Qual a função da queratina para os cabelos? O meu cabelo precisa?

A busca pela manutenção de cabelos saudáveis, brilhantes e bonitos é incessante! Sendo a fibra capilar formada basicamente por queratina, que representa cerca de 90% da sua estrutura, naturalmente, consideramos esse elemento básico para se ter madeixas lindas e invejáveis.

A queratina, proteína estrutural responsável pela resistência e elasticidade, é composta por aminoácidos, sendo o predominante a cisteína, responsável pela vitalidade, pela promoção do crescimento saudável dos fios, nutrição, sedosidade e muitos outros benefícios.  

Naturalmente, ao longo do tempo, os cabelos tendem a perder queratina, mas este processo pode ser intensificado por alguns hábitos, como:

·         exposição dos cabelos ao sol;

·         jato quente do secador;

·         prancha,

·         processo de descoloração e coloração,

·         escova progressiva;

·         outras químicas capilares.

Com a perda da queratina a fibra capilar fica cada vez mais fina e frágil, uma vez que a queratina funciona também  como uma barreira protetora.

Alguns cuidados para evitar a perda excessiva de queratina podem ser tomados, como: o uso de um protetor térmico de qualidade, que tenha proteção solar, antes de se expor ao sol e antes do uso de secador ou prancha; aplicar protocolos de reconstrução capilar, periodicamente, usando produtos profissionais e serviços especializados para procedimentos químicos.

O protetor térmico da linha Keraceutic possui queratina de liberação controlada e filtro solar que não sai com enxágue.

Conheça a linha completa de protetores térmicos da Clorofitum Cosméticos.

Mesmo tomando todos os cuidados, é inevitável  alguma perda  da queratina ao longo do tempo, portanto é necessário periodicamente fazer a sua reposição.

O processo de reposição de queratina não altera as características naturais dos fios, portanto, deve ser realizada por cabelos de todas as curvaturas (lisos, ondulados, cacheados e crespos).

No entanto, ao fazer a reposição, o excesso de queratina também pode ocasionar efeitos negativos, como o favorecimento da quebra dos fios. A boa notícia é que dá para realizar um tratamento capilar de reconstrução de forma inteligente, utilizando uma linha completa (shampoo, máscara condicionante e leave-in) que entreguem gradualmente, na concentração adequada, a queratina que os fios precisam.

A Queratina Anti-Quebra da linha Keraceutic, da Clorofitum Cosméticos, permite que a queratina (presente no produto) passe do meio mais concentrado para o meio menos concentrado que é o fio de cabelo. Ela permanece na superfície capilar em uma matriz 3D e só é liberada para a fibra na quantidade e no tempo em que a fibra precisa, de forma inteligente e gradativa, sendo assim, é possível usar e abusar da linha toda.

Invista em um cronograma capilar e encante-se com a beleza dos seus cabelos todos os dias!

         Veja também a matéria Cronograma Capilar: tudo que você precisa saber.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *