Porque os cabelos caem no verão?

É fato que os cabelos estão mais propensos à queda no verão. E existem explicações científicas que justificam. Neste artigo trouxe algumas delas pra você e dicas de como amenizar o quadro. Bora conferir então!

1 – Danos causados pelo sol 

A exposição ao sol, as altas temperaturas, levam a fibra capilar à perda de água, o que resulta em cabelos ressecados e pobres de nutrientes, que ficam muito mais propensos à queda.

Daí a importância de usar um protetor térmico de qualidade capaz de selar a cutícula, impedindo a desidratação capilar que causa o ressecamento.

2 – Danos causados por piscina e mar

O cloro causa danos às células capilares, assim como o sal do mar, que leva os fios à desidratação, ressecamento e quebra.

Aqui voltamos à necessidade de usar o protetor térmico que deve ser reaplicado entre os mergulhos. Também é muito importante a utilização de uma máscara de hidratação de qualidade, ela irá auxiliar na recuperação do dano causado.

Outra dica de ouro é após hidratar os fios, borrifar água termal no couro cabeludo, para acalmar a pele dos danos, e em toda a extensão dos fios.

A água termal tem a vantagem de poder ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, sem restrições. E como possuem ph alcalino, assim como os cabelos, além de ser rica em minerais, são eficientes para a reestruturação e hidratação dos fios.

3 – Danos causados pelo excesso de oleosidade e o suor

O  sol e o calor estimulam a produção de sebo na pele e no couro cabeludo, por isso no verão a oleosidade capilar aumenta. A oleosidade somada ao suor enfraquece a fibra aumentando a quebra.

Lavar os cabelos com água fria ou levemente morna ajuda no controle da oleosidade, além disso, usar um shampoo que trata o couro cabeludo e controla a oleosidade é uma boa saída.

Agora você já sabe vários fatores que levam à perda capilar no verão e como amenizá-la. 

Além de todos os cuidados já mencionados, uma dica final é utilizar um tônico capilar capaz de repor as vitaminas, fixar as proteínas e ativar a circulação no couro cabeludo que combata a queda e ainda estimule o crescimento.

Agora sim, seus cabelos estarão prontos para curtir o verão!

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *