usa.

Você encontra todos os produtos para a sua autoestima aqui.

3 – Reutilize embalagens para outros fins

Sabe aquela embalagem do sorvete que acabou, aquela garrafa de suco maravilhosa e recipiente do shampoo? Você pode reutilizá-los para armazenar comida, plantar alguma florzinha ou fazer sabonete caseiro.

4 – Troque as lâmpadas da sua casa

Ser sustentável também impacta positivamente no seu bolso. Substituir as lâmpadas incandescentes pelos fluorescentes, além de tornar sua conta mais barata, não contém reagentes pesados para o meio ambiente.

5 – Faça decorações com materiais reutilizáveis

Também é possível ser consciente na hora de mobiliar sua casa. Ao reutilizar materiais e restaurar móveis antigos, os seus ambientes ganham uma personalização só sua.

6 – Substitua o carro quando puder

Nem sempre é necessário ir à padaria do bairro de carro, né? Ir a pé ou de bike não faz bem somente para o meio ambiente, como também para a saúde. Por isso, mais movimentos das pernas e menos pneus rodando é uma ótima pedida 😊

7 – Tire os aparelhos elétricos da tomada

Não tire os aparelhos da tomada apenas quando for passar uns dias fora de casa, mas também no seu cotidiano. Aparelhos ligados na tomada podem representar até 12% da conta de luz todos os meses e ainda deixar rastros negativos na natureza.

Opa que aqui temos benefícios em dose dupla: a natureza e o seu bolso dão até um sorriso de alegria.

8 – Adote plantas para chamá-las de filhas

As plantinhas trazem um ar mais puro para o ambiente. Além disso, elas nos ajudam a desenvolver habilidades importantes, como paciência, empatia e autocuidado.

A sustentabilidade nunca foi uma pauta tão urgente e necessária de ser incluída na nossa rotina como agora. Quanto mais cada um fizer a sua parte, mais podemos crer em um amanhã mais responsável, inclusivo e cheinho de beleza.

E aproveitando que já entramos no último trimestre de 2021, que tal já pensarmos no quanto ainda podemos fazer para impactar positivamente o meio ambiente neste ano? Clique aqui e saiba mais.

Com carinho, Clorofitum.

You May Also Like

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

7 erros fatais na hora de fazer a gestão do seu salão de beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *