Metas SMART: o que são e como podem revolucionar o seu negócio?

Se você tem um negócio, como um salão de beleza ou uma franquia, e ainda não utiliza das metas SMART para escalar cada vez mais o que faz, tem deixado dinheiro na mesa.

Esta é uma ferramenta poderosa do mundo dos negócios para qualificar e medir os resultados da sua empresa, e te ajudar a alcançar objetivos de maneira cada vez mais efetiva.

Aplicando e conhecendo ela à fundo, seus planos se tornam mais produtivos e a cartela de clientes aumenta – afinal, as estratégias passarão a ser o cerne de tudo o que você faz.

Quer saber por onde começar? Vem com a gente que o final! 😊 

O que são as metas SMART?

Elas são nada mais nada menos do que o coração de tudo o que você faz. Elas são tão poderosas (e têm tanta consciência disso) que são as responsáveis por definir os rumos da sua empresa.

O objetivo principal é definir objetivos de forma estratégica. Por isso que SMART é um acrônimo e abreviação de várias palavras importantes:

  • O S vem de específicas. O que se quer alcançar deve ficar muito claro e específico para que não abra espaço para outras interpretações e metas vagas demais. Exemplo: enquanto dizer “quero ganhar mais dinheiro” é muito vago, dizer “quero atingir 20% a mais no próximo mês” é específico;
  • O M vem de mensuráveis. Metas que não podem ser medidas simplesmente não existem – já que não conseguirá avaliar nem saber se atingiu o que almejava. Exemplo: dizer “quero ser mais produtivo” não é nada mensurável. Dizer “vou ser mais produtivo quando passar a separar 1 hora do meu dia para os estudos”, é;
  • O A vem de atingíveis. Metas irreais ou sem um pingo de humanidade só frustram. Por isso, desconsiderar a própria realidade é um erro comum e matador. Exemplo: dizer “vou ganhar 100 mil reais no próximo mês” é realidade ou utopia? Agora, dizer “vou aumentar meu faturamento em 5% no próximo mês” pode ser atingível;
  • O R vem de relevante. Além de tudo que mencionamos acima, as metas também precisam ser relevantes e importantes para o seu negócio. Este ponto é muito importante também para colocar tarefas em ordem de prioridade. Exemplo: para esta semana, o que é mais urgente: rever o estoque para fazer mais pedidos aos fornecedores ou prospectar mais clientes?
  • Por último, o T vem de temporal. Metas precisam ter um tempo determinado, que é um prazo definido, para que saiam do papel. Quando será feito o que foi estabelecido nos itens anteriores?

Como defini-las?

Sabendo que as metas SMART existem para fazer com que sua empresa não estagne e que você possa mensurar o quanto está avançando, defini-las se torna uma tarefa muito mais fácil:

Primeiro, divida sua empresa por setores para ter mais clareza e controle do todo: Relações Humanas, Financeiro, Marketing, etc.

Em segundo, agora é o momento de estabelecer metas para cada um desses setores.

Vamos te ajudar com alguns exemplos. Olha só:

  • Setor financeiro: nos próximos 6 meses, vou adotar a estratégia de recomendação por cada cliente que comprar de mim e duplicarei o meu lucro em 20%.
  • Setor de Marketing: a cada 2 meses vou fazer novos lançamentos no meu negócio e investir pelo menos 100 reais em cada campanha nas redes sociais;
  • Setor de Recursos Humanos: se mantiver o lucro crescendo a uma taxa de 2% ao mês, vou contratar um funcionário daqui 5 meses.

Como aplicá-las no meu negócio?

Semanalmente, sente para estabelecer as metas da semana e rever as que estão em andamento. Só assim, analisando o caminho, é possível mudar ou intensificar a rota.

Para que as metas SMART deem o impacto esperado, além de seguir tudo o que conversamos acima, também tenha ciência de que será muito importante mudar a cultura organizacional:

  • Revise constantemente as metas;
  • Desafie-se de maneira realista;
  • Desenvolva um ambiente colaborativo, onde seus clientes e colaboradores te deem sugestões, orientações e feedbacks;
  • Desenvolva uma liderança proativa, na qual você não espera apenas que o outro faça, mas que você aja também.

As metas SMART existem para tornar real e possível os objetivos traçados para crescer a sua empresa. Elas não são para desmotivar ou diminuir seus planos. Pelo contrário! Funcionam para tornar atingíveis e possíveis os lugares onde quer chegar.

Leia também:

Franquias baratas: o sucesso do investimento começa agora

As vendas online da sua franquia não estão dando certo? Saiba o que fazer!

Como captar mais clientes para o meu salão de beleza?

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Crescimento Capilar: descubra o segredo!

Cronograma capilar e o teste de porosidade

Bronzeado Perfeito

Morena iluminada: fique pode dentro desta tendência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *