Os fios brancos estão surgindo: e agora?

A mudança na cor dos fios é algo esperado com o passar dos anos, mas algumas pessoas se deparam com o fato ainda na adolescência. Então o que de fato leva os cabelos ao branqueamento?

Segundo estudos científicos, um processo denominado “estresse oxidativo” leva os fios à perda de pigmentação, isso ocorre devido ao acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, processo que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas que é mais comum com o avanço da idade do indivíduo. 

Reunimos aqui informações interessantes tanto para quem busca a reversão do quadro quanto para os que curtem os fios brancos.

Em torno dos fios brancos, pairam mitos e verdades e trouxemos algumas aqui para você:

1 – Adiar os fios brancos é possível?

Verdade. A BBC News Brasil em matéria publicada em julho de 2021, traz o resultado de uma pesquisa da Universidade de Columbia, Nova York, que aponta que inclusive o estresse do dia a dia pode levar a redução da pigmentação, resultando nos fios brancos e que o processo é passível de reversão

Se o processo de “estresse oxidativo” é um causador da perda de pigmentação, o Resveratrol – importante ativo com potencial antioxidante – pode atuar na inibição deste processo. Este ativo compõe a fórmula do Tônico Socorro Antibrancos que apresentou resultados satisfatórios em experimentação após 2 meses de uso contínuo. 

2 – É verdade que quando se arranca um fio branco nascem vários no local?

Mito. Retirar um fio branco não estimula o aparecimento de outro. Mas pode acontecer do folículo ser danificado com a agressão e nele não nascer mais outro fio.

3 – O cabelo branco pode amarelar com o tempo?

Verdade. Devido a oxidação natural dos fios agravada pelo sol, calor da prancha, secador e piscina, por exemplo. 

Sabemos que para muitos os fios brancos chegam de forma natural e passam a fazer parte do novo visual, inclusive conferindo charme e elegância. Neste caso, é importante usar um protetor térmico (leave-in) para proteger os fios e evitar o amarelamento e para os fios que já amarelaram usar um restaurador para correção. A Clorofitum possui uma linha de tratamento especialista para cabelos grisalhos, a Linha Miracle Platinum.

4 – Os fios brancos são mais rebeldes que os outros?

Verdade. Os fios brancos têm menos proteína e são mais frágeis e por isso sofrem mais com o ressecamento e a quebra. Daí a importância de utilizar uma máscara de tratamento que hidrata e reduz a quebra. A máscara Choque Molecular da Linha Keraceutic libera para a fibra capilar creatina e queratina que auxiliam na restauração das regiões onde houve rompimento das cadeias proteicas. 

5 – Colorir os fios faz branquear mais rápido?

Mito. Colorir os fios não acelera o processo de aparecimento dos fios brancos. Mas como já foi dito, os fios brancos tendem a ser mais frágeis e ressecados, por isso é importante usar uma coloração que não agrida ainda mais os fios, agravando este processo. As Colorações Collor Line possuem manteiga de Karitê e de Oliva que promovem maciez e brilho, além de do bio-restore, ativo que protege e restaura a fibra capilar. 

Legal essas curiosidades neh! O fato é que com fios brancos ou sem fios brancos, precisamos de uma rotina de cuidados com os nossos cabelos para transmitir ao mundo a beleza de sermos nós mesmos.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Queda de cabelo: quando optar pelo transplante capilar

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *