O Natal, em 25 de dezembro, celebra o nascimento de Jesus Cristo, a união, a família e a fraternidade. É uma ocasião em que familiares e amigos se reúnem para compartilhar alegrias, refeições e presentes.
Que tal algumas curiosidades culturais sobre a data?
1. Origem do nome “Natal”
A palavra “Natal” tem origem no latim “natalis”, que remete a “nascimento”. Como nessa data os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, o termo é uma simplificação da expressão “Dies Natalis Domini”, que significa “Dia do Nascimento do Senhor”.
2. Significado da árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais reconhecíveis das celebrações: o pinheiro, por ser uma árvore perene, mantém suas folhas verdes o ano inteiro, representando a vida eterna.
A tradição de montar a árvore de Natal pode ser um momento de união familiar, reforçando laços afetivos e representando o amor e a comunhão.
A primeira documentação sobre a tradição de decorar árvores de foi em 1605, na Alemanha, quando os enfeites eram maçãs, nozes e doces.
As luzes, tanto decorativas nas árvores quanto as velas, simbolizam esperança e renovação, iluminando os caminhos para novos começos.
3. Origem do Papai Noel
A origem do Papai Noel é uma fusão de várias figuras, lendas e tradições culturais, como a de São Nicolau, um bispo que foi reconhecido por sua generosidade e bondade.
Em 1931 a Coca-Cola lançou uma série de ilustrações publicitárias que retratavam um Papai Noel alegre e com as roupas vermelhas consolidando a imagem dessa figura.
4. O ato de presentear
Presentar, no cristianismo reflete o gesto dos três Reis Magos que ofertaram ao visitar Jesus após seu nascimento.
Neste Natal, mais do que celebrar, vamos manter vivas as tradições que aquecem nossos corações e nos conectam a quem amamos.
O ato de presentar é uma forma de expressar afeto por quem faz a diferença em nossa vida. Os produtos da Clorofitum traduzem cuidados que encantam e celebram a beleza única de quem recebe.
Encante com um produto Clorofitum e feliz Natal! 🎄❤