Cronograma capilar e o teste de porosidade

A porosidade do fio é um fator determinante na hora de montar o cronograma capilar ideal que leva em consideração as características particulares do cabelo.

O que é a porosidade capilar? 

A porosidade está relacionada com a estrutura da cutícula capilar. Ela determina a capacidade do cabelo em absorver e reter a umidade e nutrientes. Tanto a alta quanto a baixa porosidade são pontos de atenção. Sendo considerada saudável a média porosidade. Vamos entender melhor …

Grau de porosidade capilar:

  • Baixa porosidade: é quando as cutículas do cabelo estão muito fechadas. Essa condição dificulta a absorção de umidade e de produtos cosméticos de tratamento. 
  • Média porosidade: as cutículas estão parcialmente abertas e permitem a permeabilização de ativos e de umidade. 
  • Alta porosidade: O cabelo tem facilidade para absorver a umidade e os ativos, mas os perdem facilmente comprometendo a efetividade do tratamento.

Fatores que influenciam na porosidade:

O grau de porosidade tem uma influência genética, mas que não é determinante uma  vez que danos químicos, exposição ao sol, uso frequente de fontes de calor (prancha e secador) e o descuido com as madeixas vão alterar a porosidade dos fios.

Como saber qual o grau de porosidade capilar?

A tricoscopia é um exame clínico realizado por especialistas, que faz uma análise completa da saúde do cabelo e do couro cabeludo para que seja indicado de forma assertiva o melhor tratamento.

Existe um teste de porosidade caseiro simples, que não substitui o diagnóstico profissional, mas que pode ser realizado para determinar o grau de porosidade capilar, é o teste do cabelo na água. Para realizar este teste basta um copo transparente com água filtrada e um fio de cabelo que se desprendeu ao pentear ou escovar os cabelos. Coloque o fio de cabelo no copo com água, aguarde cerca de 10 minutos e observe se o fio boiou, ficou no meio do copo ou afundou.

Resultado do teste do cabelo na água:

Qual o melhor tratamento capilar considerando o grau de porosidade do fio?

  • Baixa porosidade: quando as cutículas estão muito fechadas deve-se investir mais na etapa de hidratação. Lavar os cabelos com água morna pode ajudar a abrir um pouco a cutícula e facilitar a penetração do produto. Após a hidratação, a água fria no enxágue ajuda a fechar novamente as cutículas a fim de prender os ativos. A hidratação tem como principal função repor a água nos fios, deixando as madeixas mais macias.
  • Média porosidade: os fios estão saudáveis e a nutrição ajuda a manter os nutrientes essenciais que eles precisam, garante mais brilho aos cabelos e ajudam a selar as cutículas para reter os ativos e a umidade.
  • Alta porosidade: as cutículas estão muito abertas fazendo com que os fios percam hidratação, nutrientes e massa capilar. Os fios ficam  quebradiços e com muito frizz. Esse quadro pode ter sido gerado ou agravado por procedimentos químicos. Os cabelos precisam de mais reconstrução para recuperar.

Cronograma capilar considerando a porosidade:

Conhecendo o grau de porosidade do cabelo é possível montar um cronograma de cuidados.

Vou deixar aqui uma sugestão de cronograma para um mês de tratamento  considerando o teste de porosidade caseiro. É só uma sugestão, viu?! Você pode testar e nos contar a efetividade nos comentários. 

O tratamento sugerido traz uma indicação de 3 vezes na semana (dia sim, dia não), o que não impede que o cabelo possa ser lavado e condicionado todos os dias.

Baixa porosidade: Mais hidratação.

Semana 1: hidratação, hidratação e nutrição
Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição
Semana 3: hidratação, nutrição e reconstrução
Semana 4: hidratação, nutrição e hidratação

Média porosidade: Mais nutrição.

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 2: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 3: nutrição, reconstrução e nutrição
Semana 4: nutrição, hidratação e nutrição

Alta porosidade: Mais reconstrução.

Semana 1: reconstrução, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, nutrição, e reconstrução
Semana 3: nutrição, hidratação e reconstrução
Semana 4: nutrição, nutrição e hidratação

Ao final de 4 semanas o teste de porosidade deve ser refeito e um novo cronograma de tratamento definido, conforme a necessidade atual.

You May Also Like

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Modelador de cachos e os cuidados necessários

Proteja os cabelos no verão!

Crescimento Capilar: descubra o segredo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *