Fios embolaram? 9 dicas para desembaraçar seu cabelo cacheado

A sensação de sair com os fios ao vento, abrir toda a janela do carro na estrada e de dançar até o sol raiar é maravilhosa e certamente poderia se transformar em cena de filme, mas as donas do cabelo cacheado sabem o que acontece. 

Os fios embolam que é uma beleza, né? Parece até que eles não têm dó do tanto de tempo que suas donas precisarão dispender para cuidar deles. 

Neste momento, todo cuidado é pouco. Devido à forma espiral do cacheado, as chances de quebrar e prejudicar a fibra capilar são altíssimas. Então, há um jeitinho certo até para pentear o seu cabelo maravilhoso. 

Se não sabe por onde começar ou se tem dúvidas se está fazendo do jeito certo, a conversa de hoje vai valer muito a pena.

3 causas e 3 soluções 

Por si só, o cabelo cacheado já tende a embaraçar bastante devido ao formato espiral. Mas, também há alguns hábitos que fazem com que os fios se embolem ainda mais.

Causa 1: dormir com o cabelo solto. Muitas pessoas gostam de dormir com ele solto por causa do conforto de não ter nada te apertando ou incomodando. 

Solução 1: para evitar qualquer desconforto, faça um coque bem no alto da cabeça ou tranças folgadas. Assim não terá erro 😊
Causa 2:ficar dias sem nem passar uma escovinha. Especialistas já nos mostraram que perdemos cerca de 100 fios por dia. No caso dos lisos, os fios caem sem muito esforço. Mas, quando falamos de cabelo cacheado, a realidade é diferente: eles caem, mas ficam embolados. Quanto mais dias você ficar aproveitando o famoso day after, mais fios ficarão embolados.

Solução 2: para evitar quebrar o cabelo ou ter desconforto, a recomendação é não ficar muitos dias sem pentear e utilizar condicionadores pensados para os cachos – os quais deixarão seu cabelitcho super maleável e macio. 
Causa 3:alta porosidade devido à procedimentos químicos de alisamento e algum tipo de coloração.

Solução 3: como a estrutura do seu cabelo foi alterada, ele precisa muito da sua ajuda para voltar a ter a sua vida e saúde de volta. Procedimentos químicos deixam o cabelo mais áspero e mais fáceis de embaraçar. Por isso, estabelecer uma rotina de cuidados com produtos desenvolvidos para as necessidades do cabelo cacheado é o mínimo que se pode fazer.

O jeito certo de pentear o cabelo cacheado 

Engana-se quem pensa que basta pegar a escova de cabelo e o creme de pentear e mãos à obra. 

Se o objetivo é desembaraçar sem quebrar, gastar horas e sofrer com a dor, vem com a gente: 

Dica 1) Ainda com o cabelo seco, comece desembaraçando com os próprios dedos – sem forçar ou puxar;

Dica 2) Se sentiu alguma resistência de alguma mecha, não insista para não danificar os fios. Parta para outra que estiver mais maleável e desembarace com as mãos o máximo possível;

Dica 3) Na hora de lavar, o shampoo deve ter uma formulação hidratante para que facilite o desembaraço dos nós e ainda trate a fibra capilar com muito carinho, respeito e, claro, saúde;

Dica 4) Ainda no banho, agora é hora de passar aquele creme de tratamento que o cabelo até derrete de tão macio e gostosinho que fica. Passe o creme por cada mecha sem pressa alguma e continue fazendo o movimento de desembaraçar com os dedos;

Dica 5) Ainda no banho, é hora de aproveitar o cabelo úmido e pegar o seu pente. Mas, muito cuidado! Aqui não estamos falando de qualquer pente não, viu? Precisa ser o de dentes largos;

Dica 6) Comece sempre fazendo o movimento das pontas à raiz (e nunca, jamais, em hipótese alguma, da raiz às pontas);

Dica 7) Finalize com um condicionador para fechar as cutículas, selar e proteger cada fio;

Dica 8) Ao sair do banho, ainda com os fios úmidos, capriche no creme de pentear e pode desembaraçar seu cabelo à vontade – desde que seja com um pente de dentes largos, das pontas para a raiz e com paciência 😊

Dica 9 – Bônus) Se os seus fios estivem bem embaraçados, tem uma técnica infalível: antes mesmo de lavar o cabelo, enquanto ele ainda estiver seco, passe o creme de tratamento que o por cada mecha e vai soltando aos poucos com os dedos. Esta etapa vai te ajudar a deixar os fios bem molinhos!

Ter cabelo cacheado é um charme que só! Mas, para manter esse charme bem saudável, é necessário saber como cuidar e mantê-lo. 

A gente duvida que alguém saia da conversa de hoje sem saber o que fazer para ter fios cada vez mais saudáveis, maleáveis e maravilhosos. 

Garanta aqui o seu kit infalível para dar fim à desidratação e embaraço dos cachos. 

Com carinho, 

Clorofitum.

You May Also Like

Perfumes: um universo complexo e apaixonante!

Veganismo: conheça 9 documentários e filmes essenciais para uma vida sem sacríficos!

Festa junina em casa: chame os amigos e tenha um momento incrível!

Dia dos namorados do jeito que você sonhou: organize um dia único!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *